As pragas podem afetar a cultura dos citrus de diferentes formas: diretamente, pela sucção e desvio de nutrientes e água, elementos importantes no metabolismo das plantas, e também para o enchimento de frutos e a qualidade da produção. Mas os piores danos podem ser os indiretos – a disseminação de importantes doenças, especialmente o greening, doença devastadora para a cultura dos citrus.

Isso ocorre porque essa doença tem como agente causal uma bactéria altamente destrutiva, a Candidatus Liberibacter spp. Uma vez que a bactéria infecta a planta, independentemente dos sintomas se manifestarem ou então, ou ocorrerem em locais pontuais da planta, a doença só pode ser controlada com a eliminação dos indivíduos doentes

Além disso, para evitar que a doença se dissemine pelo pomar, é indispensável que o inseto-vetor seja devidamente controlado. E esse controle só é possível por meio de medidas preventivas e curativas (como a aplicação de inseticidas). 

No entanto, dada a importância da cultura – o Brasil é o segundo maior produtor de citrus do mundo e primeiro quando se trata da produção de laranja –, e o caráter destrutivo das doenças disseminadas pelos insetos, há ainda o fato da cultura ser afetada por outras pragas importantes que, mesmo não sendo vetoras de doenças, causam a redução da produtividade e, para além disso, da qualidade dos frutos, resultando na sua desclassificação durante a classificação, e portanto, provocando prejuízos ao produtor.

Nesse sentido, faz-se indispensável o conhecimento sobre quais estratégias de controle podem ser adotadas, assim como o entendimento de como utilizar os inseticidas de forma estratégica no controle dessas pragas.

E é exatamente isso que nós veremos a seguir. Continue a leitura e confira!

Principais pragas dos citrus e sua influência na produtividade e na qualidade dos frutos

As pragas são um grande desafio da citricultura e, para garantir a produtividade e a qualidade dos pomares de citrus, é essencial o monitoramento constante dos pomares para um controle efetivo. Embora inúmeras pragas possam afetar a cultura, as principais, que podem ainda ser vetoras de importantes doenças que são limitantes à produção, incluem:

  • psilídeo (Diaphorina citri);
  • ácaro-da-falsa-ferrugem (Phyllocoptruta oleivora);
  • larva-minadora-dos-citros (Phyllocnistis citrella).

Esses três são destaque nos pomares de produção podendo torná-los economicamente inviáveis. 

Por isso, além de entender como identificar a sua presença, é importante compreender como prevenir para que, além das pragas, os pomares não sejam acometidos pelas doenças, conferindo prejuízos significativos ao produtor e a longevidade do pomar.

Psilídeo (D. citri)

O psilídeo D. citri é vetor da bactéria Candidatus Liberibacter spp., causadora do greening, também conhecido como HLB (huanglongbing), a pior doença da citricultura na atualidade. É durante a alimentação em plantas doentes que o inseto adquire a bactéria causadora do greening e, dessa maneira, insetos contaminados transmitem a bactéria a plantas sadias.

Um agravante é que os psilídeos que se desenvolvem em plantas doentes apresentam maior eficiência de transmissão em comparação aos que adquirem a bactéria na fase adulta, intensificando os danos no pomar, uma vez que as plantas doentes devem ser eliminadas.

Desde o primeiro relato de greening no Brasil, em 2004, esse psilídeo passou a ser considerado a maior ameaça aos pomares de citrus. O inseto pode ser encontrado nos pomares durante todo o ano, no entanto é no fim do inverno, primavera e principalmente no verão que atinge picos populacionais, períodos esses que coincidem com maior intensidade de brotações. Em anos chuvosos, é possível observar ainda, picos populacionais da praga durante o outono e o inverno (períodos de temperaturas mais amenas). 

A praga tem rápida capacidade de reprodução, visto que a fêmea é capaz de colocar até 800 ovos durante toda a sua vida. Os ovos são amarelos e permanecem aderidos às brotações. O ciclo total do inseto dura cerca de 15 dias no verão, podendo chegar até 40 dias durante o inverno, e é influenciado pela temperatura (temperaturas amenas são desfavoráveis, mas não eliminam o inseto dos pomares).

Ninfa do psilídeo

Ninfas do psilídeo D. citri.

Psilídeo adulto

Adultos do psilídeo vetor do greening, na face inferior das folhas.

Os insetos podem ser encontrados com maior frequência nas plantas localizadas nas bordas dos pomares. Isso ocorre pois, durante a migração da praga entre pomares, esse é o primeiro local em que se instalam. Após, se alastram para as plantas localizadas no centro do pomar.

O controle da doença disseminada pelo psilídeo D. citri se dá de duas formas: eliminação das plantas doentes e controle do inseto-vetor. Nesse contexto, segundo o levantamento da Fundecitrus, entre os anos de 2008 e 2019, só no Estado de São Paulo, foram eliminadas mais de 55 milhões de plantas afetadas pelo patógeno. Só no primeiro semestre de 2019, foram mais de 1,2 milhões de plantas erradicadas em decorrência da doença. 

Além disso, em comunicado divulgado pela Fundecitrus, a doença tem progredido de forma assustadora – em 2022, estima-se que o crescimento foi de quase 10% em média, no entanto, em algumas regiões específicas, esse número foi assustadoramente superior a 70%. Por isso, o monitoramento e o controle assertivo são fundamentais para reduzir os danos causados pela praga.

Ácaro-da-falsa-ferrugem (P. oleivora)

O ácaro causador da falsa-ferrugem é uma das espécies mais importantes entre os ácaros e insetos que afetam a cultura dos citrus. Infestam folhas, provocando danos mecânicos por meio da perfuração da epiderme de ramos e frutos, reduzindo a capacidade fotossintética da planta e causando amadurecimento precoce e desuniforme dos frutos. 

A praga é favorecida e tem maior população (embora ocorra em todas as épocas do ano), em períodos quentes e úmidos, os quais coincidem geralmente com a época mais suscetível das culturas cítricas – o florescimento e a formação de frutos, e é responsável por grande parte das aplicações necessárias a cultura para o controle de pragas.

O ataque severo do ácaro pode reduzir a produtividade do pomar em mais de 20%, além de causar perda de valor comercial dos frutos devido ao dano causado às cascas e as alterações no sabor dos frutos. Um agravante do ataque da praga é o fato dela causar um amadurecimento precoce dos frutos, principalmente pelo aumento da emissão de etileno. Durante a alimentação, injeta, ainda, toxinas nos tecidos, por meio da saliva. 

Nesse sentido, produtores podem realizar a colheita de frutos que aparentemente estão maduros, no entanto, na parte interior, ainda não estão prontos para essa operação, sendo inviabilizados tanto para o consumo in natura, quanto para a indústria.

A disseminação do ácaro-da-falsa-ferrugem é outro ponto de atenção, tendo em vista que é realizada principalmente pelo vento, em função do tamanho diminuto – entre 0,13 e 0,17 mm. A identificação da praga pode ser realizada por meio da sua visualização – possui coloração que varia entre amarelo e marrom claro, e pode ser encontrado tanto em frutos em formação como em folhas novas.

O monitoramento da praga deve ser realizado por meio da inspeção de uma amostra de 20 plantas aleatórias no pomar, inspecionando três frutos por planta. Em cada um dos frutos, deve ser considerado 1 cm2 de área útil para observação. Na ausência de frutos, a análise deve ser realizada na parte inferior de folhas verdes.

Inspeção de frutos do citrus

Local de inspeção dos frutos, com demarcação à esquerda. Sintomas nos frutos à direita. Fonte: Teodoro et al., 2016.

Leia também

Podridão floral dos citrus e o manejo preventivo   

Larva-minadora-dos-citrus (P. citrella)

A larva-minadora-dos-citrus foi identificada pela primeira vez nos pomares cítricos em março de 1996. Desde então, os problemas provocados pela praga têm aumentado nas regiões produtoras. 

Essa praga provoca a formação de galerias nos tecidos das folhas (em formato serpentoide ou serpente, típico do ataque da praga), além disso, favorece a disseminação da bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, agente causal do cancro-cítrico, outra importante doença que ameaça a produção de citrus no Brasil e no mundo.

Os danos provocados pela praga também incluem a formação de galerias de aspecto prateado na folha (em formato de serpente) que, com o avanço dos danos, seca, afetando o desenvolvimento da planta pela redução da área fotossinteticamente ativa.

Doença no citrus

Formação de galerias prateadas de formato serpentoide em folhas de citrus afetadas pela larva-minadora-dos-citros.

A praga, quando adulta, é uma pequena mariposa, de até 4 mm de comprimento, de coloração branca a prateada brilhante. Seu ciclo de vida pode ser entre 11 e 33 dias (em temperaturas de 32ºC e 18ºC respectivamente), a depender das condições ambientais. Em temperaturas mais amenas, pode ser prolongado. 

Sua maior incidência se dá entre os meses de setembro e abril, os quais coincidem com o período de brotações da cultura. Regiões com alta umidade relativa do ar favorecem a proliferação e a ocorrência do inseto.

Em períodos mais quentes, podem ocorrer até 14 gerações da praga, o que evidencia seu potencial destrutivo. Além disso, em áreas contaminadas pelo inseto, pode-se verificar aumento em dez vezes da ocorrência do cancro-cítrico, fator que agrava a presença da praga.

Folha de citrus infestada por pragas

Folhas de citrus infestadas pela larva-minadora-dos-citrus, e afetadas pelo cancro-cítrico (círculos marrons, acompanhados de halo amarelado, nas imagens), doença bacteriana favorecida pela praga.

Controle de pragas nos citrus

O controle estratégico, unindo medidas preventivas e curativas, pode proteger o pomar da disseminação de doenças importantes, como já comentamos anteriormente, a exemplo de greening e cancro-cítrico, principais doenças que ameaçam a cultura no Brasil e no mundo.

O controle preventivo de pragas nos citrus é baseado no monitoramento frequente do pomar, além da utilização de mudas sadias, boa adubação das plantas e controle dos materiais que são utilizados nos tratos culturais, entre outras práticas. 

Já o controle curativo, o qual conta com o auxílio de inseticidas, tem algumas características importantes que precisam ser levadas em consideração para um controle que alie alta eficiência a um ótimo custo x benefício, incluindo:

  • pragas-alvo (importante utilizar um inseticida que dê conta de combater as principais pragas que ocorrem no pomar, quando isso for possível);
  • controle efetivo e rápido, para evitar a disseminação de doenças pelas pragas-vetoras;
  • residual prolongado, assegurando controle por mais tempo, tendo em vista que resquícios de ovos podem permanecer nas plantas, eclodindo posteriormente e reiniciando a infestação;
  • características dos ativos presentes, prezando sempre pela rotação de ingredientes ativos, como manejo antirresistência.

No ciclo de vida das pragas, é importante destacar que o monitoramento é fundamental para o sucesso do controle. O manejo integrado de pragas (MIP) é uma abordagem que visa integrar diferentes técnicas de controle de pragas, incluindo monitoramento, uso de cultivares resistentes, controle biológico, entre outras, como o controle químico. 

E como controlar as principais pragas dos citrus então?

Para controlar essas pragas e proteger a produtividade e a qualidade dos pomares de citrus, a solução é MINECTO® Pro. Esse inseticida é uma evolução dos produtos convencionais pois combina diferentes modos de ação para um controle superior e mais completo de pragas. Com um amplo espectro de controle e maior residual, MINECTO® Pro protege a qualidade, a produtividade e o investimento dos produtores.

A eficácia superior de MINECTO® Pro ocorre pela sinergia dos ativos e pelo efeito translaminar, além do efeito de choque que garante um controle rápido e eficiente das pragas. Ademais, sua bula para aplicação aérea garante flexibilidade no manejo das pragas, além de um efeito residual mais longo.

 

Minectro Pro Citrus

Com MINECTO® Pro, os produtores de citrus têm um aliado indispensável para a proteção de seus pomares contra psilídeos, ácaros da falsa-ferrugem, minadoras e outras pragas comuns. O resultado é um controle efetivo de pragas, com maior custo-benefício e preservação da qualidade dos frutos e da produtividade do pomar.

Os principais benefícios de MINECTO® Pro incluem:

  • efeito de choque: controle rápido;
  • eficácia superior: sinergia dos ativos de MINECTO® Pro, aliada ao efeito translaminar e a lipofilia (capacidade de ser dissolvido em óleo);
  • amplo espectro de controle: controla as principais pragas dos citrus;
  • maior residual: controle superior, que protege o potencial produtivo da cultura e a qualidade dos frutos produzidos;
  • recomendado para aplicação aérea: confere maior segurança e autonomia às aplicações;
  • custo benefício: além do amplo espectro de ação, MINECTO® Pro é performance superior.

Veja os resultados de MINECTO® Pro no controle das principais pragas dos citrus na imagem abaixo:

Infográfico 1

Infográfico 2

Se as pragas são um desafio para a citricultura, MINECTO® Pro é a solução!

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.