Skip to main content

Abelhas: a importância da polinização para a agricultura brasileira

Elas são imprescindíveis na manutenção e conservação de comunidades de plantas em ecossistemas naturais, como também na produtividade de alguns cultivos

Publicado 01-10-2021 16:34:55

Linkedin Whatsapp
abelha-polinização

No dia 03 de outubro é comemorado o Dia Nacional das Abelhas, que tem como principal missão destacar a importância das espécies para a produção de alimentos, visto que a abelha tem um papel fundamental para alguns cultivos. Afinal, ela é a principal responsável pela polinização na natureza, ação imprescindível para a produção de sementes, frutos, hortaliças, além de elevar a qualidade de fibras e óleos.

Segundo o 1° Relatório Temático sobre Polinização, Polinizadores e Produção de Alimentos no Brasil (2018), publicado através da parceria entre a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES, da sigla em inglês) e a REBIPP (Rede Brasileira de Interações Planta-Polinizador), as abelhas são o grupo de polinizadores mais abundante na agricultura, pois circulam em mais de 90% dos 107 principais cultivos agrícolas já estudados ao redor do mundo. De modo geral, os frutos naturais de flores polinizadas têm mais sementes, melhor forma, contém mais nutrientes e apresentam maior durabilidade. 

A presença das abelhas polinizadoras no ecossistema traz vários benefícios, entre eles a preservação da biodiversidade, a garantia do fornecimento confiável e diversificado de alguns frutos, sementes e mel, além de um ganho econômico para o país em sua produção agrícola. 

Diante desse importante papel desempenhado pelos polinizadores, é importante atentar aos fatores que podem prejudicar o processo natural de polinização, tendo em destaque as mudanças climáticas, o uso incorreto de defensivos agrícolas – devido à falta de atenção às boas práticas de manejo –, a alta incidência de pragas e patógenos, a poluição ambiental, entre outros. 

As variações climáticas repentinas interferem na resistência desses insetos, sendo essa uma das consequências da poluição ambiental. Além disso, o clima interfere também na ocorrência de pragas nas lavouras, aumentando o uso de defensivos agrícolas que podem ser prejudiciais às abelhas quando não envolvem o manejo integrado e consciente. 

Diante disso tudo, percebe-se a emergência em combinar estratégias de cultivo com práticas de preservação.

Como proteger as culturas das pragas sem causar danos às abelhas?

O uso adequado de defensivos agrícolas cumpre com excelência seu papel no combate às pragas em qualquer que seja a cultura, além disso, o manejo correto contribui para a sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, é interessante que haja uma integração entre agricultor e apicultor, visando proteger a vitalidade de abelhas durante a aplicação de defensivos nas culturas. Assim, um manejo eficiente também tem o objetivo de conservar os polinizadores e vai além de aumentar a produção no campo, protegendo a biodiversidade com o equilíbrio necessário entre meio ambiente e produtividade.

No atual cenário, é evidente que se faz necessário cada vez mais realizar a fiscalização sobre as vendas de defensivos agrícolas, a fim de impedir o uso de produtos falsos ou não autorizados. Diante disso, respeitar as legislações, orientações das bulas e recomendações de engenheiros agrônomos são medidas reforçadas indispensáveis para o bom andamento da agricultura do futuro.

Ciente de seu papel, a Syngenta, por meio de parcerias diversas, integra uma série de ações em prol da coexistência entre agricultura e apicultura. Elas podem ser encontradas no portal de notícias da empresa, e são parte do nosso  Plano de Agricultura Sustentável criado em 2013. 


Ah! Não podemos esquecer que foi produzida uma websérie com 13 episódios que mostram, de forma lúdica, os mais variados aspectos das abelhas e seu papel como um dos principais agentes polinizadores das lavouras em todo o mundo.

Para assistir, basta clicar aqui.

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta