O café faz parte da vida de milhares de pessoas diariamente no mundo todo e é uma cultura extremamente importante no cenário econômico brasileiro. Segundo a Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o Brasil responde por um terço da produção mundial e ocupa o primeiro lugar como o maior produtor do grão no planeta.

Por demandar clima e tipo de solo específicos para o melhor desenvolvimento dos grãos, o cafeicultor enfrenta, dia a dia, diversos desafios que podem comprometer a sanidade da lavoura, como o ataque de pragas e doenças.

Dentre as ameaças que mais preocupam os produtores na cultura de café, destacam-se:

  • bicho-mineiro (Leucoptera coffeella): considerada a pior praga do cafezal, pode causar danos de até 70% na produtividade. Durante o ataque, as lagartas “minam” as folhas, causando uma grande desfolha, o que prejudica não só a safra corrente como deixa a área improdutiva para as próximas lavouras.
  • cigarra-do-cafeeiro (Quesada gigas): as ninfas se alimentam da seiva das raízes, prejudicando o desenvolvimento completo da planta e podendo ocasionar a queda precoce de folhas, a granação dos frutos e, ainda, uma considerável queda na produção de grãos.
  • ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastatrix): caracterizada pelo aparecimento de pústulas com esporos na superfície das folhas a partir da emergência da cultura até o estádio de maturação, essa doença provoca uma desfolha no cafeeiro, comprometendo a taxa fotossintética e prejudicando o crescimento das plantas.

Para evitar que doenças e pragas comprometam a produtividade, é preciso investir no manejo bem-feito aliado às boas práticas agrícolas, proporcionando bons resultados na colheita, com grãos vigorosos e de qualidade superior.

Vale cada grão, vale cada incremento de produtividade

Para prevenir o aparecimento de pragas e doenças, e proporcionar um maior período de proteção para a lavoura, a Syngenta conta em seu portfólio de soluções com Verdadero, uma solução inseticida e fungicida, de aplicação em solo, que é aliada do produtor no controle, contribuindo com a produtividade do cafezal.

O posicionamento indicado para a aplicação, devido às condições climáticas do Brasil, é sempre após as primeiras chuvas, uma vez por ano, no período de outubro a dezembro.

Além da proteção na lavoura, Verdadero também contribui com o vigor no início da brotação, oferecendo uma produtividade maior no fim do ciclo. O produtor Lauro Giovani de Carvalho Siqueira, da Fazenda Palmital, de Cambuquira/MG, possui uma colheita de grãos premiados e fala da importância da solução da Syngenta no manejo da lavoura:

Usamos bastante Verdadero hoje. E ele é muito importante porque vem em uma época que ajuda a dar um vigor. Brota mais, com isso, vem uma colheita maior”.

 

Esse vigor na brotação se deve ao efeito bioativador que Verdadero contém, melhorando o desenvolvimento das plantas, acelerando a velocidade de brotação e auxiliando no sistema radicular e na parte área. Com isso, os cafeeiros se tornam mais resistentes às adversidades das condições climáticas, mantendo o máximo potencial produtivo.

O manejo assertivo e a eficiência no controle de pragas e doenças resultam em uma lavoura produtiva e rentável, elevando a agricultura brasileira a patamares cada vez mais altos. Conte com o portfólio completo de produtos da Syngenta para enfrentar os problemas do campo no dia a dia.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.