A Syngenta, como apoiadora dos produtores de algodão no Brasil, participou recentemente, representando também a  Nutrade (plataforma inovadora que auxilia os produtores na comercialização de diferentes commodities), a convite da Abrapa (Associação brasileira de produtores de algodão), do evento promovido pela instituição, que, além de comemorar um ano positivo para o setor, também contou com a  posse da nova diretoria da Abrapa para o biênio 2023/2024.

algodão

A convite da Abrapa, estiveram presentes no evento, da esquerda para a direita: Eduardo Menegário, Diretor Nutrade/Syngenta; Márcio Trento, Gerente de Marketing Syngenta; Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa para o biênio 23/24; Leandro Sitta, Diretor Comercial;e Henrique Franco, Diretor de culturas e campanhas Syngenta.

CONVIDADOS ABRAPA

Da esquerda para direita: Leandro Sitta, Diretor Comercial;  Márcio Trento, Gerente de Marketing Syngenta; Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa no biênio 21/22; Eduardo Menegário, Diretor Nutrade/Syngenta; e Henrique Franco, Diretor de culturas e campanhas Syngenta.

Toda a celebração refletiu não apenas o sucesso do ano de 2022, mas também o histórico da Abrapa, que já possui 20 anos de jornada, repleta de superações e muita dedicação para a produção de algodão de qualidade, com reconhecimento nacional e internacional.

Sobre o evento

A cerimônia festiva ocorreu em Brasília (DF) e contou com a presença de 600 convidados. Na ocasião, ocorreu ainda o lançamento do livro comemorativo dos 20 anos da Abrapa, “Algodão: o fio da história no Brasil”, que conta a trajetória da produção do algodão no país.

Durante o evento, personalidades importantes para a história da cotonicultura no país foram homenageadas, entre elas, Andrew George Macdonald, in memorian, importante no incentivo à produção de pluma em território nacional.

Foram ainda pontuados os desafios futuros do setor, como o fortalecimento e a ampliação dos programas de rastreabilidade e de sustentabilidade, além da implantação de uma certificação oficial, projeto iniciado no ano de 2022, em conjunto com o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Abrapa: 20 anos de dedicação à produção de algodão de qualidade e com responsabilidade

A Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) surgiu no ano de 1999, quando a produção nacional da fibra alcançava pouco mais de 700 mil toneladas anuais. Vinte e dois anos depois, o Brasil encontra-se em destaque mundial na produção de algodão, sendo o 2º maior exportador de pluma do mundo.

Com a safra 2022/23 e seus números bastante animadores, o país tentará se posicionar pela primeira vez como maior exportador mundial de algodão, um marco que será histórico.

Durante os últimos 20 anos, a produção brasileira de algodão mais do que quadruplicou. Para a safra 2022/23 espera-se que a colheita ultrapasse 312 milhões de toneladas, segundo dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o que representa incremento de 15% na produção da fibra em comparação ao ciclo anterior.

Outro fator importante é que, além da produção, a qualidade também tem alcançado altos patamares, com base em estratégias de sustentabilidade, consolidando o Brasil como um dos países de destaque no setor.

Esses resultados são fruto de muita dedicação dos cotonicultores, dos avanços tecnológicos e das iniciativas que fortalecem o segmento, com parcerias entre os mais diversos elos da cadeia.

Syngenta e Abrapa: parceria de sucesso na produção de algodão de qualidade

A Syngenta sempre demonstrou seu comprometimento com a cadeia de produção de algodão, por isso, é entusiasta de projetos que dão visibilidade à importância da produção dessa fibra que está presente em diversos momentos da vida contemporânea: em roupas e diversos itens usados diariamente, até mesmo na fabricação de outros subprodutos importantes, como biodiesel, óleo e matéria-prima para a fabricação de rações para a alimentação animal, como farelo, entre outros.

Na indústria têxtil, dada a preocupação crescente com o meio ambiente e a necessidade de consumo consciente, o algodão é a alternativa mais sustentável. Isso porque, o algodão é uma das poucas matérias-primas biodegradáveis utilizadas na fabricação de roupas, pois o material permanece no meio ambiente por um período entre 3 a 12 meses somente, a depender da temperatura.

Já as fibras sintéticas, por outro lado, podem permanecer no ambiente por até 100 anos, como é o caso do poliéster. A poliamida, também muito presente nos tecidos, leva até 30 anos para se decompor no meio ambiente. Desse modo e dada a crescente demanda por tecidos, utilizar algodão é se preocupar com o meio ambiente.

Em 2016, a Abrapa iniciou um movimento que hoje posiciona o Brasil como maior fornecedor de algodão responsável do mundo: o Sou de Algodão.

O projeto criado pela Abrapa, Sou de Algodão, é uma das ações em que a Syngenta é parceira com o setor.

Leia também:

Parceria Syngenta e Abrapa na história do algodão brasileiro   

Série de iniciativas: Syngenta e Abrapa projeto Sou de Algodão

O projeto Sou de Algodão, movimento único no Brasil, tem como objetivo principal estimular a moda responsável, dando ênfase a todos aqueles que fazem parte da cadeia produtiva, desde os produtores rurais, que produzem a fibra, até a indústria têxtil, os tecelões, artesãos, fiadores, designers de moda, estilistas e estudantes, que a transforma em produtos, alcançando também os consumidores finais.

SOU DE ALGODÃO

Essa iniciativa visa dar destaque a todas as pessoas de fibra que estão por trás dessa cadeia de produção tão importante, que, além de produzir matéria-prima de qualidade, impacta positivamente a geração de empregos, a economia do país e o desenvolvimento criativo e consciente da moda nacional.

Atualmente, já são mais de 900 marcas parceiras, que apoiam e dão visibilidade a todos os elos da cadeia responsáveis.

O Brasil como maior fornecedor de algodão responsável do mundo

Outro projeto de destaque na cadeia produtora de algodão é o SouABR: rastreável da semente ao guarda-roupa. Essa iniciativa nasceu a partir do movimento Sou de Algodão em que a Syngenta é parceira e entusiasta.

SOU ABR

O SouABR é uma iniciativa de rastreabilidade de todas as etapas de produção. Dessa forma, ao adquirir um produto com certificação ABR, os consumidores finais podem acessar via QRCode todas as etapas de produção: do campo até a aquisição dos produtos.

O SouABR conta com oito critérios de certificação, que incluem:

  1. contrato de trabalho;
  2. proibição do trabalho infantil;
  3. proibição do trabalho análogo à escravidao, indigno ou degradante;
  4. liberdade social de associação sindical;
  5. proibição da discriminação de pessoas;
  6. segurança, saúde e meio ambiente no trabalho rural;
  7. desempenho ambiental;
  8. boas práticas agrícolas e industriais.

Além disso, a rastreabilidade do algodão conta ainda com 183 itens de certificação, e o Brasil já é responsável pelo fornecimento de mais de 42% de todo o algodão responsável produzido no mundo.

Vale destacar ainda outros números importantes: 92% do algodão brasileiro é produzido utilizando apenas água da chuva, conhecido como regime de sequeiro; 84% de toda a produção da fibra no país tem certificação ABR, ou seja, possui rastreabilidade, de modo que os consumidores finais podem verificar todas as etapas de produção até a aquisição do produto – mais segurança para quem colhe, para quem industrializa e para quem consome.

Por esses motivos, o Brasil se destaca na produção de algodão no mundo, sendo exemplo em ações que visam uma produção cada vez mais sustentável, e é claro que a Syngenta apoia esse movimento.

A Syngenta se orgulha da parceria construída com a Abrapa e com toda a cadeia produtiva do algodão. Juntos, uma produção responsável e de qualidade é cada vez mais possível, a fim de produzir uma pluma sustentável para o mundo todo.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

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