A Nucoffee,plataforma de café da Syngenta,marcou presença no XXIII Seminário Internacional do Café, realizado pela Associação Comercial de Santos (ACS), nos dias 11 e 12 de maio, no Guarujá, litoral paulista.

Importantes players globais do setor participaram do evento, onde foram abordados diversos temas, permitindo a ampliação e a troca de conhecimentos a respeito de tendências e inovações na cafeicultura nacional e internacional.

Flávio Borém, professor da UFLA (Universidade Federal de Lavras) e expert em cafés especiais, ministrou a palestra com o tema “Um novo olhar para a pós-colheita num cenário de mudanças climáticas”, promovida pela Nucoffee. Além disso, no evento também foi apresentado o café especial Nutracêutico ao mercado nacional, mais uma inovação da plataforma da Syngenta.

O grande destaque da Nucoffee foi a apresentação desse café desenvolvido por meio de uma parceria público-privada (PPP) entre a Syngenta e a UFLA, a partir do aperfeiçoamento dos grãos, caracterizados como nutracêuticos – nutricional, funcional e medicinal.

Com sabor intensificado e alto índice de qualidade, o grão aumentou em até 40% suas propriedades antioxidantes. Obtida por meio de um processo inovador, que utiliza até 30% dos grãos verdes, a técnica gera maior produtividade na colheita, Assim, os cafés nutracêuticos oferecem um sabor inigualável.

Ainda durante o evento, a empresa promoveu sessões de degustação de cafés especiais e chá gelado de polpa de café, além de rodadas de negócios e networking com os principais players do setor.

Sobre o evento

O Seminário Internacional do Café é um encontro de extrema importância aos cafeicultores do mundo todo, pois tem como principal objetivo discutir tendências de mercado, economia e negociações, além das inovações para o setor.

Essa 23ª edição aconteceu em dois dias intensos, onde foram discutidos diversos temas relacionados à cadeia produtiva e logística do café. No primeiro dia do evento, o assunto foi direcionado para economia e negócios, com discussões sobre a situação econômica do país e do mundo, questões de inflação e também qual é a posição do Brasil em toda a cadeia mundial.

Já o segundo e último dia do Seminário foi voltado às questões de sustentabilidade e inovações, que podem melhorar a produção e a qualidade do grão, contando com a presença de várias instituições que representam o setor cafeeiro.

Assuntos como as dificuldades enfrentadas no campo em razão das condições climáticas foram discutidos, além de soluções que podem tornar as safras mais resistentes a essas mudanças, haja vista que o Brasil vem enfrentando, nos últimos 10 anos, novas condições climáticas que criam desuniformidades na maturação do grão, gerando mais desafios aos produtores.

O XXIII Seminário Internacional do Café bateu recorde de inscritos em relação às últimas edições, com mais de 500 convidados de 21 países, reunidos com o objetivo de tornar as produções mais sustentáveis e com menor emissão de dióxido de carbono ao meio ambiente.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o 

Redação Mais Agro