As plantas daninhas são grandes ameaças à cana-de-açúcar, pois comprometem o desenvolvimento da cultura, podendo reduzir significativamente a produtividade agrícola. As invasoras competem com a cana por espaço, nutrientes, luz e água e também podem produzir substâncias tóxicas que prejudicam a prosperidade da lavoura.

Como são capazes de se adaptar facilmente às condições críticas e de estresse, as daninhas geralmente desenvolvem um sistema radicular profundo, o que favorece o seu crescimento, fazendo com que a cana-de-açúcar seja sombreada pela invasora. Além disso, podem hospedar pragas e doenças e disseminá-las de uma safra a outra.

Por fim, essas plantas dificultam a manutenção da lavoura e a colheita, pois causam bloqueios nos dispositivos das colheitadeiras, problema que pode, inclusive, resultar na quebra das máquinas.

Como escolher o herbicida para a cana-de-açúcar

Para proteger o canavial dos danos causados por plantas invasoras, o controle químico com herbicidas é uma das formas mais eficientes. Mas o canavicultor deve estar atento na hora de selecionar o produto mais adequado, já que é preciso levar diversos aspectos em consideração.

1. Histórico da área

É recomendado realizar, todos os anos, o levantamento periódico das plantas infestantes nos canaviais, visando definir as espécies mais representativas que estão presentes na área. Esse histórico norteará a escolha do herbicida mais apropriado para o controle das daninhas mais recorrentes e abundantes.

Presença de plantas daninhas em lavoura de cana

 

2.  Época de aplicação

É muito importante observar o histórico de chuvas referente aos meses seguintes às datas em que serão feitas as aplicações, visto que os herbicidas de solo têm sua dinâmica e eficiência diretamente impactadas pela disponibilidade hídrica.

Há herbicidas que necessitam de mais ou menos água para que possam atingir o seu pleno desempenho. Há também herbicidas versáteis, como é o caso de Grover, que oferece flexibilidade ao canavicultor. A sua formulação contém moléculas de alta e baixa solubilidade, permitindo que seja aplicado em solos com maior ou menor umidade.

3. Características importantes

Os herbicidas pré-emergentes, como Grover, são utilizados no controle de plantas daninhas antes de elas surgirem sobre o solo. Porém, como as plantas infestantes podem apresentar diversos fluxos de emergência ao longo do seu ciclo, os pré-emergentes devem oferecer alto efeito residual e amplo espectro de controle.

Essa combinação permite ao produtor maior eficácia, reduzindo a quantidade de aplicações necessárias. Já a flexibilidade quanto à época de aplicação faz com que o produto possa ser utilizado em diferentes períodos do ano, facilitando o manejo da cultura.

4. Seletividade

Por último, mas não menos importante, é necessário avaliar se o herbicida é seletivo para a cultura. Assim como muitas daninhas, a própria cana-de-açúcar é da família das gramíneas, o que significa que ela apresenta uma fisiologia muito semelhante à de muitas plantas invasoras. Por esse motivo, o produtor precisa estar atento e optar por um herbicida de alta seletividade, com eficiência no combate às daninhas sem prejudicar a cana e as demais culturas do entorno.

 

Veja também:

 

Grover pega pesado com as daninhas da cana

Os produtores de cana-de-açúcar precisam cada vez mais dispor de tecnologias que entreguem proteção e rentabilidade para a lavoura. Pensando nisso, a Syngenta desenvolveu o herbicida Grover, ideal para facilitar o crescimento saudável do canavial por meio do manejo eficiente de plantas daninhas em pré-emergência.

Trata-se de um produto flexível, que pode ser utilizado na cana planta e na cana soca. Entre os principais benefícios do herbicida, estão:

  • Aplicação em ambientes com maior ou menor umidade;

  • Amplo espectro e longo residual;

  • Alta seletividade para a cana-de-açúcar.

A formulação de altíssima tecnologia permite que Grover atue em diferentes camadas do solo, com alta e baixa solubilidade ao mesmo tempo. Assim, oferece um amplo espectro no controle de daninhas de folhas largas e de folhas estreitas (gramíneas), como:

  • Capim-brachiaria (Brachiaria decumbens);

  • Braquiarão (Brachiaria brizantha);

  • Capim-marmelada (Brachiaria plantaginea);

  • Capim-colchão (Digitaria horizontalis);

  • Capim-colonião (Panicum maximum);

  • Capim-pé-de-galinha (Eleusine indica);

  • Guanxuma (Sida rhombifolia);

  • Corda-de-viola (Ipomoea sp.).

Grover: resultados comprovados no controle de plantas daninhas

Foram realizados mais de 140 campos demonstrativos em áreas instaladas nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil, que comprovam os excelentes resultados de controle e seletividade dessa solução. A websérie Na Rota do Controle com Grover tem 11 episódios que demonstram a alta performance do herbicida pré-emergente da Syngenta na cana-de-açúcar.

Em Morro Agudo/SP, numa área de extrema pressão de capim-marmelada, capim-colonião e corda-de-viola, observou-se um escape significativo, principalmente de corda-de-viola, no tratamento realizado no padrão produtor. Já no padrão Syngenta, com aplicação de Grover, foi possível notar um controle significativo de folhas estreitas e de corda-de-viola. Confira:

 

 

No comparativo realizado em Uberlândia/MG, em uma área de fluxo inicial predominante de capim-colchão e folhas largas, Grover também mostrou uma entrega consistente e um controle muito eficiente em comparação ao padrão produtor. Veja:

 

 

Em uma área de cana soca no município de Bom Jesus do Goiás/GO, Grover se mostrou altamente seletivo, permitindo um excelente desenvolvimento fisiológico em comparação ao tratamento concorrente. Você pode conferir o resultado no vídeo:

 

 

Assista à websérie completa e veja os resultados da aplicação de Grover em outras regiões brasileiras.