O tratamento de sementes é uma técnica que contribui para melhora na qualidade sanitária da semente, impactando no desenvolvimento e produtividade da lavoura de soja. As sementes, quando tratadas com produtos eficientes e de alta tecnologia, auxiliam na proteção da planta contra o ataque de insetos já nos primeiros momentos de seu desenvolvimento, favorecendo uma germinação e emergência mais firme e forte.

Para obter os melhores resultados, é preciso largar na frente e investir em sementes com altas qualidades física, fisiológica, genética e sanitária, que proporcionem o desenvolvimento de um estande adequado, com plântulas vigorosas e, consequentemente, produtividade elevada.

Neste sentido, Fortenza, da Syngenta, é o tratamento de semente inseticida que protege as plantas e comprova a diferença que ser firme traz, se tornando um aliado do produtor que quer resultados superiores na cultura.

Quais as vantagens do tratamento de sementes de soja?

O tratamento de sementes de soja é considerado um dos principais processos que antecedem o plantio e o cultivo da lavoura.

O potencial de perda de rendimento de uma semente não tratada pode variar entre 10% e 40%, de acordo com as espécies de pragas e a intensidade da incidência de cada uma delas na semente. Outro fator que também influencia nos resultados é a condição climática, assim como o preparo do solo em que ela foi cultivada.

O uso de sementes de soja com boa qualidade física, fisiológica e sanitária é uma das medidas mais eficientes na prevenção e proteção de ataques. O tratamento de sementes ajuda a eliminar ou reduzir a pressão de pragas em sementes e plântulas, e também pode impedir a entrada do patógeno em áreas isentas.

Fortenza: sinta a diferença que ser firme traz

A lavoura de soja sofre com diversas ameaças que interferem no seu potencial produtivo como as pragas, que podem atacar desde o plantio até o período da colheita.

Entre as espécies que representam perdas mais significativas e prejuízos para o produtor estão:

  • Corós (Lyogenis fuscus);
  • Complexo de lagartas – entre elas, Helicoverpa armigera, Spodoptera eridanea e Elasmopalpus lignosellus;
  • Mosca-branca (Bemisia tabaci Biótipo B);
  • Tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus) e
  • Vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa).

Com ação poderosa e eficaz, Fortenza, na Syngenta, é um tratamento de sementes inseticida que auxilia o produtor e proporciona o controle preventivo ao ataque de diversas pragas. Com amplo espectro, o produto maximiza o potencial produtivo da lavoura.

Considerado o tratamento de sementes inseticida que protege a sua lavoura desde o início, Fortenza mantém o estande firme e forte para um bom desenvolvimento ao longo do ciclo, contribuindo para os bons índices de produtividade.

Sempre conectada ao produtor, com o objetivo de ajudá-lo em todos as fases da cultura, a Syngenta possui um portfólio completo de soluções. Desde a escolha das sementes, até os últimos momentos que antecedem a colheita, conte sempre conosco.