A produção de hortifrútis é de grande importância econômica e social no Brasil, e está amplamente distribuída de norte a sul do país, sob diferentes condições climáticas. Essa ampla possibilidade de cultivo, aliada a condições climáticas distintas em diferentes épocas do ano e regiões de cultivo, permite a ocorrência de pragas e doenças – consideradas os maiores desafios que podem limitar a produção e a qualidade das culturas de HF (hortaliças e frutas).

As pragas são um problema no cultivo de HF porque podem causar danos significativos às plantas, reduzindo a produção e a qualidade dos alimentos produzidos (esse último impacta ainda no preço de comercialização, podendo desclassificar os produtos vegetais em decorrência de danos). 

Um agravante é que, além dos danos diretos, as pragas podem ser vetores de viroses importantes, além de favorecerem a entrada de patógenos em função dos danos mecânicos provocados. A maioria das pragas em HF são consideradas polífagas, o que acentua os problemas, uma vez que podem se alimentar de diversas espécies de plantas, mantendo-se na área de produção entre um cultivo e outro.

Por isso, é importante entender quem são essas pragas que desafiam a produção de culturas HF, seu potencial de danos, culturas hospedeiras, doenças que elas podem transmitir e como o manejo é fundamental para a obtenção de altas produtividades, especialmente em cenários de flutuações de preços, tanto de insumos para a produção, quanto de valores para comercialização.

Panorama da produção de hortifrúti no Brasil

Devido às diferentes condições edafoclimáticas do Brasil, é possível produzir uma vasta lista de culturas hortícolas e frutíferas.

Entre as hortifrútis cultivadas no país destacam-se tomate, batata, cenoura, folhosas (como alface, repolho, couve, rúcula, etc), pimentão, brócolis, couve-flor, melão, melancia, morango, uva, maçã, banana, laranja, entre inúmeras outras.

Segundo dados do último levantamento do IBGE sobre a POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares), a presença de frutas, legumes e verduras na mesa dos brasileiros tem aumentado nos últimos anos – de 3,2% em 2008 para 3,5% em 2018 para frutas; de 2,3% para 2,4% para legumes e verduras (sem dúvidas os dados a serem divulgados pelo próximo Censo devem evidenciar mudanças ainda maiores nessa estatística, principalmente após o período pandêmico). 

Estima-se que, embora os preços desses alimentos tenham apresentado alta nos últimos anos, o valor gasto pelos brasileiros na aquisição de HFs tenha aumentado e que, até 2026, o consumo deva ficar próximo dos altos patamares atingidos em 2012. Os últimos dados divulgados pelo Cepea/Esalq, na edição especial Hortaliças Brasil, após dois anos de alta nos custos de produção, mostram que, no segundo semestre do ano, os custos se arrefecem (reduzem).

Nesse sentido, diante da crescente demanda por alimentos que atendam não apenas à quantidade, mas também à qualidade e à sustentabilidade em sua produção, é necessário estar atento à problemática das pragas e aos custos de produção, pensando na obtenção de bons resultados econômicos aos produtores.

E como seria possível proteger de forma eficaz as culturas HFs da ocorrência de pragas? Quais são as principais pragas para ficar de olho? E quais as soluções inseticidas que podem ser utilizadas, com melhor custo x benefício e controle superior? Confira essas e outras informações nos tópicos a seguir deste artigo!

Quais são as pragas mais comuns em culturas de hortifrúti?

Embora a lista de pragas que podem atacar culturas HFs seja imensa, devido às amplas condições de clima nas diferentes regiões produtoras, daremos ênfase àquelas que ocorrem de forma mais frequente, em diversas culturas e principais cultivos.  

Ácaro-rajado (Tetranychus urticae)

O ácaro-rajado tem como hospedeiras as culturas de tomate, morango, entre outras, causando deformações e até queda de folhas e frutos, impactando tanto na qualidade como na produtividade e na longevidade dos cultivos. 

acaro rajado hortifruti

Danos provocados pelo ácaro-rajado, principalmente no verso inferior da folha (podendo ser visualizado na face superior), com pequenas áreas “esbranquiçadas”.

Esse ácaro possui corpo oval, de coloração variada, a depender do estádio de desenvolvimento e das condições ambientais. De modo geral, é vermelho-alaranjado, mas também pode ser amarelado ou esverdeado, especialmente em estádios mais jovens de desenvolvimento. O que é característico dessa espécie é a presença de pontuações ou áreas escurecidas na lateral do corpo, o que remete ao seu nome – ácaro-rajado.

As condições climáticas favoráveis à espécie incluem clima seco e quente, com temperaturas acima de 25ºC associadas à baixa umidade relativa do ar – condições essas que favorecem o desenvolvimento e a rápida reprodução da espécie, agravando os danos aos cultivos. 

Mosca-branca (Bemisia tabaci)

A mosca-branca é uma praga polífaga, capaz de causar danos em inúmeras culturas de interesse agrícola, entre elas, grandes culturas (produtoras de grãos, como feijão e soja, e produtoras de fibras, como o algodão), ornamentais, daninhas e HFs (como tomate, pimentão, berinjela e cucurbitáceas em geral).

Por conta dessa diversidade de culturas em que a praga pode se alojar, seu controle pode ser complexo. Um fato agravante é a existência de diferentes biótipos (raças), altamente adaptadas e inclusive com registros de resistência a alguns grupos químicos de inseticidas utilizados no controle.

Os danos causados pela mosca-branca são resultado da sucção da seiva e do desvio de nutrientes e água, levando a planta a adquirir aspecto debilitado, amarelecido. Um fator agravante causado pela praga é a transmissão de doenças virais.

mosca branca hortifruti

A mosca-branca é um importante vetor de viroses e está associada a diversas espécies de plantas de HF.

Além disso, em resultado da sucção da seiva, a mosca-branca excreta substâncias açucaradas que favorecem o desenvolvimento do fungo conhecido como fumagina (Capnodium spp.). Esse fungo não prejudica as culturas por si só, mas pode recobrir a superfície foliar, causando a redução da área fotossinteticamente ativa das plantas, o que interfere diretamente na sua resposta produtiva.

As condições ambientais que favorecem o desenvolvimento e a reprodução da mosca-branca incluem temperaturas entre 11 e 33ºC (temperaturas mínimas e máximas para a sobrevivência do inseto) e baixa umidade relativa do ar. 

Traça-das-crucíferas (Plutella xylostella)

As larvas da traça-das-crucíferas, quando em estádios iniciais de desenvolvimento, possuem coloração verde e cerca de 10 mm de comprimento. Afetam principalmente as culturas de couve, brócolis, repolho e couve-flor.

Os danos diretos incluem perfuração das folhas, desfolha precoce, formação de galerias e destruição de órgãos da planta. Os danos indiretos, por outro lado, não são menos importantes, visto que envolvem a transmissão de doenças e o favorecimento da entrada de patógenos nos tecidos das plantas em virtude da abertura de galerias. Afetam ainda a qualidade dos frutos produzidos, em função das perfurações provocadas.

lagarta da traça das crucíferas

Lagarta da traça-das-crucíferas, importante praga das crucíferas.

mariposa da traça das crucíferas

Mariposa da traça-das-crucíferas na fase adulta.

As condições favoráveis para o desenvolvimento da traça-das-crucíferas dependem da cultura da qual são hospedeiras, no entanto, incluem temperaturas altas, acima de 20ºC, associadas à ausência de chuvas – condições essas que aceleram a reprodução da praga. Na região Central do Brasil, por exemplo, essas condições podem ser encontradas, principalmente, entre os meses de julho e outubro, período que requer monitoramento redobrado para essa praga.

Tripes (Frankliniella occidentalis)

A tripes afeta várias culturas de HF, como alface, cebola e pimentão, causando manchas e deformações nos frutos, que impactam diretamente a produtividade e a qualidade dos produtos colhidos, reduzindo seu valor de comercialização.

A tripes pode ser um inseto de difícil controle, isso porque uma das fases do seu ciclo biológico ocorre no interior do solo.

tripes hortifruti

Larva e adulto da principal espécie de tripes que ataca as culturas de HF.

Como as pragas afetam a qualidade e a produtividade das culturas de HF?

Uma das principais formas das pragas afetarem as culturas de HF é por meio de danos diretos às plantas. Algumas pragas se alimentam de folhas, caules e raízes, causando danos físicos e reduzindo a capacidade da planta de realizar a fotossíntese e absorver água e nutrientes, como vimos no tópico anterior. Isso pode levar a uma redução no crescimento e na produtividade da planta, bem como causar deformações e alterações na aparência e até mesmo no sabor de frutas e hortaliças.

Além dos danos diretos, as pragas também podem causar danos indiretos, como a transmissão de doenças às plantas. Outro efeito pode ser a contaminação dos produtos agrícolas com resíduos de inseticidas utilizados para o manejo, sendo indispensável o respeito ao período de carência dos produtos ou intervalo de segurança (tempo entre a aplicação e a comercialização).

Para minimizar os efeitos das pragas nas culturas de HF, é importante adotar medidas preventivas, como:

  • utilização de variedades resistentes (quando disponíveis);
  • rotação de culturas;
  • implementação de boas práticas agrícolas de adubação, controle adequado de pragas e doenças, monitoramento, entre outras;
  • adoção de métodos de controle alternativos e em associação ao controle químico;
  • aplicação de inseticidas apropriados à praga e à cultura, ou seja, recomendados, seguindo as recomendações que constam na bula. v

Além disso, é importante monitorar regularmente o cultivo para detectar e controlar as pragas o mais cedo possível, antes que elas possam causar danos significativos às plantas e aos produtos agrícolas e antes que a população aumente de forma descontrolada, exigindo maiores esforços em relação ao manejo, necessidade de maior número de aplicações e até mesmo perdas significativas que aumentam os custos de produção e reduzem a renda dos produtores.

Como vimos anteriormente, as pragas podem causar danos significativos aos cultivos de HF e, além disso, podem ocorrer em diferentes culturas e condições ambientais, desde temperaturas amenas até temperaturas elevadas, passando por baixa ou alta umidade relativa do ar.

Por isso, uma das premissas do controle eficiente de pragas é o monitoramento constante, utilizando as estratégias mais adequadas assim que as pragas forem observadas nos cultivos (levando em consideração o NDE (Nível de Dano Econômico), o qual indica a população das pragas para o qual o controle é indicado (essa informação pode ser encontrada na bula dos inseticidas).

Além disso, é preciso contar com inseticidas de alta performance e que possam ser utilizados no MIP (manejo integrado de pragas).

MINECTO® Pro : um novo patamar de performance no controle de pragas em culturas de HF

Para produtores que buscam eficácia no manejo de pragas e, atendendo as exigências de rastreabilidade e segurança dos consumidores, MINECTO® Pro é a evolução dos inseticidas pois combina diferentes modos de ação, para um superior e mais completo controle de pragas. Além disso, protege a qualidade, a produtividade e o seu investimento. 

MINECTO® Pro é o aliado indispensável para a proteção da sua lavoura de frutas e hortaliças. Produtores podem contar com um novo patamar de performance de MINECTO® Pro, um inseticida foliar de amplo espectro de ação, registrado e recomendado para a aplicação em inúmeras culturas hortifrutícolas.

MINECTO® Pro  é uma ferramenta valiosa para o manejo antirresistência, pois conta com amplo espectro de controle. Apresenta como benefícios principais:

  • melhor controle de mosca-branca e de outras pragas;
  • fórmula inovadora (suspensão concentrada que facilita a aplicação), com sinergia de dois modos de ação (composto pelos ingredientes ativos ciantraniliprole e abamectina);
  • rápida ação de controle, com movimento translaminar (o que auxilia no controle das pragas localizadas nas face inferior e superior das folhas);
  • rápida absorção dos ativos nas folhas, o que evita a fotodegradação e, consequentemente, a perda do produto;
  • performance consistente, podendo ser aplicado em inúmeras condições climáticas (vide bula) e de pressão de pragas.

MINECTO® Pro  é rapidez, superioridade e otimização no combate das principais pragas das culturas de HF (recomendado para mais de 12 culturas, incluindo batata, citrus, maçã, melão, pepino, pimentão, tomate e uva).

A seguir, é possível visualizar na prática o controle de MINECTO® Pro sobre algumas espécies importantes de pragas:

Controle superior de pragas com MINECTO® Pro é sinônimo de altas produtividades

Diversos estudos realizados para o controle de pragas em HF têm endossado os resultados superiores de MINECTO® Pro no controle de pragas. Alguns exemplos podem ser visualizados nos gráficos abaixo:

Controle das principais pragas do tomate

Minecto® Pro foi capaz de controlar de forma consistente a mosca-branca em cultivos de tomate, além de larva-minadora, ácaro-rajado e traça-do-tomateiro, outras importantes pragas da cultura.

inseticida para hortifruti

Resultados de controle sobre diferentes pragas (mosca-branca, larva-minadora, ácaro-rajado e traça-do-tomateiro), em diferentes regiões produtoras. Barras vermelho intenso representam a porcentagem de controle superior das pragas por MINECTO® Pro, observadas em campo, dias após a aplicação. Fonte: Dados DTM Syngenta.

Controle das principais pragas da batata

Para a cultura da batata, MINECTO® Pro é uma ótima solução para o controle de lagartas desfolhadoras (o que pode ser comprovado nos resultados de campo, no gráfico 2 da imagem abaixo), em que o inseticida manteve a desfolha da cultura abaixo de 4%, enquanto a testemunha (sem aplicação de inseticidas) alcançou desfolha de quase 20% – reduzindo significativamente a produtividade da cultura.

INSETICIDA HORTIFRUTI

Resultados de controle sobre diferentes pragas (mosca-branca e lagartas), em diferentes regiões produtoras. Barras laranja intenso representam a porcentagem de controle superior das pragas por MINECTO® Pro observadas em campo, dias após a aplicação. Fonte: Dados DTM Syngenta.

Controle das principais pragas do Citrus spp.

O ácaro-da-falsa-ferrugem, a larva-minadora e o psilídeo-dos-citrus são as principais pragas da cultura e a ausência de um controle adequado pode levar a perda significativa de produtividade e qualidade dos frutos produzidos. Além disso, algumas dessas pragas podem ser ainda vetores de importantes doenças, causando danos indiretos aos pomares. 

Por isso, contar com um aliado para o controle superior é fundamental. Nos gráficos abaixo é possível visualizar, na prática, como MiINECTO® Pro é a melhor solução no manejo de pragas dos citrus, com controle superior ácaro-da-falsa-ferrugem, larva-minadora, e psilídeo-dos-citrus.

MINECTO® Pro foi capaz de controlar de forma consistente a mosca-branca em cultivos de tomate, além de larva-minadora, ácaro-rajado e traça-do-tomateiro, outras importantes pragas da cultura.

inseticida para hortifruti

inseticida para hortifruti

Resultados de controle sobre diferentes pragas (ácaro-da-falsa-ferrugem, larva-minadora, psilídeo-dos-citrus), em diferentes regiões produtoras. Barras laranja intenso representam a porcentagem de controle superior das pragas por MINECTO® Pro observadas em campo, dias após a aplicação. Fonte: Dados DTM Syngenta.

Controle das principais pragas da videira

Para as culturas frutíferas, o inseticida também apresenta controle eficiente, especialmente do ácaro-rajado e da traça-dos-cachos, ambas importantes pragas da cultura.

inseticida para hortifruti

Resultados de controle sobre diferentes pragas (ácaro-rajado e traça-dos-cachos em uva), em diferentes regiões produtoras. Barras roxo intenso representam a porcentagem de controle superior das pragas por MINECTO® Pro observadas em campo, dias após a aplicação. Fonte: Dados DTM Syngenta.

Controle das principais pragas do melão

Para a cultura do melão, os insetos podem causar danos além da sucção da seiva e o desvio de nutrientes. Insetos como a mosca-branca, por exemplo, são capazes de transmitir viroses ao cultivo, afetando severamente a produtividade. 

Nesse sentido, MINECTO® Pro pode controlar o inseto diretamente e frear a disseminação das viroses na área de produção. Os dados obtidos em campo reforçam a importância de um bom inseticida no controle de insetos-vetores de viroses, ao passo que o controle das pragas reduz a transmissão e a disseminação das doenças nas lavouras. 

inseticida para hortifruti

inseticida para hortifruti

Resultados de controle sobre diferentes pragas (ninfas de mosca-branca, % de plantas com virose, produtividade e ºBrix (relacionado a doçura dos frutos de melão)), em diferentes regiões produtoras. Barras amarelo intenso representam a porcentagem de controle superior das pragas por MINECTO® Pro observadas em campo, dias após a aplicação. Fonte: Dados DTM Syngenta.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.