O produtor enfrenta grandes desafios durante todo o ciclo da soja, como a agressividade da ocorrência do complexo de doenças nos primeiros estádios, que pode comprometer toda a produtividade. Por isso, antecipar-se com o cuidado da lavoura, através de medidas preventivas, é uma estratégia eficiente que proporciona melhor sanidade da cultura.

Para se ter uma ideia, além da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), considerada uma das principais doenças da soja, todo o complexo pode trazer até 80% de perdas se o manejo não for realizado no período correto.

Além do complexo de manchas, doenças como cercosporiose (Cercospora kikuchii) e oídio (Microsphaera diffusa) também são responsáveis por ocasionar diversos tipos de danos que impactam diretamente a rentabilidade da lavoura.

O melhor manejo de doenças na cultura da soja deve se iniciar logo no início, visto que os patógenos são capazes de sobreviver na palhada e nos restos culturais da entressafra, podendo estar presentes desde o momento da emergência da cultura.

Por que a aplicação zero é tão eficiente nos primeiros estádios da cultura?

A aplicação zero de fungicida é uma das estratégias de manejo mais eficientes para evitar o problema com o complexo de doenças da soja, nos primeiros estádios de desenvolvimento da cultura.

As plantas mais jovens têm maior suscetibilidade ao ataque de fungos, que podem infectar e colonizar a lavoura sem apresentar sintomas em um primeiro momento. As doenças, principalmente as manchas, acometem a planta desde a fase inicial até o final do ciclo, apresentando alto potencial de danos.

Após o plantio, a aplicação zero é a primeira na cultura da soja a ser realizada nas folhas. Ela é feita ainda no estádio vegetativo da cultura e reduz significativamente a evolução das doenças ao longo do ciclo.

A aplicação zero com Score Flexi combate as diversas doenças (manchas, oídio, antracnose, cercosporiose e ferrugem) antes que o ataque se torne perceptível no campo. O fungicida assegura a boa construção da sanidade foliar das plantas, por meio do controle de doenças, desde o estádio vegetativo, auxiliando no desenvolvimento saudável da cultura até o estádio reprodutivo e do enchimento dos grãos, de maneira a contribuir para extrair ao máximo o potencial produtivo da lavoura.

Essa estratégia de manejo inicial é essencial para garantir a proteção das lavouras desde o início, entregando uma soja mais sadia e livre de doenças para as aplicações seguintes.

Vale destacar que a aplicação no vegetativo ainda contribui para ganhos expressivos de produtividade. Ao se optar por essa prática no manejo de doenças, o produtor garante uma maior proteção das folhas do baixeiro, local onde se iniciam as infecções. Essa parte da planta tem grande participação no processo de enchimento de grãos, e medidas de controle no vegetativo proporcionam maiores produtividades nesse terço inferior das plantas.

Score Flexi: fungicida para estádio vegetativo da soja

Sabendo da importância de iniciar o manejo contra as doenças já no estádio vegetativo, a Syngenta conta com Score Flexi em seu portfólio, um fungicida sistêmico de alta eficiência na proteção contra doenças e manchas no início da cultura.

Score Flexi tem ação preventiva devido à combinação de dois potentes ingredientes ativos, Propiconazol e Difenoconazol, com excelente performance de controle nas principais doenças da soja. Além disso, a aplicação zero do produto é indicada entre 25 e 30 dias após a emergência da cultura.

Confira, na animação a seguir, o posicionamento indicado de Score Flexi.

Infográfico

A aplicação com Score Flexi no vegetativo garante um melhor retorno sobre o investimento. Sua formulação contém ingredientes ativos especialistas no controle de manchas e, por isso, proporciona uma lavoura com menor pressão de doenças, sendo ferramenta essencial em qualquer programa de manejo.

O fungicida da Syngenta apresenta, ainda, outros diferenciais para a lavoura:

  • Eficácia comprovada no controle de doenças;

  • Soja mais limpa e saudável, do início ao fim do ciclo da cultura;

  • Excelente custo-benefício ao produtor, contribuindo para a diminuição da pressão de doenças ao longo do ciclo.

O que fazer quando há alto risco de ferrugem asiática na lavoura?

Score Flexi é o fungicida indicado para aplicação no vegetativo, a fim de prevenir a lavoura contra o ataque de patógenos durante o ciclo da soja. No entanto, para regiões com maior risco de aparecimento de ferrugem asiática, recomenda-se o uso de Cypress, fungicida multipotente.

Cypress tem ação preventiva e curativa no manejo das principais doenças da cultura, principalmente contra a ferrugem asiática, com o diferencial de ser uma solução polivalente – ou seja, pode ser combinada a outros fungicidas, atuando como fungicida principal ou nas últimas aplicações da lavoura.

Resultados comprovam a eficiência da aplicação zero

Produtores que adotaram a estratégia de aplicação zero com Score Flexi na lavoura comprovaram resultados superiores em produtividade.

No infográfico a seguir, é possível constatar esses bons números na comparação entre a área que realizou a aplicação de Score Flexi no estádio vegetativo e a área que não realizou essa etapa do manejo preventivo de doenças.

Resultado 1

Em um acompanhamento realizado em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, a produtividade aumentou em mais de 4 sacas por hectare com a aplicação zero de Score Flexi:

Resultado 2

Não deixe que as doenças comprometam a sua produtividade. A Syngenta conta com um portfólio robusto de soluções que contribuem para a sanidade da lavoura, do início ao fim do ciclo da cultura, extraindo o máximo potencial produtivo do campo e impactando positivamente a rentabilidade de toda a safra.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o 

Redação Mais Agro