O ambiente de produção agrícola está cada vez mais intenso e desafiador para os produtores em razão da necessidade de empregar diversas medidas conjuntas de manejo para que a lavoura extraia o seu máximo em produtividade.

Nesse cenário, o impacto de ameaças, como nematoides, é um dos grandes problemas enfrentados no campo devido à dificuldade de identificação, já que esses vermes não são visíveis a olho nu e, em geral,  vivem no solo, se alimentando do material intracelular nas raízes.

Segundo o estudo feito pela Syngenta, juntamente com a consultoria Agroconsult e SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia), já existe uma estimativa de R$ 65 bilhões em perdas por conta de problemas gerados pelo ataque dos nematoides às plantas, em diversos cultivos. Somente na cultura da soja, hoje, o prejuízo já é de R$ 27,7 bilhões.

Como os nematoides prejudicam a lavoura? 

Os nematoides fitoparasitas são vermes microscópicos capazes de parasitar, geralmente, as raízes das plantas, causando prejuízo direto ao desenvolvimento e à produtividade de todas as culturas, incluindo a soja, além de gerar danos indiretos, favorecendo a entrada de fungos. 

Existem mais de 15 mil espécies de nematoides conhecidas na natureza, e cerca de 100 estão associadas à cultura da soja. Essas pragas podem ser nativas no solo ou introduzidas no local de forma direta ou indireta, por meio da água de irrigação, ventos fortes, mudas produzidas em substratos infectados e maquinários agrícolas.

De modo geral, quando os nematoides já estão presentes nas áreas de implantação das lavouras,  não podem ser erradicados do solo. Dessa forma, é preciso conviver com esses vermes e manter as populações em níveis controlados, de modo a evitar grandes danos econômicos. 

De acordo com Waldir Pereira Dias, pesquisador da Embrapa Soja, algumas práticas culturais devem ser consideradas para que seja possível controlar a população de nematoides, evitando assim que cresçam rapidamente e causem sérios danos à lavoura.

A incidência do parasita na lavoura provoca o estabelecimento deficiente do estande, o que resulta em perda de produtividade. Geralmente, os ataques acontecem em reboleiras, local em que as plantas apresentam menor crescimento e amarelecimento das folhas.

Algumas das boas práticas agrícolas essenciais para evitar a incidência de nematoides nas lavouras são:

  • fazer a limpeza de reservatórios e canais de irrigação;
  • usar mudas em substratos esterilizados;
  • higienizar corretamente maquinários e implementos agrícolas, especialmente após a utilização em áreas afetadas por nematoides;
  • realizar a rotação de culturas.

Nematoide do cisto da soja

(Heterodera glycines)

Nematoide

É um endoparasita que atinge a soja por meio de infestação nas raízes. Tem um ciclo de vida que pode durar até 30 dias, dependendo das condições climáticas. Os sintomas do seu ataque aparecem em reboleiras, onde ocorre baixo crescimento das plantas por conta das deficiências nutricionais, ocasionando clorose, nanismo e amarelecimento. 

Para identificar os sintomas causados por esse tipo de nematoide, é necessário observar o sistema radicular, que fica reduzido e infestado por minúsculas fêmeas de coloração branca, os cistos. 

Nematoide das lesões

(Pratylenchus brachyurus)

Nematoide das lesões

Crédito: Embrapa Soja

O principal dano causado por esse tipo de nematoide são as lesões radiculares. Dessa forma, a planta fica exposta para a entrada de bactérias e fungos que podem causar necroses e podridões.

Representa grande gravidade para a agricultura devido ao seu hábito polífago, ataca várias culturas impedindo que seu cliclo seja interrompido durante as safras, causa grande impacto econômico na cultura da soja, além de estar em várias regiões produtoras do Brasil.

Nematoide das galhas

(Meloidogyne incognita)

Nematoide das galhas

Crédito: Material Syngenta

Os nematoides do gênero Meloidogyne são responsáveis por prejuízos em diversos tipos de cultura, provocando o nanismo e o murchamento que comprometem o desenvolvimento da planta. 

As raízes pelas quais o nematoide penetra e se alimenta apresentam formação de galhas de variados tamanhos, decorrente de um crescimento atípico de células e/ou tecidos vegetais, em consequência da hiperplasia tecidual e/ou hipertrofia de células. O resultado é o sistema radicular das plantas com baixa absorção de água e nutrientes.

Veja mais

 

Os nematoides são difíceis de controlar e podem se propagar de forma drástica na lavoura. Ofertas com nematicidas biológicos são opções para o manejo dessa ameaça: podem ser utilizadas em conjunto com o tratamento de sementes de soja e têm apresentado bons resultados no controle desses vermes.

Tratamento de sementes para controle de nematoides

O uso de ofertas biológicas no tratamento de sementes de soja aumentou nos últimos anos, o que possibilitou ao agricultor a adoção do maior número possível de tecnologias para o manejo da lavoura.

Atenta aos problemas que os nematoides causam na soja, a Syngenta conta com Clariva® Sky em seu portfólio, uma oferta composta por dois produtos: Clariva®, um nematicida biológico, e Epivio® Sky, um bioestimulante.

Clariva® Sky é a união de duas tecnologias de alta performance disponíveis no mercado. Essa junção entrega efeito biológico que controla os nematoides e estimula o crescimento da soja, gerando plantas mais robustas.

A solução possibilita que a planta expresse o seu máximo potencial genético por conta de benefícios como:

  • sinergia de dois produtos, que gera máxima proteção contra nematoides, como  o nematoide do cisto da soja;
  • bioestimulante para acelerar o metabolismo da planta, proporcionando maior absorção de nutrientes, melhor eficiência no uso da água e sistema radicular bem desenvolvido;
  • compatibilidade com outros produtos químicos e biológicos.

Além disso, Clariva® Sky é composto pelo agente biológico Pasteuria nishizawae, uma das quatro espécies pertencentes ao gênero Pasteuria, que são bactérias naturalmente parasitas, disseminadas no solo e formadoras de endósporos, com grande potencial de controle de nematoides. 

Esse controle pode ocorrer em dois momentos:

  1. Quando o nematoide é atraído pelos exsudatos da planta hospedeira. Ele percorre o solo infestado com os endósporos da bactéria, que entram em contato com o corpo do verme e a ele ficam aderidos.
  2. Se o número de endósporos é baixo, o nematoide em fase J2 pode penetrar na raiz da planta, diferenciar-se em uma fêmea e iniciar o processo de infecção. Contudo, os endósporos aderidos ao corpo vão parasitar essa fêmea e torná-la infértil. 

O resultado são plantas desenvolvidas que suportam os estresses iniciais, tornando a lavoura mais bem estabelecida e com as melhores condições de alcançar altos índices de produtividade. 

Clariva® Sky: Quem usou, comprova

Produtores que investiram na tecnologia de Clariva® Sky colheram os bons resultados da sua eficácia na lavoura de soja. A sua formulação, que conta com uma avançada tecnologia, proporciona força no controle de nematoides e estímulo para o crescimento das plantas.

Nos resultados abaixo, as imagens e os números mostram que o uso de Clariva® Sky na fazenda Fartura, em Formosa/GO, obteve um aumento significativo no peso da raiz e no volume da parte aérea em relação ao concorrente:

Infográfico 1

Infográfico 2

Os benefícios biológicos de Clariva® Sky no tratamento de sementes também foram comprovados por especialistas e por produtores do Cerrado, que, por meio de depoimentos, indicam a oferta para o manejo da soja. Confira:

Na hora que os desafios aparecem, é importante escolher o manejo adequado para aumentar a sanidade da lavoura e obter maior produtividade, tomando os cuidados necessários desde o momento de escolha das sementes. Conheça o portfólio completo e robusto de produtos Syngenta, que auxiliam o produtor em todas as fases de desenvolvimento da cultura.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!