A soja é a cultura de maior importância para a agricultura brasileira, colocando o país em primeiro lugar como o maior produtor e exportador da oleaginosa no planeta. No entanto, quando o assunto é a sanidade da lavoura, o produtor deve ficar atento às ações de manejo para que o seu plantio não seja prejudicado por pragas. Entre elas, as lagartas de difícil controle, que causam prejuízos estimados em até 50%, gerando um impacto considerável na rentabilidade da plantação.

As perdas na produtividade provocadas por essas pragas acontecem  porque algumas espécies se alimentam das folhas, impedindo a fotossíntese e o crescimento saudável da planta, levando à desfolha na lavoura. Há, ainda, as lagartas que se alimentam do sistema reprodutivo da soja, o que pode ocasionar desde a queda na qualidade do grão até o comprometimento total da planta.  

Dentre os tipos de lagartas da soja que preocupam o produtor no campo, estão:

  • Lagarta helicoverpa (Helicoverpa armigera): comum em todas as regiões produtoras do grão no território nacional e com grande potencial destrutivo, os danos causados por essa espécie são consequência de sua alimentação.

soja-seja-implacavel-contra-as-lagartas-na-sua-lavoura

A helicoverpa ingere tanto as folhas quanto os grãos da soja, podendo comprometer até 40% da lavoura. Considerada uma praga emergente, possui hábitos subterrâneos, o que a torna uma ameaça ainda mais complexa de ser controlada.

  • Lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens): considerada uma espécie com grande potencial de danos à soja, essa espécie se destaca pela voracidade no consumo foliar e por seu comportamento na cultura. Encontrada em todas as regiões tradicionais de cultivo da oleaginosa, uma de suas principais características está o seu hábito de locomoção, dobrando o corpo como se estivesse medindo palmos.

soja-seja-implacavel-contra-as-lagartas-na-sua-lavoura

À medida que cresce, a partir do terceiro instar, a falsa-medideira consome o limbo, deixando as nervuras da folha intactas, o que causa um aspecto rendilhado. Quando mais desenvolvida, pode destruir completamente as folhas, danificando até as hastes mais finas. Essa espécie também se alimenta das folhas do baixeiro das plantas, dificultando seu controle devido à baixa exposição e à dificuldade de as aplicações atingirem o alvo.

 

Acabe com as lagartas de difícil controle na soja

Para controlar o ataque nas lavouras de soja, a escolha de um inseticida com rápida ação de choque e residual prolongado como Proclaim,é a solução mais eficaz para acabar com as lagartas de difícil controle.

Entre os diferenciais da solução da Syngenta, estão:

  1. Manejo antirresistência: pertence ao Grupo 6 de classificação do Comitê de Ação a Resistência a Inseticidas (IRAC) e conta com um diferente modo de ação em relação a outros produtos do mercado, conhecido como ativador dos canais de cloro, o que torna seu desempenho ideal para rotação em Programas de Manejo de Resistência a Pragas.
  2. Rápida ação de choque:  paralisa as lagartas nas primeiras horas após a absorção, bloqueando a alimentação da praga.
  3. Altamente seletivo: não causa impactos sobre os inimigos naturais, atingindo apenas as lagartas de difícil controle.
  4. Ação translaminar: a rápida absorção protege as plantas em pouco tempo após a aplicação e o movimento translaminar no tecido foliar protege os dois lados da folha da lavagem da chuva, proporcionando um excelente efeito residual.
  5. Ação ovi-larvicida: controla as larvas de diversas espécies de lagartas antes e durante a eclosão dos ovos.

Para uma lavoura saudável e livre de pragas, conte com o portfólio completo de produtos da Syngenta, que oferece soluções eficientes para um manejo eficaz durante todos os ciclos da cultura.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.