Skip to main content

Tratamento de Sementes: obtenha tripla proteção para sua soja

Solução pioneira para TS apresenta bons resultados numa proposta ousada: controlar ao mesmo tempo doenças, pragas e nematoides na soja

Publicado 21-06-2022 21:50:49

Linkedin Whatsapp
Soja em estádio inicial

Atualmente, o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de soja, grão que é uma das principais commodities do planeta. Diante da importância dessa cultura para o agronegócio nacional, alguns cuidados são necessários para manter produtividades elevadas, tendo em vista que durante todo o ciclo ela está sujeita a diversas ameaças que podem comprometer diretamente a produção, como o ataque de pragas, doenças e nematoides, causando prejuízos incalculáveis. 

Pensando nisso, a Syngenta preparou a websérie Dicas Syngenta para o Início da Soja. Dos seis episódios previstos, quatro já estão disponíveis, e você irá conferir depoimentos que explicam como alcançar bons resultados protegendo o potencial produtivo da lavoura desde o início. 

O tema central é a importância de investir no Tratamento de Sementes Industrial com uso de Avicta® Completo para a cultura da soja, solução de alta tecnologia para o controle de pragas, doenças e nematoides ao mesmo tempo, viabilizando maior eficiência no manejo e proporcionando uma lavoura mais firme e vigorosa.

A importância do TSI para a lavoura de soja

O Tratamento de Sementes Industrial tem um papel fundamental antes de começar uma nova safra. Cercado por tecnologia e inovação, a solução utilizada no TSI protege a planta nos estágios iniciais de desenvolvimento, momento crítico em que a cultura se encontra mais vulnerável às ameaças que podem comprometer seu crescimento.

Entre os benefícios que esse tratamento pode oferecer estão:

  • uniformidade na distribuição dos produtos em cada semente;
  • proteção do potencial genético da cultura;
  • estabelecimento do estande da lavoura;
  • melhor enraizamento e germinação;
  • segurança e praticidade;
  • maior produtividade.

Diante de todos esses benefícios, o TS é considerado uma das medidas fitossanitárias mais eficientes nas lavouras de soja, e as sementes tratadas neste processo vêm sendo cada vez mais utilizadas pelos produtores.

Proteja sua lavoura desde o início com Tratamento de Sementes de qualidade

É fundamental a escolha de melhores estratégias para uma boa produtividade, especialmente quando se trata do momento mais decisivo para o produtor de soja: o estabelecimento da cultura. 

Por isso, na websérie Dicas Syngenta para o Início da Soja, você vai entender como os danos provocados por pragas, doenças e nematoides impactam diretamente a produtividade no campo e aprender sobre os benefícios do Tratamento de Sementes Industrial feito com a solução adequada. 

Os prejuízos causados por pragas, doenças e nematoides são uma preocupação para o produtor. Como apontam estudos da Sociedade Brasileira de Nematologia e da Agroconsult, na região  Sul do país, as perdas causadas somente por nematoides ultrapassam R$ 65 bilhões

Esses dados são revelados por Carlos Tonet, gerente de produtos Seedcare no primeiro episódio da websérie. Segundo ele, a cada dez safras, uma é perdida. Para que isso seja evitado, Tonet destaca a importância de o produtor utilizar sementes tratadas para que a lavoura esteja protegida desde o início, proporcionando plantas fortes e saudáveis.  

Neste episódio, Tonet mostra como é possível alcançar o objetivo de máxima produtividade por meio da solução para TSI da Syngenta. 

Após anos estudando as necessidades e os desafios do produtor de soja, foi desenvolvido o Avicta® Completo,  a solução 3 em 1 da Syngenta”. 

A aplicação da solução resultou em um crescimento 15 vezes superior da área tratada nos últimos anos, principalmente na região Sul, atingindo mais de dois milhões de hectares já comercializados para a safra 2022/2023.  

Avicta® Completo tem a combinação 3 em 1 de Avicta® 500 FS (nematicida), Cruiser® 350 FS (inseticida) e Maxim® Advanced (fungicida), protegendo a soja desde o início. A sinergia entre as moléculas é tema do segundo episódio, que conta com depoimento de Leonardo Cavada, gerente DTM Seedcare Brasil.

O especialista ressalta que a solução para TSI  Avicta® Completo responde de forma eficaz contra pragas, doenças e nematoides, pela combinação perfeita de cinco moléculas. Além disso, é uma ótima ferramenta que impulsiona o estabelecimento  inicial da cultura para que expresse o seu máximo potencial produtivo.

Como pode observar, Avicta® Completo é a solução para proteger sua lavoura de soja, o que fica ainda mais evidente no terceiro episódio, com o depoimento de José Veiga, gerente de produtos Seedcare. Ele relata que, além dos benefícios de controle, Avicta® Completo não afeta a germinação nem o vigor das sementes.

A solução também apresenta um efeito bioativador que acelera o metabolismo das plantas na germinação e na fase vegetativa, proporcionando maior desenvolvimento radicular e foliar.

Além dos defensivos presentes no tratamento,  Avicta® Completo conta com polímeros que garantem a boa adesão dos produtos, evitando que eles se percam na forma de poeira ou por lixiviação, além de contar com pó secante que é utilizado como finalizador do processo de TS, conferindo fluidez à secagem, facilitando o ensaque e diminuindo perdas por escorrimento de calda ou abrasão úmida.

Assista à websérie e descubra como Avicta® Completo é seguro para as sementes e com elevada qualidade no TSI. 

Pensando em tripla proteção, no quarto episódio da websérie Dicas Syngenta para o Início da Soja, você vai conferir o depoimento de um produtor que conhece o trabalho da Syngenta e utiliza sementes tratadas com Avicta® Completo em sua lavoura de soja, confirmando que a solução é a melhor escolha quando o assunto é uma lavoura protegida, o que resulta na entrega de bons resultados.

A partir desse relato, fica evidente que o TSI confere mais qualidade, segurança e conveniência ao produtor, pois a semente é tratada com produtos e equipamentos de alta tecnologia, evitando danos mecânicos e proporcionando uma cobertura uniforme, o que influencia positivamente na fisiologia da planta e é fundamental para um bom estabelecimento de estande. O resultado se reflete em maior produtividade.

Além disso, TSI também promove economia de tempo e de mão de obra na fazenda, pois o agricultor já recebe as sementes prontas para uso e com precisão no volume de defensivo utilizado. Assista aos quatro episódios da websérie já disponíveis no canal do YouTube da Syngenta e fique atento ao lançamento próximo das outras duas produções inéditas que vão encerrar o Dicas Syngenta para o Início da Soja com chave de ouro!

A Syngenta, sempre atenta às necessidades do produtor, desenvolveu  Avicta® Completo para proporcionar melhores resultados no campo, oferecendo tripla proteção para sua lavoura de soja. Além disso, a empresa conta com um portfólio completo para o Tratamento de Sementes na lavoura. 

A empresa líder mundial no setor está  ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Conteúdos Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta