Lagartas de difícil controle podem comprometer drasticamente a produtividade da lavoura de algodão. Elas se se alimentam com frequência, têm alta capacidade reprodutiva e elevada facilidade de dispersão. Além disso, conseguem sobreviver em ambientes instáveis, adaptando-se a diversas condições climáticas.

A helicoverpa armigera e a lagarta-militar (Spodoptera frugiperda) estão entre as espécies de lagartas do algodão que mais causam danos.

Proclaim, da Syngenta, é um inseticida de contato e ingestão que proporciona uma ação rápida e eficaz contra diferentes espécies de lagartas na cotonicultura.

Lagartas do algodão: controle rápido

Entre os principais danos que as lagartas podem causar no algodão estão o ataque aos botões e as maçãs danificadas com galerias formadas pelo inseto, o que leva a sua queda.

Com prejuízos que podem chegar a 80% da lavoura caso não sejam identificadas a tempo, as lagartas da espécie helicoverpa armigera possuem alto potencial reprodutivo, podendo depositar até 1.500 ovos, colocados sempre de forma isolada sobre talos, flores, frutos e folhas.

Esta espécie pode se alimentar de folhas e caules, contudo tem preferência por brotos, frutos e vagens e causa danos tanto na fase vegetativa quanto reprodutiva.

Já as lagartas do gênero Spodoptera, como a lagarta-militar, ocorrem praticamente durante todo o período vegetativo da cultura e atacam todas as partes da planta.

Estudos apontam que cada lagarta pode destruir, em média, seis estruturas produtivas, sendo dois a três botões florais e três a quatro maçãs, durante o período do ciclo larval.

Proclaim: autoridade máxima no controle de lagartas

A aplicação de um inseticida de contato e ingestão aliada ao manejo correto da lavoura é o caminho mais indicado na proteção das plantas contra as lagartas de difícil controle. Por isso, a escolha do melhor produto e a identificação das estratégias corretas de monitoramento são fundamentais.

Proclaim é autoridade máxima contra as lagartas de difícil controle e se mostra eficiente em todos os estádios de desenvolvimento da cultura, protegendo a folha por muito mais tempo.

O inseticida da Syngenta oferece:

  • Rápida ação de choque: bloqueia a alimentação da lagarta do algodão em pouco tempo após a aplicação, proporcionando rápido controle;
  • Excelente efeito residual: sua ação translaminar protege as duas faces da folha por mais tempo, evitando que o produto seja lavado pela chuva;
  • Amplo espectro e superioridade de controle: extrai o máximo potencial da lavoura.

Proclaim também é uma ótima ferramenta de manejo de resistência e é altamente seletivo, ou seja, dentro do tecido foliar o produto não entra em contato com os inimigos naturais.

O inseticida da Syngenta possui, ainda, ação ovilarvicida, que controla as larvas do algodão antes e durante a eclosão.

Para o controle rápido e preciso, Proclaim: o mais temido pelas lagartas de difícil controle. E para a proteção da lavoura nas diferentes fases, acesse o portfólio completo da Syngenta e conheça as soluções e tecnologias que preparamos para seguirmos cada vez mais conectados a você dentro e fora do campo.