A soja é a principal commodity brasileira, pois o país responde pela produção da metade de todo o grão consumido globalmente – cerca de 60% do total embarcado têm a China como destino. No entanto, para a lavoura atingir patamares de produtividade elevados, é fundamental que o produtor brasileiro realize um manejo adequado desde o início do processo. Assim, ao final de todo o ciclo, será possível alcançar um estande vigoroso e grãos de alta qualidade.

As plantas de soja podem ser atacadas por pragas desde a germinação das sementes até a fase de maturação fisiológica. Entre as principais pragas que podem atacar a lavoura no início do seu ciclo, ganham destaque as lagartas, corós, mosca branca e vaquinha. Além de causar danos expressivos às plantas, comprometem o estabelecimento da cultura e seu potencial produtivo.

Em adição aos fatores biológicos, outro ponto que contribui para a ocorrência desses insetos são as condições climáticas. No Cerrado brasileiro o crescimento da soja nos últimos anos foi exponencial, e nesse ambiente o clima proporciona condições ideais para a multiplicação dos insetos-praga e consequentemente seus danos ao cultivo.

Se o ataque à lavoura for severo, o produtor terá que fazer o replantio em parte de sua área, o que certamente demandará mais tempo e recursos, impactando também a janela ideal de plantio.

Para não correr o risco de perder produtividade por conta do ataque de pragas iniciais, utilizar um tratamento de sementes inseticida efetivo é fundamental no manejo da cultura da soja.

Caso a semente não receba o tratamento adequado, pode ocorrer a disseminação de pragas e doenças que afetam diretamente a lavoura, causando prejuízos que impactam na rentabilidade do trabalho.

A importância do TS na proteção da lavoura

Como dito, o TS é uma das formas mais eficientes de se proteger a lavoura contra as pragas desde o início, e que é cada vez mais utilizado pelos produtores, gerando ótimos resultados e conferindo mais qualidade, segurança e conveniência aos agricultores.

Além da manutenção do estande e a uniformidade de plantas, que contribuem positivamente para a produtividade, outros benefícios que o TS pode proporcionar para a lavoura são:

  • controle de pragas nos estádios iniciais da lavoura;

  • manutenção da qualidade das sementes em relação ao vigor e à germinação;

  • melhor enraizamento devido à sua influência positiva na fisiologia da planta;

  • minimização dos impactos ambientais, devido à menor quantidade de ingrediente ativo por área, quando comparado às aplicações foliares de produtos;

  • redução dos riscos de intoxicação dos operadores por conta da menor exposição aos produtos.

Lembrando que a escolha correta de produtos faz toda a diferença na obtenção de qualidade no tratamento e melhores resultados na lavoura.

Pensando nisso, a Syngenta apresenta o que há de mais inovador no mercado de TS para largar na frente: Fortenza®, a diamida da Syngenta!

Leia também

TS na Estrada leva serviço especializado até o produtor

Fortenza®, o TS que protege a sua lavoura!

Ciente da importância do tratamento de sementes no manejo da soja, principalmente para o arranque inicial da cultura, a Syngenta conta com a solução inseticida para uma lavoura livre de pragas.

O ciantraniliprole, ativo presente exclusivamente em Fortenza®, é a melhor diamida à disposição no mercado, por contar com uma série de vantagens quando comparada aos demais princípios ativos pertencentes a esse grupo químico.

Com amplo espectro de ação, ela é eficiente no controle de uma grande variedade de pragas iniciais da soja, por mais tempo e em qualquer situação. Além disso, o grande destaque de Fortenza® está no seu potencial de sistemicidade e solubilidade: é 14 vezes mais solúvel do que outras diamidas.

 

O inseticida da Syngenta ainda apresenta outros diferenciais, como:

  • Eficiência: sua ação de amplo espectro protege a soja contra o ataque das principais pragas iniciais, evitando perdas e contribuindo para a produtividade;

  • Estabelecimento do estande: mantém a lavoura firme e forte desde o início, a um baixo custo de investimento;

  • Abrangência: proporciona controle superior em qualquer situação de pressão e condições climáticas, oferecendo proteção completa para os primeiros estágios da cultura.

Com ação eficaz e poderosa, Fortenza® é uma solução inseticida ideal para utilizar no Tratamento de Sementes, capaz de oferecer maior proteção para o estande de plantas e melhor desenvolvimento inicial da cultura.

Além de Fortenza® , a Syngenta apresenta outras soluções no portfólio de produtos para alcançar uma lavoura mais sadia e preparada para enfrentar os desafios dos estágios seguintes, proporcionando segurança ao produtor.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro por meio de qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro