Sobre o bicho-mineiro

O bicho-mineiro é considerado a pior praga do cafezal devido ao enorme prejuízo que causa nas folhas, comprometendo a produtividade da safra corrente e da próxima lavoura. As mariposas são pequenas, brancas e depositam seus ovos nas folhas das plantas, as quais, ao tornarem-se lagartas, vão minando toda a folha, o que gera uma perda significativa de nutrientes, causando a desfolha do cafeeiro.

Possui hábito noturno e prefere lugares com grandes altitudes, secos e quentes, tendo seu pico populacional entre os meses de outubro e junho.

Culturas afetadas pelo bicho-mineiro

O bicho-mineiro ataca e prejudica severamente a cultura do café.

Danos causados pelo bicho-mineiro

As lagartas vão se alimentando do limbo foliar e minando as folhas, que secam e causam uma grande desfolha na lavoura. Isso reduz a capacidade fotossintética dos cafeeiros, comprometendo o desenvolvimento e, consequentemente, a produtividade.

A lavoura perde área produtiva para uma nova safra e os grãos de café não se desenvolvem como o esperado, perdendo em qualidade e em valor de mercado.

Métodos de controle do bicho-mineiro

É importante que o monitoramento periódico seja feito frequentemente, observando se há a presença de ovos e de minas ativas nos cafeeiros. Detectado o ataque, será necessário entrar com o controle químico para controlar o nível populacional, já que as lagartas possuem infestação rápida na lavoura.

Produtos indicados para o manejo do bicho-mineiro

A Syngenta oferece soluções eficientes no combate às pragas do café em um portfólio completo que auxilia o produtor nas melhores práticas agrícolas na lavoura. Os produtos recomendados para manejo do bicho-mineiro são: