Assista ao episódio completo, confira quais pragas foram encontradas na lavoura e quais foram as decisões tomadas após o monitoramento:

A fase de pré-fechamento das entrelinhas da soja é crucial na construção da sanidade da lavoura. Isso porque, nesse momento, ainda é possível realizar pulverizações que atinjam o baixeiro das plantas, assegurando também a cobertura das folhas mais novas e aumentando a proteção contra pragas e doenças que possam impactar a produtividade.

A chave para tomar boas decisões nesse momento é o monitoramento – e é isso que o agricultor João Pierobon e o agrônomo da Syngenta, Ricardo Figueiredo Braz, fizeram no novo episódio do Reality da Soja Syngenta.

Dicas para o manejo fitossanitário no pré-fechamento da soja

No novo episódio do reality, o foco esteve em uma lavoura de soja de terceiro ano, em fase de pré-fechamento das entrelinhas, em que já foi realizada uma primeira pulverização com Score® Flexi, garantindo a proteção das plantas em fase vegetativa, de v3 a v5.

Após um período de chuvas que atrasou a segunda aplicação, Pierobon e Braz identificaram as pragas e doenças potenciais e, com base nisso, puderam determinar como conduzir o manejo fitossanitário na segunda pulverização.

Considerando que essa era a última oportunidade de atingir o baixeiro das plantas, as estratégias traçadas para esse momento da lavoura tiveram como foco principal o manejo preventivo de doenças da soja. Isso porque, retardando o inóculo na parte de baixo, é possível então reduzir os impactos no terço médio superior das plantas.

Pensando na construção da sanidade, o agrônomo da Syngenta reforça a importância de utilizar produtos de amplo espectro, que promovam o controle de manchas e ferrugem, tanto de maneira preventiva quanto curativa.

A partir do monitoramento, foi identificada a presença de pragas na lavoura. Além disso, Braz alertou e fez algumas recomendações para o manejo de uma lagarta que passou a ser observada em maiores níveis populacionais na última safra em diversas regiões produtoras de soja, a Rachiplusia nu, uma espécie de falsa-medideira que pode não ser controlada pela tecnologia Bt.

Como acompanhar o Reality da Soja Syngenta e Pierobon na safra 2022/23?

Você já teve curiosidade de saber como é o dia a dia de uma lavoura de soja de altas produtividades? Ou até mesmo quais são os desafios que esses produtores estão encarando em cada momento da safra?

Se você gosta desse tipo de conteúdo, então você precisa acompanhar o Reality da Soja Syngenta na Safra 2022/23 – uma iniciativa da Syngenta em parceria com o influenciador e produtor rural João Pierobon.

Durante o projeto, Pierobon vai compartilhar todos os detalhes e resultados das boas práticas aplicadas na lavoura, com técnicas e tecnologias da Syngenta.

Você pode conferir os relatos semanais sobre tudo que está acontecendo no reality por meio do Instagram e dos canais do youtube, Syngenta Brasil e João Pierobon.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira os conteúdos do Mais Agro para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no campo.