Acompanhe a playlist completa do Reality da Soja aqui: 

Você pode até não fazer parte da parcela de brasileiros que adoram acompanhar reality shows, mas neste conteúdo temos uma indicação especial que vale muito a pena ir além da espiadinha!

Chegamos ao fim de mais uma websérie de sucesso da Syngenta, o Reality da Soja Syngenta com Pierobon, e preparamos um resumo completo com os principais momentos para você maratonar.

Durante a safra de soja 2022/23, acompanhamos de perto as lavouras do produtor João Pierobon. Do plantio à colheita, nossos especialistas, Ricardo Braz e Henrique Depieri, estiveram lado a lado com o João, analisando os desafios de cada área de acordo com suas particularidades e recomendando as melhores soluções seguindo o nosso portfólio completo de inovações para a soja.

Informação importante: a área total trabalhada no Reality da Soja com Pierobon foi de 40 hectares, dos quais 9 foram áreas de primeiro ano. Ao longo da safra, os trabalhos na lavoura puderam ser acompanhados por meio das redes sociais e do nosso canal no YouTube.

Ao fim da safra, João compartilhou em tempo real nas redes sociais alguns momentos da colheita, além disso, revelou quanto foi obtido de produtividade em sacas/hectare resultante dos processos aplicados sob orientação técnica da equipe de especialistas da Syngenta.

Confira o nosso resumo a seguir!

1º episódio do Reality da Soja: avaliação da área e manejo inicial de daninhas

No primeiro momento da safra de soja 2022/23, João e a equipe técnica da Syngenta realizaram toda a avaliação da área em relação a plantas daninhas presentes na lavoura para, posteriormente, iniciar a dessecação para o controle inicial e pré-plantio.

O Reality da Soja envolveu lavouras de duas áreas diferentes: áreas com plantio de cobertura de milheto e áreas de primeiro ano, com plantio convencional.

Durante a avaliação das áreas com milheto, foram identificadas daninhas como buva, capim-amargoso, caruru, maria-pretinha e capim-colchão.

Nas lavouras de primeiro ano com plantio convencional, cujo cultivo anterior era de cana-de-açúcar, foram identificadas daninhas importantes como tiririca e corda-de-viola.

Como fazer o manejo de daninhas de forma realmente eficiente para limpar a área para o plantio da soja e controlar o banco de sementes para evitar prejuízos ao longo da safra? É isso o que nossos especialistas contaram no primeiro episódio do Reality da Soja!

2º episódio do Reality da Soja: escolhendo o melhor tratamento de sementes para a soja

Após a etapa de avaliação para dessecação e manejo inicial de daninhas, foi a vez de tomar decisões importantes em relação ao tratamento de sementes (TS).

Nesse episódio, nossos especialistas revelam a importância do Tratamento de Sementes (TS) na soja, com informações técnicas sobre essa etapa de manejo e avaliação sobre os benefícios do tratamento de sementes industrial (TSI).

Dar a atenção necessária ao TS é uma excelente estratégia para facilitar a construção da sanidade e, consequentemente, o controle de pragas, doenças e nematoides no estabelecimento inicial do estande, que impacta de maneira significativa o desenvolvimento da lavoura e o resultado da safra.

Junto com nosso especialista Henrique Depieri, João Pierobon visitou o Seedcare Institute, localizado em Holambra (SP), para conhecer as tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da Syngenta a fim de proteger a soja desde o plantio e oferecer às plantas proteção que possibilita melhorias na germinação e no desenvolvimento, por meio do TSI.

Depois de analisar as diferentes soluções do portfólio Syngenta para o TSI, João escolheu o tratamento ideal para suas sementes de soja. Quer saber qual foi e como ele chegou a essa conclusão? Confira no segundo episódio do Reality da Soja!

3º episódio do Reality da Soja: emergência da soja e comparação entre os tratamentos de sementes

Ao chegar no terceiro episódio do Reality da Soja, o produtor João Pierobon junto aos especialistas da Syngenta já realizaram manejos essenciais, como:

Após a emergência das plantas de soja, foi possível então realizar a avaliação para comparar a performance de cada tratamento de sementes em relação ao estabelecimento inicial do estande, uniformidade, saúde e vigor das plantas.

Grande parte da área foi semeada com sementes tratadas por Fortenza® Elite, o TSI escolhido por João, enquanto em um outro talhão o plantio foi realizado com sementes tratadas por um produto padrão concorrente.

Qual tratamento de sementes apresentou o melhor desempenho? Qual foi a diferença entre eles? Confira o resultado do teste feito em campo no terceiro episódio do Reality da Soja com Pierobon!

4º episódio do Reality da Soja: replantio e manejo plante e aplique

Dando continuidade à safra de soja 2022/23, chegou o momento de conferir como estão as lavouras e de entender os próximos manejos, de acordo com as particularidades de cada área: plantio direto e plantio convencional de primeiro ano.

Ao lado do nosso especialista, Henrique Depieri, João explica as medidas de manejo aplicadas nesse momento delicado de crescimento da soja, considerando o histórico das áreas e as boas práticas para se construir o melhor cenário para a safra quando as lavouras estiverem em processo de fechamento das entrelinhas e enchimento de grãos.

Nesse episódio, o foco esteve em três áreas de cultivo de soja em estádio vegetativo. Em uma dessas áreas, que apresentou uma produtividade alta de 86 sacas/ha no primeiro ano, houve a necessidade de replantio.

Apesar da decisão difícil, o replantio foi feito em área total, com sementes tratadas e com a estratégia “plante e aplique”. O resultado não poderia ser melhor: um estande uniforme, com boa quantidade de plantas e livre de daninhas, tanto nas linhas centrais quanto nas bordas.

Na segunda área, as plantas em V3 já estavam na fase ideal para a aplicação de capina química e controle preventivo de doenças. Na terceira, o tempo hábil para controlar as manchas que acometem as folhas do baixeiro já estava chegando ao limite.

Quais decisões importantes foram tomadas nessa etapa do cultivo de soja? Acompanhe os desafios e as recomendações técnicas da equipe Syngenta no quarto episódio do Reality da Soja!

5º episódio do Reality da Soja: pragas e doenças no pré-fechamento da soja

No quinto episódio, o foco é em uma lavoura de soja de terceiro ano, em fase de pré-fechamento das entrelinhas, onde já foi realizada uma primeira pulverização com Score® Flexi, garantindo a proteção das plantas em fase vegetativa, de v3 a v5.

Considerando que essa era a última oportunidade de atingir o baixeiro das plantas, as estratégias traçadas para esse momento da lavoura tiveram como foco principal o manejo preventivo de doenças da soja. Pensando na construção da sanidade, Braz reforçou a importância de utilizar produtos de amplo espectro, que promovam o controle de manchas e ferrugem, tanto de maneira preventiva quanto curativa.

Além disso, o especialista da Syngenta alertou sobre as recomendações para o manejo de uma lagarta que passou a ser observada em maiores níveis populacionais na última safra em diversas regiões produtoras de soja, a Rachiplusia nu, uma espécie de falsa-medideira que pode não ser controlada pela tecnologia Bt.

Quais foram as pragas identificadas na lavoura e os manejos e aplicações recomendados para o controle e prevenção de doenças? Confira, com detalhes, no quinto episódio do Reality da soja!

6º episódio do Reality da Soja: última avaliação antes da colheita

Chegando ao final da safra de soja 2022/23, nosso reality apresentou uma visão ampla e completa sobre o desenvolvimento das plantas em dois tipos de cultivos diferentes, nas propriedades do produtor João Pierobon.

Em relação a doenças, a safra 2022/23 foi caracterizada pela incidência generalizada de mofo-branco em diversas regiões, como no Sul de Minas Gerais e de São Paulo, onde as aplicações nos intervalos corretos foram prejudicadas por conta das chuvas, de maneira que áreas com histórico da doença apresentaram alguma severidade de danos.

No entanto, esse cenário não foi verificado na área do Pierobon, provavelmente devido às ações preventivas aplicadas e as condições climáticas. Mas foram identificadas outras doenças, como mancha-alvo e míldio.

Na última visita do RTV da Syngenta, foi realizado o pano de batida e foram encontrados percevejos e só uma lagarta do gênero Spodoptera. No entanto, por meio da avaliação dos sintomas nas folhas, foram identificados danos possivelmente causados por lagarta-falsa-medideira, vaquinha-verde-amarela e lesões de outras espécies de lagartas.

Seguindo a avaliação, foram recomendadas ações de manejo específicas. Mais tarde, retornaram à área para realizar o monitoramento e verificar a eficácia dos manejos recomendados para esse cenário.

Sobre o contexto geral das pragas nas lavouras de soja na safra 2022/23, o especialista, Ricardo Braz, relatou que houve boa pluviosidade no Brasil todo durante a safra, com exceção do Sul. Com isso, o hábito das pragas mudou em diversas regiões.

Percevejos apareceram em menor pressão do que de costume no final do ciclo, e as lagartas voltaram a ser importantes, pois, com o distanciamento das chuvas, verificou-se vários surtos nas lavouras.

Braz fez uma recomendação completa e detalhada sobre o cenário de pragas e doenças, as tecnologias que podem estar perdendo a eficácia no controle e as inovações que estão viabilizando a superação dos novos desafios no campo. Confira tudo isso no sexto episódio do Reality da Soja!

Qual foi a produtividade da safra de soja 2022/23 nas áreas trabalhadas no Reality da Soja Syngenta e Pierobon?

Depois de acompanhar de perto cada decisão de manejo dentro das lavouras do João Pierobon, a qualidade e a eficiência das soluções utilizadas se comprovam pelos bons resultados, mesmo diante de diversos desafios.

Na nossa página no Instagram, você pode conferir conteúdos rápidos que mostram o que foi feito nas últimas aplicações pré-colheita e qual foi o resultado em produtividade de cada área, de acordo com suas particularidades: áreas de plantio direto e áreas de primeiro ano com plantio convencional.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Acesse o portal Syngenta e confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo que está acontecendo no campo.