O Tratamento de Sementes Industrial (TSI) vem se tornando uma prática essencial para a proteção inicial de cultivos por inúmeras razões. Este tipo de tratamento é uma opção mais eficiente e rentável, pois os equipamentos de alta tecnologia envolvidos no processo e a qualidade dos produtos trazem a máxima proteção contra o ataque de pragas, doenças e nematoides, além do revestimento da semente com um polímero, que melhora a fluidez no plantio.

Garantir esses benefícios é possível pois, em muitos casos, a semente tratada na fazenda (On Farm) é selecionada sem passar por um rígido controle de qualidade. Em contrapartida, somente as melhores sementes, com altos níveis de germinação e vigor, são direcionadas para o TSI. As amostras de sementes tratadas passam por testes químicos que avaliam se a dosagem de produtos que foi colocada nelas está em conformidade com as receitas desenvolvidas.

A análise é feita por engenheiros químicos especializados e visa preservar aspectos como a eficiência do controle de pragas e doenças, bem como minimizar possíveis erros na aplicação, garantindo produtos de maior qualidade e eficiência para o agricultor. Além disso, no TSI, a aplicação de produtos é feita visando garantir a perfeita distribuição e fixação na semente, sem causar danos físicos que possam colocar em risco sua integridade e características fisiológicas.

As práticas citadas acimas fazem parte do trabalho realizado no Laboratório de Qualidade Assegurada do Seedcare Institute, centro de pesquisa da Syngenta. Localizado em Holambra/SP, o espaço conta com instalações, equipamentos e profissionais para fornecer serviços altamente qualificados aos parceiros que fazem o tratamento industrial de suas sementes. Para saber mais sobre os benefícios do TSI e conhecer o trabalho realizado pela Syngenta nesta área, clique aqui.

 

Conheça a solução completa em Tratamento de Sementes da Syngenta – Avicta Completo. Clique aqui: