Sobre o capim-braquiária

O capim-braquiária é uma planta daninha altamente agressiva do gênero botânico Brachiaria. Comum em lavouras anuais, essa invasora tem maior incidência no período quente, competindo com a cultura dominante por água.

Por cobrir solos rapidamente, o capim-braquiária é uma das principais fontes de alimentação de rebanhos de bovinos no Brasil. 

Culturas afetadas pelo capim-braquiária

O capim-braquiária afeta culturas diversas de forma agressiva. Algumas das principais afetadas incluem:

Danos causados pelo capim-braquiária

Assim como outras ervas daninhas, o capim-braquiária compete com a cultura dominante por nutrientes e, no caso dessa espécie, por água. Por invadir solos de maneira acelerada e agressiva, traz danos nos estágios iniciais da planta e pode levar a perdas de até 82% na produção, de acordo com pesquisas realizadas sobre a cultura de cana-de-açúcar.

Métodos de controle do capim-braquiária

O método de controle mais recomendado para o capim-braquiária é a aplicação de herbicidas registrados para as culturas afetadas.

Produtos indicados para o manejo do capim-braquiária

A variedade de herbicidas da Syngenta traz o suporte necessário para o manejo das plantas daninhas de difícil controle, amenizando os prejuízos causados. Para o manejo do capim-braquiária, os produtos indicados são Grover e Dual Gold.