Skip to main content
Submitted by otavio@macfor.com.br on
Direto do campo home tag
Imagem 2 - 522x384
Soja
Imagem 3 - 842x384
Soja
Subtítulo
A combinação de ativos potentes é capaz de reduzir a incidência do complexo de doenças da soja, especialmente da ferrugem asiática e da mancha-alvo, protegendo o potencial produtivo da lavoura
Cultura
Produto
Segmento do produto
Banner específico
NIDs relacionados
726,479,1816
Prioridade
Descrição resumida

A combinação de ativos potentes é capaz de reduzir a incidência do complexo de doenças da soja, especialmente da ferrugem asiática e da mancha-alvo, protegendo o potencial produtivo da lavoura

Descrição completa

A cultura da soja é a mais importante do Brasil, com o produto ocupando o primeiro lugar no ranking dos mais produzidos e exportados. No entanto, doenças podem afetar a lavoura e trazer prejuízos para quem trabalha com a produção desses grãos.

De acordo com a consultoria Safras & Mercado e como consta em uma notícia da seção de Economia da UOL, a safra 2021/22 deverá render cerca de 3.590 quilos por hectare, atingindo 142,24 milhões de toneladas de soja.

Esse aumento se deve à forte rentabilidade da produção do grão ao longo de 2020 e 2021 e à manutenção dos preços elevados da oleaginosa, fazendo com que a cultura da soja seja priorizada para ocupar novas áreas de cultivo.

O perigo das doenças da soja

No entanto, os produtores precisam lidar com um dos fatores que gera bastante preocupação e que pode diminuir esses números tão animadores. As doenças da soja ameaçam a produção e são capazes de diminuir a produtividade da lavoura.

Ainda assim, é possível controlar as infestações por meio de técnicas de manejo adequadas, a fim de proteger a cultura e o resultado da produção.

Para auxiliar no combate da ferrugem asiática, por exemplo, são previstas medidas de vazio sanitário e calendário de semeadura, publicadas em portaria de maio de 2021, pelo Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Apesar dessa iniciativa, como o fungo é transportado facilmente pelo vento, a presença da doença em países vizinhos atrapalha o combate do patógeno.

Sem estratégias adequadas de manejo, a perda pode ser bastante significativa. Segundo dados da Embrapa, a redução provocada pela mancha-alvo pode chegar a 15% da produtividade, enquanto a ferrugem-asiática pode prejudicar entre 30% e 70% da produção.

Principais doenças que afetam a cultura de soja

Diversos patógenos são capazes de prejudicar o desenvolvimento da soja. Aqui vamos destacar duas doenças que têm despertado uma enorme preocupação atualmente: ferrugem asiática e mancha-alvo.

Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi)

Image removed.

Os primeiros sintomas da ferrugem asiática são difíceis de enxergar, caracterizando-se por pequenos pontos escuros sem borda amarelada.

A evolução é bastante rápida – os pontos escuros tomam conta da parte inferior da planta e passam a formar protuberâncias (as urédias), nas quais o fungo produz seus esporos. Na fase seguinte de contaminação, a folha fica com aspecto seco e adquire tons próximos ao marrom-claro.

Por ser disseminada pelo vento, a ferrugem asiática apresenta extrema dificuldade de controle para o agricultor. Além disso, possui alto poder destrutivo, por provocar a desfolha antecipada, diminuir o tamanho do grão e, consequentemente, reduzir a produtividade da lavoura.

Mancha-alvo (Corynespora cassiicola)

Image removed.

A mancha-alvo apresenta como primeiros sintomas a formação de pontos na cor parda e halo amarelado. Durante o estágio evolutivo, os pontos transformam-se em manchas circulares, de cor castanho-clara a castanho-escura, que se assemelham a pequenos alvos.

Essa doença surge principalmente entre os períodos de florescimento e enchimento dos grãos, facilitada por condições de temperaturas entre 18°C e 22°C, chuva e alta umidade do ar (acima de 80%).

As consequências da contaminação por mancha-alvo são a redução da área fotossintética da planta e a desfolha precoce, comprometendo o enchimento dos grãos, além de causar o apodrecimento de vagens e hastes. Esses problemas afetam a capacidade produtiva da cultura e impedem o pleno desenvolvimento da lavoura.

Fungicidas inovadores preservam a produtividade da soja

Uma das técnicas mais eficientes para proteger a lavoura e evitar a disseminação da ferrugem asiática e da mancha-alvo é a aplicação de fungicidas eficientes, que contribuem para o manejo de complexo de doenças no momento ideal, de maneira que o potencial produtivo da cultura se mantém em níveis altos.

Com foco nessa solução, a Syngenta desenvolveu Mitrion™, produto inovador que traz a combinação dos dois ativos mais potentes do mercado, oferecendo excelentes resultados no controle de doenças da soja.

Mitrion™ é composto por dois ativos: um é o Solatenol (carboxamida), que possui efeito preventivo e fica fortemente fixado às plantas, impedindo a entrada do fungo e proporcionando ótimo efeito residual.

O segundo ativo de Mitrion™ é o Protioconazol (triazol), que penetra rapidamente na folha e alcança infecções já estabelecidas, proporcionando, assim, um bom efeito curativo.

A combinação desses dois ingredientes faz com que Mitrion™ tenha alta eficácia no controle de doenças, protegendo a cultura da contaminação de patógenos e preservando a capacidade de produção da lavoura.

Além disso, a formulação dispensa o uso de adjuvantes, algo bastante inovador. Essa característica proporciona maior praticidade no momento da aplicação, otimizando o trabalho na lavoura.

Tecnologia Empowered Control

Além da combinação altamente eficiente dos ativos, Mitrion™ conta com a tecnologia Empowered Control, uma inovação no quesito formulação. Essa tecnologia atua na melhoria da retenção, do espalhamento e da translocação do produto nas plantas. Graças a essas características, o fungicida tem ação imediata, elevando o controle das doenças que afetam a cultura da soja.

 

Confira como Mitrion™ fez a diferença em diferentes regiões

Compilamos alguns dados que mostram como a aplicação de Mitrion auxiliou na preservação da sanidade da lavoura de soja em várias regiões do país. Confira os cards!

Image removed.

Image removed.

Image removed.

Image removed.

Image removed.

Image removed.

Mitrion™ traz as seguintes vantagens para o produtor:

  • Combinação inovadora: contém os dois ativos mais potentes do mercado, Solatenol e Protioconazol.

  • Máxima potência: alta eficiência no combate às manchas foliares, com destaque para Mancha-Alvo e à ferrugem asiática.

  • Controle superior: maior efeito preventivo e curativo.

  • Conveniência: tecnologia Empowered Control, que eleva a eficácia dos produtos e gera maior praticidade, pois dispensa o uso de adjuvantes.

Com o manejo adequado, é possível diminuir os índices de contaminação dos patógenos causadores de doenças como a mancha-alvo e a ferrugem asiática, protegendo a lavoura de soja e permitindo que a cultura alcance seu máximo potencial produtivo.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

 

Add new comment

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and email addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Editoria Mais Agro
No votes yet