Os desafios na agricultura são inúmeros. No caso da cana-de-açúcar, as intempéries climáticas são um dos fatores que podem colocar toda a produtividade em risco, devido a possibilidade de alteração do teor da sacarose do colmo, diminuindo o nível de açúcar.

Para este tipo de situação, o uso de maturadores pode auxiliar na rentabilidade do canavial. Afinal, o acúmulo de ATR (Açúcar Total Recuperado) define o retorno financeiro e, se esse índice está abaixo do esperado no momento da colheita, a rentabilidade do canavicultor pode ser reduzida.

Por isso, um manejo efetivo, baseado em estratégias bem planejadas que se estendem ao longo do desenvolvimento da cana-de-açúcar, contempla o uso de maturadores, que proporcionam uma concentração maior de açúcar na planta.

Por que o ATR é tão importante para a rentabilidade da cana?

O ATR é a forma de mensurar a qualidade da cana a partir da sua capacidade de ser convertida em açúcar ou álcool, por meio de coeficientes que mostram a transformação de cada unidade produtiva. 

O grande desafio do produtor é ter uma alta produtividade de colmos com um teor de sacarose elevado, pois apenas bons índices de colheita não significam que a cana terá valor de mercado.

Um dos fatores que interferem no ATR da cana é o clima, já que a ocorrência de chuva em abundância proporciona alta absorção de água pela cultura, o que dilui a sacarose. É importante ressaltar que esses cálculos são realizados por meio de amostras, que indicam o melhor momento da colheita, em que os níveis de ATR atingiram seu pico, e, assim, é possível obter o maior rendimento por tonelada fornecida.

Quando há uma alta produtividade e uma cana com baixos teores de açúcares, pode-se definir que houve uma maturação inadequada, ou seja, o volume do produto final não renderá o máximo em potencial de rentabilidade.

Aplicação de maturadores na cana-de-açúcar

Dentro desse cenário, o canavicultor pode utilizar o maturador de cana para acelerar o processo de colheita e favorecer a concentração de açúcar nas plantas, já que a solução faz parte do manejo da cultura.

Para entender quais as vantagens do uso do maturador, confira os benefícios desse produto no infográfico abaixo:

info cana

Os maturadores são aplicados na pré-colheita, geralmente de 15 a 60 dias antes da colheita, quando a planta está na fase final de desenvolvimento no vegetativo. De acordo com o período de ação do produto, o agricultor pode criar um cronograma de colheita, definindo qual o melhor índice de acúmulo de açúcar para a planta.

Leia também

Moddus®: maturidade para transformar a cana em produtividade

Atenta aos benefícios que o maturador proporciona à cana-de-açúcar, a Syngenta apresenta em seu portfólio Moddus®, o regulador de crescimento que acelera os processos de maturação da planta, aumentando a lucratividade do canavicultor.

Veja as vantagens de optar pelo uso de Moddus® na lavoura:

  • Pode ser aplicado tanto em cana-planta como em cana-soca.
  • É seletivo à cultura, não mata a soqueira nem prejudica os inimigos naturais das pragas da cana.
  • Provoca inibição temporária ou redução do ritmo de crescimento sem afetar o processo de fotossíntese.
  • O acúmulo de sacarose se inicia a partir de 15 dias após a aplicação.
  • Mantém os efeitos até 60 dias após a aplicação.

Visto que o ATR é um fator fundamental para a rentabilidade, é importante saber que ele tende a cair com a chegada da primavera e, ciente disso, o canavicultor pode planejar o uso de maturadores antecipadamente, para que sua rentabilidade não seja prejudicada.

Confira no vídeo abaixo por quê o ATR diminui nessa estação:

Vale ressaltar que a orientação de um engenheiro-agrônomo é sempre a melhor opção para definir as melhores soluções para um manejo eficaz na lavoura, assim como seguir corretamente todas as orientações indicadas na bula.

A Syngenta está ao lado do produtor em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas que fazem parte do robusto portfólio de produtos da empresa.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!