As condições climáticas afetam diretamente o desenvolvimento das culturas. Soma-se a isso a instabilidade do clima, que pode comprometer o crescimento das plantas e favorecer o aparecimento de pragas, causando prejuízos na qualidade e produtividade da lavoura.

No Rio Grande do Sul, o fenômeno natural La Niña tem afetado o clima, com tendência para este fim de 2020 até meados de março de 2021 de menor quantidade de chuvas e temperaturas mais elevadas até o final da safra de soja.

O cenário de estiagem e do clima seco se torna ideal para a proliferação e para o ataque de algumas pragas e acendeu o sinal de alerta de produtores de soja do Sul e também do norte do Paraná para o aparecimento do tripes, principalmente das espécies Caliothrips braziliensis e Frankliniella schultzei.

Caraterísticas do tripes na soja

O tripes é uma praga de coloração escura que, quando adulta, mede cerca de 1 mm a 1,5 mm de comprimento. No entanto, são as ninfas que mais atacam as lavouras através do seu aparelho bucal raspador, que danifica a epiderme das plantas.

Os ataques de tripes têm as seguintes características na lavoura:

  • manchas de coloração branca na superfície foliar que evoluem para manchas mais escuras;
  • folhas prateadas ou cinzentas que em pouco tempo apresentam a coloração bronzeada;
  • as folhas perdem a eficiência fotossintética, perdendo água e tornando-se porta de entrada para patógenos que causam sérias doenças.

O controle do tripes deve ser feito de forma imediata quando o produtor detectar o aumento populacional da praga no campo, pois sua reprodução acontece de forma rápida e os prejuízos impactam diretamente a produtividade da lavoura.

Multipragas no controle do tripes

O uso de um multipragas no manejo se faz necessário para que prejuízos na produtividade da lavoura sejam evitados. Por isso, o uso de Polytrin, o inseticida e acaricida da Syngenta, é a solução ideal para o controle do tripes no campo.

Eficaz e flexível para o produtor por agir em diversas culturas no controle de pragas, Polytrin é conhecido como um “limpa-trilhos”, pois abre caminho para a melhor ação em cada etapa do manejo, protegendo a lavoura. O posicionamento indicado é quando as pragas forem identificadas no campo e, caso haja reincidência, o manejo deve ser mantido até o final da infestação.

Além disso, conta com benefícios como:

  • amplo espectro – excelente performance no programa de manejo de resistência, além do controle efetivo de diversas pragas, entre elas o tripes, devido à mistura de dois princípios ativos de sítios de ação distintos.
  • alto poder de choque – atua por contato e ingestão em uma ampla gama de pragas, controlando de forma eficiente insetos jovens e adultos.

________________________________________________________________________________

Operação Praga Zero: tecnologia e conhecimento no controle das pragas do campo

A ocorrência e a alta proliferação de pragas nas lavouras do país têm alcançado níveis alarmantes em algumas regiões, e problemas como a resistência preocupa os agricultores e agrônomos cada vez mais, uma vez que o ataque dos insetos aumenta os custos de produção e causa sérios prejuízos econômicos ao agronegócio.

Atenta às necessidades do produtor rural e ciente da gravidade dos danos que as pragas podem causar, a Syngenta iniciou a Operação Praga Zero, projeto cujo objetivo é orientar e dar suporte aos agricultores sobre as melhores práticas de manejo contra as pragas de difícil controle.

O programa reúne agrônomos e agricultores em palestras e ações organizadas para o campo a fim de apresentar de uma forma didática como a tomada de decisão e o manejo assertivo contribuem com o controle eficiente das pragas. 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Sabemos que o produtor enfrenta, diariamente, muitos problemas no campo, como a infestação de pragas, a manifestação de doenças e a invasão de plantas daninhas, por isso a Syngenta conta com um portfólio completo de produtos para auxiliar no manejo durante todos os ciclos da cultura, com o objetivo de extrair o máximo em produtividade e rentabilidade.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.