As sementes são o ponto inicial da lavoura, consideradas uma fortaleza para a produtividade, e merecem atenção especial. O material genético utilizado (cultivar), deve ser escolhido estrategicamente,  levando em consideração as características e o histórico da área de cultivo em relação à ocorrência de pragas, doenças e nematoides.

No entanto, é importante lembrar que de nada adianta escolher a melhor cultivar, se essa não terá condições de expressar o seu máximo potencial produtivo em função do ataque de pragas, fungos e nematoides presentes no solo no início do seu desenvolvimento, considerada uma das fases mais críticas. Por isso, realizar o tratamento de sementes é uma etapa fundamental para uma lavoura produtiva.

Tipos de tratamentos de sementes

Existem inúmeras modalidades disponíveis de tratamento de sementes, para diferentes propósitos, sendo eles o tratamento de sementes na fazenda, conhecido como on farm (realizado pelo próprio agricultor) e na indústria (no qual as sementes são tratadas em um ambiente especializado). No entanto, é importante entender, a depender do método, quais benefícios, vantagens e desvantagens serão obtidos.

Na necessidade de proteção das sementes contra pragas, doenças e nematoides, um complexo de produtos terá de ser utilizado, isso porque, para pragas (como insetos e ácaros), os inseticidas e acaricidas são recomendados, para fungos os fungicidas – e para esses é necessário ter em mente, que, a depender do tipo de fungo, o tratamento deverá ser diferente. 

Por exemplo, se na área de cultivo estiverem ocorrendo patógenos pertencentes ao grupo dos Oomicetos, considerados fungos não verdadeiros, as moléculas que tenham como ação a inibição da síntese de ergosterol (caso dos triazóis por exemplo) não serão eficientes para esses, sendo necessário ou a escolha de um grupo químico eficiente aos fungos verdadeiros e não verdadeiros, ou a combinação de dois fungicidas.

Para nematoides, por outro lado, é necessário o uso de produtos com ação nematicida. Dessa maneira, além do cuidado com a escolha do TS adequado para o alvo, há de se considerar se as moléculas serão compatíveis entre si, uma vez que o não conhecimento sobre a compatibilidade pode tornar o TS ineficiente.  

Dada a complexidade envolvida na escolha, bem como em misturas de TS, recomenda-se de que, na medida do possível, o tratamento de sementes priorizado seja o industrial, tendo em vista as suas vantagens e a ótima relação entre custo x benefício.

Alguns pontos importantes sobre as sementes e o tratamento de sementes

Produtores geralmente investem altos valores em fertilizantes, tratos culturais na área de cultivo e tratamentos fitossanitários aéreos, no entanto a qualidade das sementes, por vezes, é negligenciada. Em alguns casos, o investimento é realizado, porém, alguns pontos importantes não são levados em consideração como, por exemplo, onde elas passam a ser armazenadas até que a semeadura ocorra.

Dessa maneira, antes de tudo, alguns pontos precisam ser considerados:

1. o armazenamento precisa ser em um local adequado: não adianta investir em sementes certificadas e no ato do recebimento armazená-las em local impróprio. Esse ambiente precisa ser protegido do calor e da umidade (não deve ser realizado em hipótese alguma a céu aberto);

2. é necessário ter em mente, que as sementes são organismos vivos e respiram: a sua respiração deve ser mínima até que entrem em contato com o solo para que a emergência ocorra o mais rápido possível, e o armazenamento adequado é crucial;

3. grãos não são sementes: uma boa lavoura deve iniciar com uma genética boa, ou seja, uma semente pura, de ótimo potencial fisiológico e sanidade. A legislação brasileira prevê que sejam consideradas sementes e lotes que estejam com 80% ou mais de germinação (a cada 100 sementes, 80 devem germinar, no mínimo). 

Atualmente, sementeiras utilizam, como critério de padrão de qualidade interna, testes de vigor, para assegurar uma ótima qualidade das sementes comercializadas. Dessa forma, os grãos colhidos em uma lavoura de produção de grãos não são indicados para utilização como sementes, pois geralmente não atendem aos critérios para serem considerados sementes (qualidade genética, física, fisiológica e sanitária);

tratamento de sementes soja

Sementes de soja de baixa qualidade e contaminadas por fungos.

4. é fundamental ter cuidado com o volume de calda em tratamentos na fazenda: para cada 100 kg de sementes, recomenda-se volume máximo de calda (que deve seguir as indicações do fabricante do produto utilizado) de 600 mL (que pode ser considerado alto a depender do TS. Sempre utilize o volume de acordo com as indicações do fabricante).

Tratamento de Sementes on farm

O tratamento de sementes on farm  é realizado, como o próprio nome remete, diretamente na propriedade, antes da semeadura da cultura. No entanto, o TS, principalmente químico, na fazenda, é uma prática que vem sendo substituída pelo tratamento industrial com o passar dos anos. 

Esse movimento tem ocorrido em função, principalmente, do fato de que o TS on farm possui algumas limitações caso não seja realizado de forma correta, entre as quais podemos citar:

  • maior chance de contaminação devido a exposição do operador aos produtos;
  • problemas na uniformização do tratamento, uma vez que o misturador utilizado, na maioria dos casos, não é adequado;
  • baixo rendimento operacional, devido à quantidade limitada de sementes que podem ser tratadas por vez;
  • desuniformidade de recobrimento da semente, podendo resultar em dosagens que provocam fitotoxidade e subdosagem;
  • incompatibilidade entre produtos, caso não seja consultado um técnico. Lembrando que a incompatibilidade física pode ser observada na calda, no entanto, há ainda a problemática da incompatibilidade química das moléculas, situação em que visivelmente a calda aparenta estar normal, mas na verdade está ocorrendo a incompatibilidade, que resultará em ineficiência do tratamento de sementes e consequentes prejuízos financeiros imediatos, ao produtor pelo investimento nos produtos, e à cultura, pela ausência de proteção em um momento crítico do seu desenvolvimento.

A tendência, com o passar dos anos e avanço das tecnologias, é que as sementes passem a ser tratadas via indústria, especialmente pela segurança e o ótimo custo x benefício no momento de sua aquisição.

Tratamento de Sementes Industrial (TSI)

Já o tratamento de sementes industrial, em geral, é realizado nas indústrias de beneficiamento de sementes. Com frequência, a depender da empresa, o TSI é realizado logo após o beneficiamento. Nesse contexto, diversos estudos já comprovaram que a qualidade das sementes tratadas, após o beneficiamento e armazenamento, não foi reduzida, pelo contrário, proporcionou benefícios e melhor conservação. 

Algumas das principais vantagens do TSI:

  • redução dos riscos de contaminação dos operadores e do ambiente, uma vez que o descarte das embalagens é realizado de forma apropriada, segundo a legislação;
  • eficiência na aplicação uniforme da dose do produto, sem que haja desperdícios, subdosagens ou efeito fitotóxico nas sementes tratadas;
  • praticidade e rapidez, uma vez que as sementes já chegam à propriedade tratadas, sendo necessário apenas a semeadura posteriormente;
  • realização feita por equipamentos adequados, de ótima precisão, equipados com balança, controle de fluxo das sementes que entram no sistema, bombas de alta precisão, controle do volume aplicado e possibilidade de aplicação de diversas formas (pó, líquido, óleo, entre outros), que resultam em uma boa cobertura das sementes.

Principais benefícios de um bom tratamento de sementes

Embora os benefícios envolvidos no tratamento de sementes de soja sejam inúmeros, vamos apresentar, a seguir, os principais:

1. Possibilita proteção inicial contra pragas, fungos e nematoides presentes no solo

É importante ter em mente, que o solo é um universo complexo de micro e macro organismos, e possuiu aqueles que são benéficos aos sistemas de produção, mas também aqueles que têm as culturas agrícolas como hospedeiras, como é o caso de pragas que têm ou completam seu ciclo de vida nesse ambiente. 

Além disso, existem ainda os fungos habitantes de solo, que causam problemas diretamente nas sementes e/ou em seu sistema radicular. 

Outra ameaça, recentemente mapeada em todas as regiões produtoras em diferentes intensidades e espécies, são os nematoides. Todos esses organismos, juntos, configuram um desafio ao estabelecimento de uma lavoura produtiva e demandam atenção redobrada. 

2. Fornece condições para rápida emergência e uniformidade do estande

Protege o estande e o estabelecimento inicial da lavoura, fornecendo condições ideais para rápida emergência e uniformidade do estande, mesmo em condições adversas.

3. Evita necessidade de ressemeadura pelo ataque de pragas, doenças e nematoides

Sementes sem proteção ficam vulneráveis a patógenos de solo e pragas, por isso, a proteção com o tratamento de sementes é fundamental, evitando a necessidade de ressemeadura, que configura custos ao produtor. O TSI é um investimento para a lavoura!

4. Baixo custo e grandes benefícios

Dado o fato de que o TSI, atualmente, representa cerca de 2% do custo total da lavoura, ele possui um ótimo custo x benefício, de modo que a rápida emergência, a uniformidade e o estande vigoroso fornecerão condições para que a cultura expresse o seu máximo potencial produtivo.

5. Tratamento de sementes reduz a população de pragas, fungos de solo e nematoides na área de cultivo

A redução do inóculo primário de patógenos e pragas de difícil controle que estão presentes no solo confere benefícios não somente para a cultura da soja, mas também para as culturas subsequentes, mantendo esses invasores em níveis populacionais que não causem danos expressivos aos cultivos. Mas é importante ressaltar que o manejo integrado de pragas e doenças deve ser realizado, integrando demais métodos de controle, bem como a realização de TSI a cada nova implantação de uma cultura. Desse modo, as ameaças à lavoura e à produtividade permanecem controladas.

FORTENZA® Elite: uma única oferta, para pragas, doenças e nematoides que ameaçam o arranque inicial da sua lavoura de soja!

FORTENZA® Elite é uma solução completa, inovadora e com performance superior no controle do complexo de pragas, doenças e nematoides presentes no solo que prejudicam o desenvolvimento inicial das plantas. A oferta é a combinação de quatro soluções eficazes e sinérgicas que contam com seis ativos diferentes para o tratamento de sementes de soja: FORTENZA®, CRUISER®, AVICTA® e MAXIM® Advanced.  

Com o TSI FORTENZA® Elite, você não precisa se preocupar com problemas de incompatibilidade, uma vez que os produtos utilizados já vem em uma única oferta. A seguir, confira as principais características e pragas, doenças e nematoides controlados por FORTENZA® Elite, por meio da junção de dois inseticidas poderosos, um nematicida e um fungicida:

FORTENZA®

É um inseticida sistêmico, de contato e ingestão que protege as sementes contra as pragas iniciais, atuando ainda no controle preventivo do ataque de pragas. É um tratamento de sementes à base da melhor diamida do mercado, promovendo um estande firme e forte desde o início, permitindo que a cultura expresse o seu máximo potencial produtivo. 

Com amplo espectro de ação, protege a cultura da soja de ameaças conhecidas como:

  • complexo de lagartas:
  • helicoverpa (Helicoverpa armigera);
  • lagarta-das-folhas (Spodoptera eridania);
  • lagarta-da-soja (Anticarsia gemmatalis);
  • lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus);
  • lagarta-falsa-medideira (Chrysodeixis includens);
  • lagarta-rosca (Agrotis ipsilon);
  • coró (Liogenys fuscus);
  • mosca-branca (Bemisia tabaci Biótipo B);
  • tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus);
  • vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa), entre outras.

CRUISER®

É um inseticida sistêmico do grupo químico dos neonicotinoides (tiametoxam), de rápida translocação pelos tecidos da planta, o que possibilita um controle superior das principais pragas iniciais. Além disso, conta com um efeito bioativador comprovado, tornando-a mais robusta. 

Confere proteção prolongada contra as principais pragas

  • broca-do-colo, também conhecida como lagarta-elasmo (Elasmopalpus lignosellus);
  • cupim-de-montículo ou cupim-de-monte (Procornitermes triacifer);
  • mosca-branca (Bemisia tabaci Biótipo B); 
  • tamanduá-da-soja ou bicudo-da-soja (Sternechus subsignatus);
  • coró (Liogenys fuscus);
  • torrãozinho (Aracanthus mourei);
  • vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa).

AVICTA®

É um nematicida de contato e ingestão, pertencente ao grupo químico das avermectinas. Conta com uma formulação inovadora que favorece a movimentação do ingrediente ativo nas raízes. Dessa maneira, conforme as raízes se desenvolvem e crescem, o produto forma uma zona de proteção em torno delas, protegendo-as por mais tempo contra o ataque dos nematoides, principalmente.

É eficaz no controle de diversas espécies de nematoides que vêm causando danos acentuados ano a ano, nas mais diversas regiões produtoras de soja. Como exemplo, temos: 

  • nematoide-das-lesões (Pratylenchus brachyurus) e; 
  • nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita).

MAXIM® Advanced

Para fechar com chave de ouro, FORTENZA® Elite conta ainda com MAXIM® Advanced, um fungicida sistêmico. Essa solução foi desenvolvida especialmente para o tratamento de sementes. 

Conta com três poderosos ingredientes ativos: metalaxil-m (acilalaninato – que interfere na síntese de ácidos nucléicos, A1), tiabendazol (benzimidazol – interfere na mitose e divisão celular, B1) e fludioxonil (fenilpirrol – transdução de sinais, E2). Essa combinação resulta no controle dos principais fungos de solo que atacam sementes da cultura da soja, incluindo:

  • Podridões, como:
  • podridão-da-semente ou podridão-do-colo (Fusarium pallidoroseum); 
  • podridão-aquosa ou mela (Rhizoctonia solani); 
  • podridão-de-Sclerotinia, também conhecida como mofo-branco (Sclerotinia sclerotiorum); 
  • podridão-dos-grãos-armazenados (Aspergillus flavus);
  • Mancha-púrpura-da-semente, também conhecida como crestamento-foliar-de-cercospora (Cercospora kikuchii);
  • Phomopsis-da-semente (Phomopsis sojae);
  • Verrugose, também conhecida como cladosporiose (Cladosporium herbarum).

Diante dos alvos de FORTENZA® Elite, fica claro que, pensou em Tratamento de Sementes de soja? Pensou FORTENZA® Elite, o único que protege as sementes de forma completa, sendo a melhor solução de tratamento de sementes para o controle de pragas, nematoides e doenças causadas por fungos de solo.

Confira os benefícios de FORTENZA® Elite:

  • controle eficiente de pragas e doenças;
  • proteção das plantas no estádio inicial;
  • amplo espectro de ação;
  • controle de nematoides;
  • conveniência para o tratamento (mistura pronta);
  • compatibilidade de produtos para o tratamento químico e biológico de sementes.

Para uma nova agricultura que busca uma solução completa, inovadora e uma performance superior no controle do complexo de pragas, doenças e nematoides para o estádio inicial das plantas, a máxima proteção de FORTENZA® Elite é comprovada pelos principais pesquisadores e também pelos ótimos resultados obtidos no campo.

É importante lembrar que essa oferta está disponível apenas para o Tratamento de Sementes Industrial (TSI). No entanto, produtores podem solicitar, junto às sementeiras ou distribuidores, as sementes já tratadas com o TSI mais completo do mercado: FORTENZA® Elite.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos juntos um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe a central de conteúdos Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!