Conteúdo atualizado em 21/03/2024.

As plantas daninhas representam um dos maiores desafios enfrentados por sojicultores, afetando significativamente a produtividade e a qualidade das lavouras. A competição direta por recursos essenciais como luz, espaço, água e nutrientes compromete o desenvolvimento da soja, impedindo que ela expresse seu pleno potencial produtivo.

Além disso, a presença de plantas daninhas pode favorecer a ocorrência de pragas e doenças, e, especialmente aquelas de difícil controle, como a buva (Conyza spp.), podem aumentar o banco de sementes no solo, dificultar a colheita e elevar os custos de produção, especialmente em casos de resistência aos herbicidas.

Nesse sentido, o manejo antecipado surge como uma ferramenta eficaz de controle de daninhas. Você já conhece esse manejo? Sabe quais são as vantagens de começar na hora certa? Acompanhe o artigo até o final e descubra!

Leia também:

Estratégias de controle de plantas daninhas na soja

Plantas daninhas na soja: mitos e verdades da dessecação pré-plantio

Controle de plantas daninhas em soja deve ser iniciado antes da semeadura

O que é, quais as vantagens e como fazer o manejo antecipado?

O manejo antecipado é uma técnica agrícola estratégica focada no controle eficaz das plantas daninhas, realizada entre a colheita de uma safra e o início da subsequente

Especificamente para produtores de soja, isso significa a aplicação de herbicidas após a colheita da cultura de segunda safra – geralmente milho – e antes do plantio da soja, idealmente com uma antecedência de até 45 dias da semeadura da soja.

Esse método é particularmente eficaz porque mira as daninhas quando ainda estão em estágios iniciais de crescimento, o que não apenas facilita a eliminação, mas também otimiza o uso dos herbicidas.

Entre as principais vantagens do manejo antecipado, está a capacidade de controlar daninhas pequenas e facilitar a operação agrícola devido à ausência de culturas no campo. 

Além disso, permite um controle mais eficiente de espécies resistentes ao glifosato, como a buva (Conyza spp.) e o capim-amargoso (Digitaria insularis), ao possibilitar o uso de herbicidas com diferentes mecanismos de ação que não são aplicáveis na presença da cultura.

A técnica também contribui para a redução do banco de sementes de daninhas no solo, o que tem um impacto positivo na safra subsequente e ajuda a interromper o ciclo de pragas e doenças ao eliminar potenciais hospedeiros.

Para realizar o manejo antecipado com eficácia, é crucial a seleção cuidadosa de herbicidas que sejam altamente eficazes e adequados para as espécies de daninhas presentes na área.

A aplicação deve ser feita no intervalo correto entre as safras, idealmente 45 dias antes do plantio da soja, e é importante monitorar a eficácia do tratamento após a aplicação, ajustando as práticas conforme necessário para assegurar que o campo esteja livre de daninhas antes do plantio da próxima safra.

Manejo antecipado: quem começa na hora certa, acerta no controle

Ciente dos prejuízos que a matocompetição pode causar à produtividade, a Syngenta desenvolveu CALARIS®, herbicida altamente eficiente no controle de plantas daninhas para uso no período de 45 dias antes do plantio da soja.

CALARIS® apresenta excelente performance quando utilizado no manejo antecipado devido à composição da sua exclusiva fórmula com alta tecnologia embarcada, que combina, de forma equilibrada, dois diferentes ingredientes ativos – atrazina e mesotriona – o que potencializa a ação do produto quando comparado ao uso isolado dos ingredientes ativos.

Além disso, o produto também contribui muito para o manejo de resistência das plantas daninhas a herbicidas, uma vez que é composto por dois diferentes mecanismos de ação não comumente utilizados na cultura da soja.

Confira, no vídeo abaixo, o que especialistas atestaram sobre os resultados superiores que CALARIS® proporciona ao ser usado como ferramenta no manejo antecipado, principalmente no controle de buva:

CALARIS® apresenta ainda diferenciais como:

  • Amplo espectro: eficiente contra as principais espécies de plantas daninhas de folhas largas e estreitas.
  • Efeito sinérgico: a associação de duas potentes moléculas faz de CALARIS® uma composição única e eficiente contra plantas daninhas resistentes ao glifosato e outros herbicidas, com destaque para a buva.
  • Alta eficiência: a solução tem potência de controle tanto em ambientes com pouca umidade como em mais úmidos.
  • Segurança: a aplicação de CALARIS® 45 dias antes do plantio da soja é totalmente segura quanto à seletividade ao cultivo, permitindo que a soja expresse seu máximo potencial produtivo sem injúrias.

É importante salientar que a correta identificação das espécies de plantas daninhas presentes na área é fundamental para determinar os produtos ou ingredientes ativos complementares e as respectivas doses que deverão acompanhar CALARIS® nas aplicações.

Conheça mais sobre CALARIS® e os benefícios de adotar o Manejo Antecipado no vídeo abaixo:

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.

Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.