Sobre o tripes

O tripes é o nome popular dos insetos da ordem Thysanoptera, que significa “verme da madeira”. As centenas de variedades identificadas no Brasil correspondem a 10% do total de suas espécies. São em sua maioria fitófagos, alimentando-se de matéria vegetal de culturas diversas, nas fases jovem e adulta. O tripes ocorre com maior incidência em temperaturas baixas, principalmente quando associadas à estiagem.

A espécie Frankliniella schultzei apresenta coloração diversa e comprimento de 1 a 3mm. A infestação de tripes costuma ser de difícil identificação em lavouras recém-plantadas, mas os insetos são facilmente reconhecidos em períodos de inflorescência.

Culturas afetadas pelo tripes

O tripes afeta culturas diversas, sendo o algodão e o hortifrúti, além do tomate e da soja, as principais atingidas.

Danos causados pelo tripes

O tripes ataca as folhas, provocando o dobramento e a descoloração. Quando o ataque ocorre na época de inflorescência, a descoloração é avermelhada, podendo resultar na esterilidade das espiguetas. O inseto também exige atenção por ser transmissor do vírus vira-cabeça (gênero Tospovirus), que atinge as culturas de tomate, pimentão e alface, principalmente.

Os sintomas da planta infectada pelo vírus incluem folhas bronzeadas, caule com faixas escuras, frutos manchados e curvamento nos ponteiros das plantas, dando origem ao nome da doença.

Métodos de controle do tripes

Para o controle do tripes, são indicados os seguintes métodos de controle:

a) aplicação de inseticidas registrados para a cultura;

b) controle mecânico: arrancar e queimar as plantas com sintomas da doença do vira-cabeça;

c) controle no plantio e manutenção: plantar na época de menor incidência da praga ou implementar barreiras vegetais em torno da área de plantio das culturas afetadas, com crotalária, milho ou sorgo.

Produtos indicados para o manejo do tripes

A Syngenta conta com um portfólio de inseticidas para você alcançar o máximo potencial produtivo, protegendo a sua cultura de diversas pragas. Os inseticidas sistêmicos recomendados para manejo do tripes são:

Imagens:

glossario-de-alvos-lagarta-tripes   glossario-de-alvos-lagarta-tripes