Skip to main content
Submitted by otavio@macfor.com.br on
Direto do campo home tag
Imagem 2 - 522x384
Café
Imagem 3 - 842x384
Café
Subtítulo
Essas duas ameaças apresentam grandes desafios aos produtores de café do Brasil, uma vez que podem causar danos expressivos, reduzindo drasticamente a produtividade
Cultura
Produto
Segmento do produto
Banner específico
NIDs relacionados
2027,2118,2060
Prioridade
Descrição resumida

Essas duas ameaças apresentam grandes desafios aos produtores de café do Brasil, uma vez que podem causar danos expressivos, reduzindo drasticamente a produtividade.

 

Descrição completa

O Brasil é um dos grandes protagonistas mundiais, tanto na produção quanto na exportação do café, porém, para produzi-lo, os cafeicultores podem enfrentar alguns desafios.

Um deles é a interferência do clima na infestação de pragas e no surgimento de diversas doenças, que podem comprometer toda a safra se o manejo não for realizado corretamente. Diante de um alto volume de chuvas e temperaturas amenas, por exemplo, o ambiente torna-se perfeito para a ocorrência de determinados insetos e fungos, reduzindo significativamente a produtividade e a qualidade do café.

Nas últimas safras, entre as principais ameaças que preocupam os cafeicultores no campo ganham grande destaque a ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastatrix) e o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella).

Por isso, é fundamental que seja adotado um conjunto de práticas de manejo desde o início da safra. Ao facilitar a identificação desses dois vilões que tiram o sono do cafeicultor, a tomada de decisão torna-se mais assertiva em relação ao controle eficiente, incluindo a escolha de produtos indicados especificamente para cada uma delas.

Bicho-mineiro: monitoramento constante é uma boa estratégia de controle

O bicho-mineiro está entre as principais pragas do café e possui alto potencial destrutivo, sobretudo em períodos quentes e secos, visto que essas condições dificultam o manejo da praga e, consequentemente, provocam perdas expressivas na produtividade.

Ao se instalar nas folhas do cafeeiro, ele pode reduzir até 70% da produção, dependendo da intensidade da infestação e da desfolha provocada.

Caracterizado como uma pequena mariposa de cor branca e prateada, sua identificação ocorre através do monitoramento da lavoura. A tarefa não é fácil, pois, de hábitos noturnos, estes insetos se escondem nas folhagens ao longo do dia.

Image removed.

Enquanto lagarta, o bicho-mineiro causa grande preocupação ao cafeicultor, pois se alimenta do mesófilo foliar, criando minas na região. Essas lesões provocam necrose da folha, resultando na diminuição da taxa fotossintética e no enfraquecimento das plantas.

Ferrugem-do-cafeeiro: a grande inimiga da sanidade das plantas

Considerada como uma das doenças mais recorrentes e danosas à cafeicultura, a ferrugem-do-cafeeiro é causada pelo fungo Hemileia vastatrix.

A doença evolui conforme as condições climáticas tornam-se favoráveis ao desenvolvimento do fungo, com temperaturas amenas e alta umidade.

Inicialmente, não é possível detectar alterações aparentes na planta, porém, com o passar do tempo, o fungo começa a se reproduzir e esporular. A disseminação dos esporos na lavoura de café ocorre pelo vento e por respingos de água das chuvas, por isso é importante realizar o manejo preventivo.

Image removed.

A ferrugem-do-cafeeiro, quando não controlada de maneira adequada, causa uma intensa desfolha, ocasionando a redução da taxa fotossintética da planta e, consequentemente, diminuindo a produtividade da lavoura.

Dessa maneira, a melhor forma de controlar tanto o bicho-mineiro quanto a ferrugem-do-cafeeiro é realizar o MIP (Manejo Integrado de Pragas). Entre suas ferramentas, além de boas práticas agrícolas, o controle químico é peça-chave para um manejo assertivo de pragas e doenças como estas.

Conhecendo o desafio de produtores que lidam com a ocorrência dessas ameaças em seus cafezais, a Syngenta se empenhou para oferecer uma nova alternativa altamente eficiente para o controle do bicho-mineiro e da ferrugem-do-cafeeiro: Rebron!

É uma tecnologia inovadora, com eficácia superior para o manejo desses vilões que afetam a cultura do café. Assista ao vídeo e conheça mais sobre esse novo produto da Syngenta!

 

Formulação inédita e poder residual superior

Rebron é a mais nova tecnologia desenvolvida pela Syngenta para proteger as lavouras de café. O produto deve ser aplicado via drench e conta com uma formulação inovadora, que combina o melhor fungicida (ciproconazol) e um novo inseticida (ciantraniliprole), ideal para essa técnica de manejo do bicho-mineiro. A combinação proporciona maior controle por mais tempo.

Ciproconazol é referência no manejo da ferrugem e impede o avanço da doença: com alto poder residual, protege a lavoura por muito mais tempo. Já ciantraniliprole é um inseticida altamente eficaz para o controle do bicho-mineiro, pois provoca efeitos irreversíveis no sistema nervoso da praga, gerando contrações musculares e morte acelerada.

O pesquisador Gustavo Kojima explica que o produto oferece também uma grande vantagem econômica para o produtor. De acordo com ele, o cafeicultor “vai economizar no custo, pois em uma entrada de aplicação, ele consegue controlar duas ameaças à cultura do café”.

Luiz Fernandes, do Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta, por sua vez, destaca que Rebron é “um produto que tem excelente concentração de ciproconazol e proporciona um residual de controle 20% a mais do que outros produtos disponibilizados no mercado”.

Além de Luiz, o engenheiro agrônomo, Paulo Azevedo, ressalta que o produto da Syngenta vem para agregar àqueles produtores que são exigentes em relação ao aumento de produtividade em suas áreas. Confira o que ele diz no vídeo abaixo:

 

Assim, Rebron® é solução inovadora, já que entrega maior enfolhamento do cafezal e extrai o máximo potencial produtivo da lavoura.

Para garantir uma lavoura saudável e lucrativa, a Syngenta oferece o melhor e mais completo portfólio de produtos e soluções integradas do mercado.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

Add new comment

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Editoria Mais Agro
Average: 5 (1 vote)