O cenário para a produção de milho no Brasil é bastante desafiador. Diversas pragas como percevejos e cigarrinhas, doenças como as causadas pelos fungos do gênero Fusarium, e estresses abióticos como secas, altas temperaturas, entre outros, podem limitar a produção desse importante cereal.

Para explorar o máximo potencial produtivo dessa cultura tão importante, cada planta torna-se fundamental para o resultado final da produtividade. Por isso, é fundamental que elas sejam protegidas desde o início, contra as principais ameaças à produtividade: as pragas e doenças. 

Dessa maneira é possível obter um bom arranque inicial das plantas com uniformidade e vigor, nas mais diversas situações, estando preparadas para expressar seu máximo potencial produtivo, conferindo produtividade e rentabilidade aos produtores de milho de todo Brasil.

Episódio 1: Cenários e desafios iniciais do milho

No primeiro episódio da websérie Syngenta FORTENZA® Vip Turbo, o gerente de produtos Seedcare Carlos Tonet aborda a problemática de pragas e doenças que acometem a cultura do milho ainda nas fases iniciais, reforçando a importância da proteção das sementes para um máximo arranque inicial da sua lavoura de milho e, consequentemente, para a produtividade.

As fases iniciais de desenvolvimento da cultura são consideradas as mais sensíveis ao ataque de pragas e patógenos causadores de doenças, isso porque é o momento em que a germinação da semente inicia, e portanto, a plântula ainda é frágil e suscetível a interferências bióticas. 

É também o momento em que o milho define o seu primeiro componente de produtividade: o número de plantas por área. Cabe salientar que, diferentemente da cultura da soja, o milho não possui plasticidade fenotípica, ou seja, capacidade de compensar eventuais perdas de plantas, por isso o impacto da falta de cada planta perdida pelo ataque de pragas é a redução imediata da produtividade.

Uma lavoura de milho com um bom tratamento de sementes é uma lavoura que sai na frente!

Episódio 2: Nova fórmula no TSI para proteção do milho

Diversos estudos já comprovaram que o tratamento de sementes reduz prejuízos nas lavouras de milho, auxiliando na obtenção de uma lavoura uniforme, vigorosa e bem desenvolvida. 

Nesse sentido, Fortenza® Vip Turbo é uma solução que foi desenvolvida com o objetivo de proporcionar a máxima proteção para cada planta de milho dentro da lavoura. No desenvolvimento da cultura do milho, a fase inicial é decisiva para a construção do potencial produtivo da lavoura. 

Confira a explicação do gerente DTM Seedcare Leonardo Cavada sobre a importância do tratamento de sementes com o produto mais adequado, e quais pragas afetam os diferentes estádios de desenvolvimento do milho.

Leia mais:

Doenças na safrinha? Manejo eficiente para a sanidade do milho

Dia Internacional do Milho: o futuro próspero de uma cultura milenar

Você sabe quais são os mitos e as verdades sobre os nematoides?    

Episódio 3: Tratamento de alta tecnologia e qualidade

No terceiro episódio da websérie, o gerente do Seedcare Institute José Veiga explica a importância da utilização de formulações de alta tecnologia aliada aos aditivos adequados, e como o trabalho do Seedcare Institute é importante nos resultados.

Episódio 4: Resultados de campo

Contra resultados não há argumentos. No penúltimo episódio da websérie Fortenza® Vip Turbo, o pesquisador e entomologista Germison Tomquelski, destaca a importância do tratamento de sementes, além de abordar a problemática das principais pragas que se encontram em alta pressão nas lavouras de milho e ameaçam a cultura desde as fases iniciais de desenvolvimento. 

Ele também destaca os benefícios e os resultados que foram obtidos com o tratamento de sementes nos componentes de rendimento da cultura. Confira no vídeo a seguir:

Episódio 5: A solução ideal

No último episódio da websérie FORTENZA® Vip Turbo, o gerente de produtos Seedcare, Carlos Tonet, aborda as principais características da solução em Tratamento de Sementes Industrial (TSI), e seus benefícios. 

Controle de pragas, doenças e bioestimulante para o milho? 

A resposta é FORTENZA® Vip Turbo! A melhor solução para o tratamento de sementes de milho.

Dado o cenário desafiador de pragas e doenças que afetam as fases iniciais do milho, a Syngenta passou anos desenvolvendo uma solução inovadora que combina controle de doenças e pragas, aliado a um bioestimulante inovador:

  • o melhor fungicida MAXIM® Quattro: combinação de 4 ingredientes ativos fungicidas, proporcionando excelente controle de doenças iniciais, controlando patógenos como Fusarium moniliforme, Pythium spp., Colletotrichum graminicola e Stenocarpella maydis. Plantas livres de patógenos, com germinação uniforme e plântulas sadias;
  • dois inseticidas –  FORTENZA 600 FS® e CRUISER® 600 FS: essa associação permite controle de diversas pragas, principalmente cigarrinhas e percevejos, atualmente as principais ameaças às lavouras de milho. Controle ainda sobre tripes, corós e lagartas;
  • e um inovador bioestimulante: EPIVIO® Vigor, desenvolvido exclusivamente para TS. É um promotor fisiológico que auxilia as plantas a expressarem melhor o seu potencial produtivo.

TRATAMENTO DE SEMENTES MILHO

FORTENZA® Vip Turbo é a combinação perfeita da melhor biotecnologia Viptera, com os melhores produtos para TS, resultando em melhor estabelecimento de plantas e produtividade . 

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.