Dentro do processo de rotação e sucessão de culturas (soja-milho), a dessecação pré-plantio da soja é uma estratégia inteligente para os sojicultores que procuram um bom estabelecimento da cultura visando a alta produtividade.

Isso porque a prática proporciona diversos benefícios à nova lavoura, principalmente o controle de plantas daninhas que podem provocar a matocompetição inicial, o que pode impedir o estabelecimento saudável da nova cultura.

O aparecimento de plantas daninhas resistentes é cada vez mais comum no campo, muito por conta das janelas de plantio cada vez mais reduzidas ou pelo uso de moléculas herbicidas que não surtem o efeito desejado no controle dessas espécies.

Dessa forma, colocar em prática um manejo assertivo desde o pré-plantio vai proporcionar um melhor planejamento das operações na lavoura, com foco na rentabilidade da safra.

Afinal, em que consiste a dessecação pré-plantio?

O prejuízo causado pelas plantas daninhas na cultura da soja pode chegar a R$ 9 bilhões por ano e está entre os principais desafios enfrentados pelos sojicultores durante o desenvolvimento da cultura.

Por isso, a dessecação pré-plantio da soja pode contribuir para o manejo de plantas daninhas, uma vez que um herbicida com diferente mecanismo de ação utilizado antes da semeadura pode eliminar diversas espécies resistentes ao glifosato e a outras moléculas.

Vale ressaltar que uma dessecação bem-feita proporciona inúmeros benefícios à lavoura. Confira os 5 principais:

  1. Facilidade no plantio: com a lavoura limpa e livre de daninhas, a operação com os maquinários é facilitada, fazendo com que estes apresentem boa performance.

  2. Melhor distribuição de sementes: com a operação dos maquinários facilitada, a distribuição das sementes se torna mais precisa, tanto em questão de quantidade de sementes quanto em função da profundidade adequada.

  3. Formação da palhada: a dessecação elimina plantas daninhas e restos culturais e favorece a formação de palhada, que ajuda a manter a umidade do solo.

  4. Evita a matocompetição inicial: as plantas se desenvolvem de forma saudável, sem disputar espaço, luz e nutrientes com invasoras.

  5. Melhor estabelecimento do estande: as plantas crescem de forma uniforme e expressando seu máximo potencial produtivo.

A dessecação pré-plantio é uma das primeiras práticas de manejo na área produtora, deixando-a pronta para a semeadura e livre de intervenções de invasoras, proporcionando um ambiente favorável ao desenvolvimento pleno da soja.

Principais plantas daninhas de pré-plantio

Como vimos, o estabelecimento da cultura é uma etapa importante dentro do processo produtivo e, por conta da matocompetição inicial, a cultura da soja pode ter problemas para se desenvolver.

Entre as plantas daninhas que podem estar presentes nesse período de pré-plantio, podemos destacar: trapoeraba (Commelina benghalensis), leiteiro (Euphorbia heterophylla), soja voluntária (Glycine max) e corda-de-viola (Ipomoea grandifolia).

No entanto, três espécies estão entre as maiores preocupações dos produtores por apresentarem resistência a herbicidas, serem consideradas de difícil controle e servirem como hospedeiras de insetos e patógenos, o que pode causar ainda mais prejuízos à lavoura.

Buva (Conyza spp.)

Essa daninha pode atingir 1,5 metros de altura, tem rápida infestação e reprodução, podendo produzir até 200 mil sementes por planta, o que dificulta o manejo de controle na lavoura. É resistente a vários mecanismos de ação, incluindo os inibidores da EPSPS (glifosato).

Buva

Caruru (Amaranthus spp.)

Nos últimos anos, essa espécie apresentou casos de resistência ao glifosato (EPSPs) e ao chlorimuron (ALS) registrados no país, o que ligou o alerta dos produtores de soja durante o período de pré-plantio, uma vez que possui rápida capacidade reprodutiva, exigindo um manejo adequado feito por meio de boas práticas agrícolas para controlá-la a tempo.

Caruru roxo

Capim-amargoso (Digitaria insularis)

É considerada uma das daninhas mais preocupantes da soja, pois tem capacidade de produzir mais de 100 mil sementes por planta, além de ter casos registrados de resistência ao glifosato e a outros mecanismos de ação.

Capim-amargoso

Crédito: Embrapa

Leia também

Plantas daninhas na soja: saiba como eliminar esse mal pela raiz

Como obter uma dessecação pré-plantio bem-feita

A escolha do herbicida ideal para a dessecação pré-plantio é fundamental para alcançar os resultados esperados e uma lavoura limpa.

Sabendo que o mecanismo de ação nessa etapa da cultura é importante para a boa performance do produto no campo, a Syngenta desenvolveu Reglone®, herbicida com ação de contato para eliminar as invasoras já emergidas.

O dibrometo de diquate é o ingrediente ativo responsável pela eficácia da solução na dessecação pré-plantio, oferecendo as melhores condições para a semeadura da soja.

Entre os benefícios de Reglone®, destacam-se:

  • Melhor opção para dessecação pré-plantio e sequencial;

  • Controle de plantas resistentes ao glifosato e a outros mecanismos de ação, deixando a lavoura limpa;

  • Rápida ação, sendo um herbicida multicultura eficiente na dessecação.

Vale ressaltar ainda que Reglone® também pode ser usado na pré-colheita, oferecendo uma dessecação de alta performance, rapidez e uniformidade para a soja.

Uma lavoura produtiva depende de um manejo adequado desde o início da cultura, utilizando tecnologias inovadoras que auxiliem o produtor a superar os desafios diários do campo e contribuam para que as plantas expressem seu máximo potencial produtivo. Conheça o portfólio de produtos Syngenta e tenha bons resultados em rentabilidade.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe todos os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!