Ao redor do globo, existem registros de mais de 100 diferentes doenças da soja. No Brasil, são reconhecidas cerca de 40, número que preocupa produtores de uma das principais culturas do agronegócio brasileiro e produto de maior destaque na exportação nacional.

O impacto das doenças da soja

Estudos apontam que a ação de fungos que provocam doenças na cultura da soja pode gerar reduções drásticas na produção anual do grão. São ameaças resistentes, que podem se manter de um plantio para outro e que precisam ser constantemente observadas e controladas. 

Entre as doenças de maior incidência na lavoura de soja, estão:

  • Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi);
  • Oídio (Microsphaera difusa);
  • Antracnose (Colletotrichum truncatum);
  • Mancha parda (Septoria glycines);
  • Mancha-alvo (Corynespora cassiicola);
  • Septoriose e
  • Crestamento foliar e mancha-púrpura (Cercospora kikuchii)

Doenças da soja: como combater em todos os estágios do ciclo

Estratégias como a semeadura em período recomendado, adoção do vazio sanitário e o uso de fungicidas de acordo com seu modo de ação são importantes para combater doenças que podem atacar a lavoura de soja.

O uso de fungicidas pode ser feito de forma preventiva, para o controle de ameaças ao longo de todo o ciclo, principalmente quando se trata do combate. A fim de potencializar o controle destas doenças na lavoura, a Syngenta possui em seu portfólio Cypress, o fungicida multipotente da soja.

Proporcionando praticidade na hora da utilização, a polivalência de Cypress é uma aliada a outros fungicidas, resultado da combinação de dois triazóis que agem de forma assertiva no controle do complexo de doenças.

Para o DTM da Syngenta na região do Mato Grosso, a ação de Cypress é ainda mais positiva quando somada a outras ferramentas na realização do manejo: “Cypress hoje é um grande triazol para as últimas aplicações, mas é um coringa, que pode ser também usado para turbinar alguns fungicidas do mercado e isso garante um controle melhor nas doenças de final de ciclo.”

“O posicionamento trazendo Cypress e um protetor junto com Elatus, hoje, nos dão uma segurança muito grande”, diz. Segundo ele, os resultados ao longo do crescimento da lavoura são perceptíveis e muito positivos. “Aplicando sempre preventivamente, o produto melhora o controle e, respectivamente, o posicionamento da Syngenta” completa.

Em busca dos melhores resultados, Cypress atua como parceiro e como fungicida principal nas aplicações. Nas duas primeiras aplicações, é recomendado que o produto seja utilizado para potencializar outros fungicidas que também servem como ferramenta no controle de doenças. Confira a bula Cypress.

A partir da terceira dose, sempre respeitando os intervalos indicados para manter a sanidade da planta e garantir o resultado esperado, ele já atua sozinho no combate.

Milto Facco, gerente DTM da Syngenta, contou sua percepção a partir da análise dos resultados do uso de fungicidas e outras ferramentas para o manejo de resistência na lavoura de soja: “O fungicida multipotente da Syngenta, que tem a eficiência de dois triazóis, a versatilidade de um multissítio e a força de um potencializador, ajudam o produtor a obter os melhores resultados na lavoura.”

Sua flexibilidade, podendo ser aplicado em todo o ciclo da cultura, também é um ponto a ser destacado.

Cypress é mais uma tecnologia desenvolvida para concretizar o principal objetivo da Syngenta: caminhar ao lado do produtor em busca dos melhores resultados no campo. Acesse nosso portfólio completo de soluções e saiba mais sobre os produtos que podem ser utilizados para a realização do manejo eficaz em sua lavoura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.