Presente de forma ativa no mercado internacional, o Brasil é considerado o berço da produção mundial de soja. De acordo com registros de uma pesquisa agroeconômica, realizada pela consultoria T&F, as exportações do país respondem a 51% da atividade mundial.

É mais um dado que reforça a importância da cultura da soja para o mercado brasileiro, produzida em diversas regiões do território nacional. Entre os principais estados produtores, destaca-se o Mato Grosso, seguido pelo Paraná.

O bom desenvolvimento de uma cultura e, consequentemente, os bons resultados na hora da colheita são reflexo do investimento em qualidade desde o início do plantio, monitoramento e a realização do manejo correto ao longo de todos os ciclos do desenvolvimento da planta, entre eles o TSI (Tratamento de Sementes Industrial).

A lavoura de soja sofre com diversas ameaças que interferem no seu potencial produtivo, a exemplo de:

  • Pragas – com ataques que podem acontecer desde o plantio até o período da colheita, representam perdas significativas e prejuízo para o produtor. Entre as mais comuns na soja estão os corós (Phyllophaga), o complexo de lagartas (Anticarsia gemmatalis, Chrysodeixis includen, Rachiplusia nu, Helicoverpa armigera), a mosca-branca (Bemisia tabaci) e os percevejos (Dichelops furcatus, Scaptocoris castanea e carvalhoi);
  • Doenças – resultado do ataque de fungos à lavoura, causam danos expressivos para a planta e podem ser percebidas, já de forma tardia, através de manchas e lesões em todo o tecido foliar;
  • Nematoides – considerados inimigos ocultos dos sojicultores, geralmente estimulado em solo de rotação de culturas, os nematoides geram a deficiência dos nutrientes da planta, com perdas que podem comprometer até 35% da produtividade. Muitas vezes confundidos com outras ameaças que incidem na lavoura, os mais comuns na cultura da soja são o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus); de galha (Pratylenchus brachyurus) e de cisto da soja (Heterodera glycines).

Impacto do tratamento de sementes no combate às ameaças

Quando se trata da ação de nematoides, as principais formas de controle preventivo são o uso de cultivares resistentes e o TSI (Tratamento de Sementes Industrial) antes da realização do plantio.

Tratar as sementes industrialmente reduz os impactos causados pelas pragas e nematoides nas plantas, além de interferir no desenvolvimento e proliferação de doenças que também comprometem a lavoura.

Entre os inseticidas indicados para esse tratamento está a abamectina, pertencente ao grupo das avermectinas e que possui amplo espectro de ação, atuando de forma sistêmica no combate aos nematoides que atacam a lavoura.

Derivada da fermentação natural da bactéria de solo Streptomyces avermitilis, sendo utilizado como inseticida, acaricida e nematicida, ela age sobre os ácaros por contato e ingestão, interferindo no sistema nervoso e atuando como ativador de canais de cloro.

Sua formulação possui adjuvantes, “safeners” e polímeros que proporcionam melhor movimento do produto no solo, bem como maior segurança para a cultura, com baixa fitotoxicidade.

Avaliações em laboratório comprovaram que a abamectina tem, entre suas características, a não persistência ou acúmulo no ambiente, o que proporciona maior desenvolvimento da soja, reduzindo o número de fêmeas nas raízes com uma diferença significativa em relação a plantas que não passaram pelo tratamento.

Desenvolvida com toda tecnologia exclusivamente para o tratamento de sementes, a abamectina é um dos ingredientes que está presente na formulação de Avicta Completo, da Syngenta, que oferece tripla proteção à lavoura, proporcionando maior segurança e praticidade no plantio.

A proteção 3 em 1 da Syngenta indicada para a realização do tratamento de sementes ajuda a proteger as sementes, impedindo o contato do patógeno com o seu sítio de infecção.

Avicta Completo atende os produtores que buscam alta produtividade e buscam proteção desde o início do plantio, realizando a blindagem das sementes.

Utilizado no TSI, a solução da Syngenta atua de forma assertiva no combate de pragas, doenças e nematoides que ameaçam a cultura da soja.

Trata-se da combinação de conveniência e tecnologia que o produtor precisa no campo, com agilidade e bons custos operacionais.

Única solução 3 em 1 para o tratamento de sementes industrial do mercado, Avicta Completo oferece a proteção completa da lavoura, proporcionando precisão e conveniência para o produtor.

O tratamento de sementes é mais uma das soluções que do portfólio completo da Syngenta, que caminha ao lado do produtor, em busca dos melhores resultado da lavoura, da germinação até a colheita.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.