Sobre a larva-minadora-das-folhas

Quando adulta, a larva-minadora-das-folhas é uma pequena mariposa que mede cerca de 2,0mm de comprimento, cujas asas anteriores  têm escamas de coloração branca-prateada e manchas escuras distribuídas na longitudinal e na transversal.

Já as lagartas têm cor amarelo-claro e segmentos abdominais mais largos. As pupas dessa espécie são marrom-claras, com duas manchas escuras no lugar dos olhos.

Culturas afetadas pela larva-minadora-das-folhas

A lagarta-minadora-das-folhas ataca as culturas de canola e citrus.

Danos causados pela larva-minadora-das-folhas

Ao atacar as plantas de citrus, as lagartas provocam a formação de galerias nos tecidos foliares, que inicialmente apresentam um risco de coloração branca, evoluindo para um zigue-zague mais largo. Como consequência, provocam redução na taxa fotossintética, no crescimento, no desenvolvimento de brotações e na produtividade da planta. Outra característica é que a praga atinge as duas faces da folha, facilitando a penetração e o desenvolvimento da bactéria do cancro cítrico (Xanthomonas axonopodis pv. citri), que se multiplica e aumenta o potencial de inóculo.

Métodos de controle da larva-minadora-das-folhas

O controle da praga deve ser realizado no estádio inicial das brotações, período em que ocorre o desenvolvimento da lagarta, o que diminui as chances de a cultura ser contaminada pelo cancro cítrico.

No controle biológico, é usado o micro-himenóptero Ageniaspis citricola, um inimigo natural que, além dos ovos, chega a parasitar 95% das larvas em estágio inicial da praga. Em altas infestações, a pulverização é feita com inseticidas seletivos aos inimigos naturais.

Produtos indicados para manejo da larva-minadora-das-folhas

A Syngenta disponibiliza um portfólio robusto e completo de produtos para contribuir com o manejo no campo e controlar pragas como a larva-minadora-das-folhas. Entre os produtos, destacam-se:

Imagens:

larva-minadora-das-folhas   larva-minadora-das-folhas