Uma boa produtividade depende de vários fatores que ocorrem em todas as fases da lavoura, a exemplo de adversidades climáticas, infestação de plantas daninhas ou ataque de pragas, doenças e nematoides. Por isso, os cuidados no manejo devem ser aplicados desde antes do plantio, incluindo o investimento em tecnologias de cultivo como o tratamento de sementes, que protege a cultura durante os estádios iniciais.

Entre os inúmeros benefícios, o tratamento de sementes protege a lavoura no momento inicial da cultura e contribui para o estabelecimento de um estande mais uniforme e vigoroso. Também é possível obter excelentes resultados em produtividade ao investir em tecnologias como o TSI (Tratamento de Sementes Industrial), que traz praticidade e conveniência ao produtor, que recebe as sementes prontas e tratadas para o plantio.

Principalmente na cultura da soja, que tem atingido altos índices de produtividade nas últimas safras, o TSI é uma ótima ferramenta para dar o arranque inicial necessário para a lavoura expressar o seu máximo potencial produtivo.

5 Vantagens do Tratamento de Sementes Industrial

Uma das vantagens de se investir em soluções como o TSI é assegurar que as sementes que chegarão ao produtor contem com a qualidade e a proteção necessárias para o manejo de doenças, pragas e nematoides, nos estádios iniciais da cultura.

Veja as 5 vantagens de optar pelo Tratamento de Sementes Industrial:

1. Dose certa

No TSI, as sementeiras são certificadas periodicamente a fim de garantir que a dose certa do produto é colocada em cada semente, além de serem realizados testes com amostras que comprovam a aplicação ideal do tratamento.

2. Melhor cobertura

As sementes passam por maquinários de última geração, que realizam uma cobertura completa e uniforme da solução em cada semente, evitando que uma receba mais produto do que a outra ou que haja falhas na aplicação.

3. Facilidade operacional

Todo o processo é realizado por maquinários específicos para esse tipo de tratamento, com profissionais altamente capacitados em um ambiente seguro. Além disso, o produtor tem melhor otimização no tempo, pois recebe as sementes prontas para serem semeadas, o que facilita a operação de plantio.

4. Qualidade de sementes

As sementes tratadas industrialmente são de alta procedência e, quando semeadas, proporcionam uma germinação uniforme, oferecendo à planta a possibilidade de expressar seu vigor e se estabelecer com estande ideal, o que reflete na produtividade da lavoura.

5. Tripla proteção

Atualmente, há soluções no mercado que oferecem tripla proteção para a semente, ou seja, uma formulação que contém ação fungicida, inseticida e nematicida, facilitando a vida do produtor.

Avicta® Completo: tripla proteção para a soja, desde o início

Com o apoio do Seedcare Institute, renomado centro de pesquisa e desenvolvimento de soluções para tratamento de sementes, a Syngenta sempre inova quando o assunto é a sanidade da lavoura. Visando a altas produtividades, a empresa conta com Avicta® Completo, solução pioneira que oferece tripla proteção no manejo de doenças, pragas e nematoides, protegendo os cultivos desde o plantio, com mais conveniência, qualidade e segurança.

Avicta® Completo tem a combinação 3 em 1 de Avicta 500 FS (nematicida), Cruiser 350 FS (inseticida) e Maxim Advanced (fungicida), blindando a soja desde o início. Os ingredientes ativos atuam junto às raízes e, após a germinação, a solução se movimenta com o crescimento do sistema radicular, protegendo a cultura no período em que as plantas estão mais vulneráveis aos ataques.

Avicta Completo: combinação de 3 ingredientes em um só produto

Além disso, destacamos outros grandes diferenciais da tripla proteção de Avicta® Completo:

  • Praticidade: com as sementes prontas e tratadas em mãos, basta realizar a semeadura;

  • Agilidade: promove otimização de tempo no momento do plantio;

  • Redução do custo operacional: há menos perda de produto, já que o produtor recebe as sementes com o tratamento pronto;

  • Efeito bioativador: a raiz e a parte aérea da planta ganham mais vigor durante o desenvolvimento;

  • Estabelecimento do estande: as sementes tratadas propiciam rápido fechamento das linhas da cultura e menor número de plantas danificadas na fase inicial;

  • Proteção completa: proporciona controle dos principais patógenos, pragas e nematoides que comprometem o desenvolvimento inicial da cultura.

Uma lavoura saudável e produtiva depende de um manejo adequado antes mesmo do plantio da cultura. Conheça o portfólio completo de produtos da Syngenta, com tecnologias que auxiliam o produtor do começo ao fim do ciclo, e saiba por que inovação está no DNA da empresa.