Manter pragas, doenças e nematoides longe da lavoura é uma atividade fundamental para garantir uma boa produtividade e, consequentemente, o sucesso da plantação. Porém, alguns produtores não levam em conta que a proteção da cultura começa antes mesmo de a semente chegar à terra, com o tratamento de sementes.

A fase inicial da plantação é uma das mais sensíveis, visto que os danos causados nesse momento podem se tornar irreversíveis, chegando a afetar até 100% da produção. Para assegurar a máxima proteção nessa fase, obter o melhor estande e garantir o potencial produtivo, o tratamento de sementes é essencial.

Benefícios do tratamento de sementes

O tratamento de sementes consiste na aplicação de produtos químicos e biológicos às sementes com o objetivo de oferecer condições, desde o início, para que a cultura alcance o seu máximo potencial produtivo. Protegidas contra nematoides, pragas e doenças iniciais, as sementes tratadas germinam com vigor e protegida contra as ameaças que prejudicam o crescimento da cultura.

O tratamento pode ser realizado de duas formas: na fazenda (on farm), pelo próprio produtor; ou na indústria (TSI), por profissionais especializados. O tratamento on farm demanda cuidados na operação e equipamentos próprios, que devem ser calibrados para não comprometer a fisiologia das sementes. O agricultor precisa certificar-se de utilizar produtos de boa qualidade e que sejam registrados para a cultura, seguir as instruções da bula e atentar-se ao uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPI).

O tratamento de sementes industrial (TSI), por outro lado, confere mais qualidade, segurança e conveniência ao produtor, uma vez que a semente é tratada com produtos e equipamentos de alta tecnologia, evitando danos mecânicos. Além disso, proporciona uma cobertura uniforme, que influencia positivamente na fisiologia da planta e é fundamental para que ela expresse o seu vigor e se estabeleça com estande ideal, o que reflete em produtividade.

Tratamento de sementes

A escolha por sementes tratadas também promove economia de tempo e de mão de obra na fazenda, pois o agricultor já recebe as sementes prontas para uso, com precisão no volume de defensivo utilizado.

Veja mais:

Syngenta: as melhores soluções para tratamento de sementes

No momento do plantio, o sojicultor pode aliar bons índices de produtividade e rentabilidade a partir da escolha de sementes de qualidade. A Instituto Seedcare, um renomado centro de pesquisa, capacitação e difusão que desenvolve tecnologias e soluções para o tratamento de sementes.

Com foco em auxiliar o sojicultor na busca por altas produtividades com segurança, a Syngenta desenvolveu Fortenza Duo, novidade no tratamento de sementes inseticidas.

Fortenza Duo: proteção máxima abaixo e acima do solo

São inúmeras as pragas que atacam a cultura da soja e, a cada ano, uma ou outra podem se destacar, dependendo das condições climáticas. Por não saber qual praga acarretará o maior prejuízo – e com que intensidade –, o produtor precisa dispor de uma solução de amplo espectro.

Pensando nisso, a Syngenta lançou Fortenza Duo, oferta composta por Fortenza 600 FS e Cruiser. É o mais poderoso tratamento de sementes inseticida do mercado para a cultura da soja, oferecendo controle superior e de amplo espectro para pragas abaixo e acima do solo.

A sinergia de seus princípios ativos – Ciantraniliprole e Tiametoxam – promove os seguintes benefícios de Fortenza Duo:

  • Controle: inseticida com maior espectro de controle, com alta performance contra lagartas, coró, mosca-branca, entre outras pragas;

  • Residual: tratamento de sementes com efeito residual prolongado;

  • Proteção: maximiza o potencial produtivo e a lucratividade;

  • Ingredientes ativos: combinação perfeita de ativos que controlam o ataque de pragas abaixo e acima do solo.

Além do lançamento Fortenza Duo, a Syngenta conta com outras soluções para o tratamento de sementes, específicas para cada situação, proporcionando o melhor retorno ao agricultor. Conheça algumas delas a seguir.

Proteção 3 em 1 para a lavoura com Avicta Completo

Oferta composta pelos produtos Avicta 500 FS, Cruiser 350 FS e Maxim Advanced, Avicta Completo é o único tratamento de sementes industrial para a cultura de soja que oferece tripla proteção, eficaz no manejo de pragas, doenças e nematoides.

Avicta Completo possui uma formulação inovadora que favorece a movimentação do ingrediente ativo junto às raízes, protegendo a planta nas primeiras semanas de desenvolvimento – período em que a cultura é mais vulnerável ao ataque.

É o parceiro ideal dos sojicultores que buscam alta rentabilidade e que precisam proteger as culturas, blindando as sementes, pois fornece:

  • Ampla proteção: com produtos de alta tecnologia, você protege os cultivos desde o momento de plantio;

  • Tratamento de sementes: elas passam por um método industrial que confere mais qualidade, segurança e conveniência;

  • Controle completo: a solução é eficaz no controle de pragas, fungos e nematoides.

Seu estande firme e forte com Fortenza

Com ação poderosa e eficaz, Fortenza auxilia o produtor no tratamento de sementes inseticida e no controle preventivo ao ataque de pragas. O produto explora o potencial produtivo da cultura, amparado pelo amplo espectro na prevenção de ameaças conhecidas da soja, como lagartas, corós, mosca-branca, entre outras.

Fortenza é um tratamento de sementes à base de diamida, molécula mais moderna e de controle superior em qualquer situação, seja de clima, pressão ou biotecnologia. Isso proporciona uma proteção mais profunda, que se converte em maior segurança no estabelecimento da cultura a um baixo custo de investimento.

Entre as principais características de Fortenza, destacam-se:

  • Estande firme e forte desde o início e por mais tempo;

  • Eficiência no controle de lagartas e principais pragas iniciais;

  • Proteção superior em qualquer situação.

Clariva Sky: controle de nematoides e fortalecimento da soja

No campo, as plantas da soja ficam sujeitas aos estresses bióticos ou abióticos, incluindo o ataque de nematoides, que podem causar impacto econômico maior que o da ferrugem.

Para fortalecer a lavoura e combater esses vermes, aposte em Clariva Sky! Trata-se de uma solução composta pelo nematicida biológico Clariva e pelo potente bioestimulante Epivio Sky, usados no tratamento de sementes. O produto une as melhores tecnologias biológicas para o fortalecimento da soja, gerando plantas mais robustas.

A solução Clariva Sky possibilita que a planta expresse o seu máximo potencial genético. Entre os principais benefícios, o produto propicia:

  • Maior volume de raiz: o que permite maior absorção de nutrientes, melhor eficiência no uso da água e menores estresses causados por nematoides e outros fatores;

  • Maior altura de plantas: com um sistema radicular bem desenvolvido, além do fornecimento de nutrientes que favorecem o crescimento da parte aérea;

  • Maior produtividade: plantas bem desenvolvidas e suportando melhor os estresses iniciais, com lavoura estabelecida e com melhores condições para alcançar o máximo potencial produtivo.

Syngenta: a empresa da soja

A Syngenta está ao lado do sojicultor em todos os momentos para proporcionar os melhores resultados no campo, oferecendo proteção máxima na lavoura, mesmo antes de a semente ser plantada. Tudo isso a partir de um portfólio completo com soluções robustas para o tratamento de sementes, que promovem o controle de um amplo espectro de pragas, doenças e nematoides na soja.