Skip to main content

Como o tratamento de sementes pode promover a sustentabilidade?

O TS é uma importante prática agrícola que auxilia na produtividade, colabora para o uso consciente dos recursos e reduz a quantidade de aplicações de defensivos

Publicado 15-12-2021 12:50:05

Linkedin Whatsapp
Como o tratamento de sementes pode promover a sustentabilidade?

O tratamento de sementes é uma das boas práticas da agricultura que proporciona ao produtor um melhor retorno da lavoura, ajudando a reduzir o índice de perdas e a controlar o ataque de agentes capazes de prejudicar a cultura, como pragas, doenças e nematóides.

Por terem alta relevância para a safra, sendo um dos principais insumos agrícolas, as sementes devem ter alta qualidade para a obtenção de uma boa colheita, principalmente para que não sejam veículo de disseminação de doenças. Caso o tratamento de sementes não seja realizado, o produtor fica sujeito a grandes riscos de perda.

Essa prática também se relaciona com a sustentabilidade, permitindo a utilização mais consciente dos recursos naturais ao trazer maior eficiência no manejo da cultura.

O que é o tratamento de sementes e qual a sua importância?

É uma prática que consiste na aplicação de defensivos nas sementes, que podem ser químicos ou biológicos, para auxiliar no controle de pragas e doenças que prejudicam o desenvolvimento das plantas.

Com esse cuidado, é possível promover a proteção durante as fases de germinação e emergência da cultura, trazendo diversos benefícios, tais como:

  • controle de pragas, doenças e nematoides nos estádios iniciais da lavoura;
  • proteção da genética das sementes;
  • obtenção de plantas mais vigorosas;
  • estabelecimento do estande adequado de plantas;
  • melhor enraizamento;
  • germinação mais uniforme.

Um dos argumentos utilizados para não realizar o tratamento de sementes é o aumento dos custos com a cultura. Porém, trata-se de um investimento pequeno se comparado ao retorno em produtividade que o cuidado proporciona. Uma pesquisa realizada pela Embrapa mostrou que a média de custos com o tratamento de sementes da soja, ao longo dos dez anos analisados, foi de apenas 2,2% do total gasto com a lavoura.

Como é realizado o tratamento de sementes?

Há duas maneiras para realizar o procedimento: on farm ou industrial. A escolha da técnica mais adequada depende das necessidades e realidades de cada produtor, sendo que ambas as opções apresentam suas vantagens e desvantagens.

Tratamento de sementes "on farm”

É o tratamento convencional, realizado na própria fazenda. Tem um custo mais baixo em comparação ao tratamento de sementes industrial, no entanto necessita de mão de obra qualificada e treinada para o correto e seguro manuseio dos produtos. 

Um ponto importante é que as técnicas de tratamento permitam a boa uniformidade e recobrimento das sementes, sendo imprescindível seguir à risca as recomendações da bula, como a utilização correta de doses, e ter atenção à interação dos produtos para evitar que aconteça fitotoxicidade nas plantas. 

Tratamento de Sementes Industrial (TSI)

É realizado pela indústria responsável pela comercialização das sementes. Por utilizar alta tecnologia e profissionais especializados, esse método oferece um resultado superior, com cobertura uniforme das sementes e ingredientes ativos aplicados na dose correta em cada semente.

O TSI representa menos risco ao produtor, que compra as sementes já tratadas, e também conta com maior precisão no volume de calda utilizada. Por ser realizada sob normas rígidas de segurança, o tratamento industrial permite a preservação do meio ambiente.

Leia também:

Impactos do tratamento de sementes na preservação do meio ambiente

O tratamento de sementes oferece mais proteção à lavoura e pode reduzir a quantidade de aplicações de defensivos agrícolas. Além disso, o efeito residual dos produtos utilizados no TS retarda as próximas aplicações. 

Essa prática é uma etapa importante do Manejo Integrado de Pragas e Doenças, que, quando feita de maneira planejada e consciente, elimina o uso de defensivos em excesso, restabelece o equilíbrio natural do ecossistema e auxilia no manejo de resistência, ao aderir à rotatividade de mecanismos de ação diferentes.

Aplica Certo: plataforma da Syngenta capacita para o TS

Desenvolvemos mais uma ferramenta, com o objetivo de facilitar a vida do trabalhador rural: Aplica Certo é uma plataforma que disponibiliza treinamentos online que auxiliam a fazer o tratamento de sementes com soluções de amplo espectro, capazes de proteger as sementes dos organismos redutores de produtividade.

Convidamos você a realizar os cursos “Boas Práticas no Tratamento de Sementes na Fazenda” e “Boas Práticas no Tratamento de Sementes na Indústria”. Dessa forma, você fica atualizado sobre as práticas necessárias para que o processo seja bem-sucedido em ambos os métodos.

Navegue pela plataforma de treinamentos Aplica Certo e descubra outros cursos essenciais que vão ajudar você a aprimorar seu conhecimento:

  • NR 31.7: Segurança no trabalho com defensivos na agricultura;
  • Boas Práticas na Proteção de Cultivos.

 Basta fazer seu cadastro e pronto. Acesse agora e saiba mais!

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos em Uso Correto e Seguro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

REFERÊNCIAS:

https://agropos.com.br/tratamento-de-sementes/

https://www.syngenta.com.br/tratamento-de-sementes

https://revistacampoenegocios.com.br/tratamento-de-sementes-qual-a-importancia-no-contexto-agricola/

https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/boas-praticas-agronomicas/

https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/44454407/pesquisa-comprova-que-investir-em-sementes-tratadas-de-soja-e-rentavel

https://maissoja.com.br/tratamento-de-sementes-industrial-ou-on-farm/

https://atuaagro.com.br/blog/cuidados-iniciais-na-lavoura-a-importancia-do-tratamento-de-sementes/

https://agriq.com.br/tratamento-sementes/

https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/tratamento-de-sementes/

https://www.grupocultivar.com.br/artigos/importancia-do-tratamento-de-sementes-de-soja

https://maissoja.com.br/quando-desafios-geram-sustentabilidade/

https://boaspraticasagronomicas.com.br/boas-praticas/manejo-integrado-de-pragas/

http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Para%20sua%20empresa/Publica%C3%A7%C3%B5es/2016_9_MANEJO_INTEGRADO_DE_PRAGAS.pdf

 

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta