Skip to main content

Ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi)

A ferrugem-asiática é uma doença provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e é considerada um dos problemas mais preocupantes na lavoura de soja.

Publicado 25-06-2021 17:19:09

Linkedin Whatsapp
Ferrugem-asiática

Sobre a ferrugem-asiática

A ferrugem-asiática é uma doença provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi e é considerada um dos problemas mais preocupantes na lavoura de soja. Foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001 e sua propagação em todas as regiões produtoras de soja do país pode ter sido favorecida pelas condições climáticas, além da facilidade de ser disseminada pelo vento.

O fungo é biotrófico, ou seja, sobrevive e se reproduz apenas em plantas vivas. .

Culturas afetadas pela ferrugem-asiática

A ferrugem-asiática afeta duas das principais culturas da agricultura brasileira: a soja e o trigo.

Danos causados pela ferrugem-asiática

O nível de dano causado pela ferrugem-asiática pode comprometer até 70% da produtividade, se não for controlada a tempo. As características de infestação da doença são o surgimento de pequenas pontuações de coloração inicialmente verde-acinzentada e mais escura do que o tecido foliar superior progredindo para o marrom-escuro e avermelhado, enquanto na parte inferior aparecem pequenas urédias (pústulas globosas) de coloração castanho-claro.

O ataque provoca uma desfolha precoce na lavoura, impedindo a formação completa dos grãos e, consequentemente, uma produtividade menor do que o esperado.

Métodos de controle da ferrugem-asiática

Para evitar a proliferação da ferrugem-asiática nas lavouras é importante utilizar cultivares menos susceptíveis à doença, além de controle químico foliar preferencialmente preventivo, alternando diferentes grupos químicos para evitar quadros de adaptação devido à alta variabilidade do fungo.

O monitoramento periódico também é importante para o controle da doença, pois se identificada logo no início do aparecimento dos primeiros sintomas, a adoção das medidas imediatas pode prevenir ou reduzir os prejuízos na produtividade da lavoura.

Eliminar as plantas hospedeiras é uma das boas práticas agrícolas para evitar o desenvolvimento da Phakopsora pachyrhizi. Além disso, o controle químico com o uso de fungicidas é essencial e eficiente no controle da doença, proporcionando o fim do ataque e contribuindo para a sanidade da lavoura.

Produtos indicados para o manejo da ferrugem-asiática

A Syngenta oferece alta performance e tecnologia no controle da ferrugem-asiática e conta com um portfólio completo de soluções para controlar o complexo de doenças que atingem a lavoura. Os produtos recomendados para manejo da ferrugem-asiática são:

Imagens:

Ferrgem-asiática   Ferrugem-asiática

TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta