O Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja e com ótimas expectativas de ultrapassar os Estados Unidos – até então o maior produtor mundial – na safra 2020/21. Prova disso é que a produtividade do sojicultor brasileiro não para de crescer, com números impressionantes.

Contudo, a medida que a produtividade se eleva, os desafios que os produtores enfrentam se elevam quase que na mesma proporção. Entre os desafios pode-se citar as variações do clima, combate de pragas e doenças e a constante busca pela produtividade.

Parte da solução para enfrentar esses desafios passa, necessariamente, pelo uso das sementes de soja com genética e biotecnologia superiores, caso da marca NK, que volta ao mercado brasileiro proporcionando maior produtividade e rentabilidade ao produtor.

Para saber mais sobre os desafios enfrentados pelos produtores de soja e falar sobre o relançamento da semente de soja NK no Brasil, conversamos com Reinaldo Torres, gerente de produto da soja NK no Brasil e Paraguai, da Syngenta.

Principais desafios enfrentados pelos produtores de soja no Brasil

Anualmente, safra após safra, o produtor brasileiro de soja tem desafios relevantes na condução da sua lavoura. Tais desafios ocorrem pela presença de pragas e doenças, condições climáticas adversas, tratos culturais e escolha da soja ideal para cada talhão.

“Sem dúvidas, doenças, pragas e plantas daninhas estão entre os desafios mais importantes. Além disso, há as condições climáticas adversas, que por muitas vezes saem de uma zona de domínio completa dos produtores”, indica Reinaldo Torres.

Além dessas questões, Torres indica também que o preparo da área e a adequada escolha das variedades de soja para cada talhão, além da definição da época de plantio desejada são desafios críticos que todo produtor invariavelmente irá enfrentar ao longo da safra.

Tecnologia e genética adaptada são essenciais para enfrentar os desafios

 Para minimizar ou solucionar os principais problemas salientados anteriormente, Torres cita a importância do uso de tecnologia e genética de última geração. “O produtor precisa empregar tecnologia e genética que sejam adaptadas à sua região para o melhor estabelecimento e condução desse tipo de lavoura”, indica.

Assim, com o objetivo de priorizar a máxima rentabilidade do produtor de soja, a Syngenta está trazendo ao Brasil um portfólio totalmente novo da sua marca de sementes NK, ainda muito conhecida e bem vista pelos produtores brasileiros.

Para a safra 20/21 a empresa irá lançar cinco novas cultivares de soja, considerando as características regionais de adaptação. “Estas cultivares foram avaliadas através de anos de pesquisa nas principais regiões de soja do Brasil”, explica Reinaldo Torres.

Neste cenário, o gerente de produto da soja NK explica que a decisão pela semente de soja é certamente uma das escolhas mais importantes a serem feitas pelo produtor. “Será por meio da semente que podemos determinar o potencial produtivo de uma lavoura de soja. Por isso, o novo portfólio de soja NK será um importante aliado do produtor na sua busca por rentabilidade na safra”, diz.

Sementes de soja NK: importantes qualidades e diferenciais

Quando escolhidas pelo produtor de soja, as sementes de soja NK certamente trarão muitos benefícios. Segundo Torres elas possuem hoje a principal biotecnologia utilizada na cultura da soja (IntactaRR2PRO®).

Essa biotecnologia endereça boa parte dos desafios frente a pragas e ervas daninhas e estas novas variedades NK trazem genética adaptada às realidades de todo o país, considerando características relevantes de tolerância a doenças regionais encontradas na cultura da soja, como a podridão radicular de fitóftora no sul do país, e áreas com alta pressão de população de nematoides no Cerrados”, explica o gerente de produto da soja NK.

Todo esse pacote de biotecnologia e genética encontrado nas sementes de soja NK fará com que o produtor alcance a rentabilidade desejada aliada a máxima qualidade, decorrente de 140 anos de pesquisa em sementes globalmente, sempre com a qualidade da Syngenta.

 Reinaldo Torres frisa ainda que este é apenas o ano de lançamento da marca no Brasil. “Lançaremos nos próximos anos novas variedades que continuarão apoiando o produtor nos seus desafios diários na cultura da soja, com base em tecnologia e genética adaptada regionalmente”.

Torres finaliza: “Neste compromisso, ofertaremos ao produtor variedades com a melhor genética, desenvolvidas nas plataformas tecnológicas atuais e que estão para serem lançadas. Isso nos posicionará como uma marca de ampla oferta de soluções ao produtor”.