Considerado uma das principais pragas do café, o bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) tem ocorrência generalizada em diversas regiões produtoras. Chamado assim popularmente pelo fato de a lagarta minar as folhas, trata-se de uma praga monófaga, ou seja, que só ataca o cafeeiro, e os danos causados por ela causam desfolha da planta e perda da produtividade.

A ocorrência do bicho-mineiro está relacionada a fatores, como:

●     Condições climáticas: períodos longos com ausência de chuvas favorecem o aumento da população da praga;

●     Temperatura mais alta: acelera o ciclo da praga e

●     Ausência de inimigos naturais: como parasitóides, predadores e patógenos

A pressão de ataque do bicho-mineiro difere nas regiões produtoras, portanto, um monitoramento criterioso da área é chave para determinar o manejo adequado. 

A observação de folhas com minas ativas, postura de ovos nas folhas jovens, mariposas voando e presença de pupas no baixeiro da planta são fatores críticos para determinar o melhor manejo considerando ações mecânicas, como soprar e trinchar folhas e intervenções de controle químico. 

É importante considerar que o uso incorreto de defensivos não seletivos afeta os inimigos naturais da lavoura, o que pode potencializar outras infestações. 

A escolha das ferramentas eficazes para controlar a praga e o momento correto da aplicação são determinantes para manter a lavoura livre de bicho-mineiro.

Pra seguir ancorado, siga com Durivo

Para tornar as práticas de manejo mais eficientes contra o bicho-mineiro na lavoura, a Syngenta possui em seu portfólio completo de soluções a ação de Durivo, inseticida de solo que mantém o legado de Actara. Com ação superior e controle vigoroso, o produto é eficaz no controle do bicho-mineiro, protegendo toda a superfície foliar da planta.

Durivo é o herdeiro de toda a performance em lavouras antes protegidas por Actara, representando um ganho de vigor sistêmico para o cafeeiro. A sanidade e qualidade do café seguem ancoradas pela ação deste inseticida da Syngenta.

Com dois ingredientes ativos, Durivo potencializa o controle de pragas e o vigor da planta e sua ação pode ser percebida no aumento de entrenós e raízes ainda mais volumosas e profundas.

Combinando produtividade e rentabilidade, Durivo é a âncora do manejo que a Syngenta está promovendo no campo com o Praga Zero do café, que tem ajudado muitos produtores a proteger seu cafezal do ataque severo do bicho-mineiro.

Com soluções como esta, a Syngenta está sempre conectada ao cafeicultor, trazendo proteção e segurança para todos as fases da cultura.