Em linha com o seu compromisso em orientar a correta utilização de seus produtos com responsabilidade e segurança, a Syngenta aposta na criação de um novo ambiente virtual que reúne as orientações imprescindíveis para que todo o manuseio e aplicação de defensivos seja feito de maneira correta. A plataforma vai oferecer cursos e treinamentos, além de infográficos, videobulas e matérias com mais informações a respeito dos assuntos abordados no programa. 

Conscientização sobre as boas práticas

Esta nova plataforma promete facilitar o acesso às informações com foco no uso correto e seguro de defensivos. Neste novo ambiente, o usuário terá acesso completo ao Curso de Treinamento dos Instrutores Mestres, metodologia elaborada pela Syngenta que tem como foco assegurar o desempenho de seus produtos, visando a segurança de pessoas e o cuidado com o meio ambiente.

Oferecido na modalidade de ensino a distância (EAD), este é o primeiro curso promovido pela Syngenta neste formato e voltado principalmente para a realidade agrícola brasileira. Seu conteúdo foca principalmente a adoção das Boas Práticas de uso Correto e Seguro por meio dos Oito Passos:

– Comprando produtos fitossanitários

– Transportando produtos fitossanitários

– Armazenando produtos fitossanitários

– Aplicando produtos fitossanitários

– Durante a aplicação

– Após a aplicação

– Gestão de resíduos

– Registro das informações

 “O acesso à informação é essencial para a segurança em todas as etapas de utilização dos defensivos. Nossos produtos, antes de serem registrados, passam por 10 a 12 anos de muitos testes, ou seja, há muita tecnologia por trás. Toda essa pesquisa e desenvolvimento dá origem a uma série de recomendações para o manuseio correto. Se não forem obedecidas, a eficácia do produto será comprometida, colocando em risco a segurança de pessoas e do meio ambiente”, alerta o Coordenador de Sustentabilidade da Syngenta, Gustavo Machado. “Daí a necessidade de se ter mais conhecimento, para que seja possível extrair todo o valor desses produtos, com toda a segurança necessária para sua utilização”, completa.

“Nossa intenção, com esta plataforma, é aumentar a conscientização sobre os perigos e riscos do uso de defensivos agrícolas, explicar o que os usuários podem fazer para gerenciar e minimizar esses riscos e, principalmente, mostrá-los como aplicar as boas práticas”, destaca Machado.

Multiplicando o conhecimento, sem barreiras

Para a Syngenta, a iniciativa tem diversos objetivos, entre os quais se destacam facilitar o acesso à informação, obter dados assertivos sobre os treinamentos e, ainda, promover a escalabilidade do seu negócio.

“Queremos ter a certeza de que a Syngenta está oferecendo o acesso claro e transparente sobre o uso correto de seus produtos por meio de uma plataforma disponível e acessível. Não queremos ter, em um curto prazo, alguém nos dizendo: não consigo ter acesso a informações. Temos que eliminar essa barreira da tecnologia”, ressalta o responsável pela área de Sustainable & Responsible Business Brazil & Latin America da Syngenta, Guillermo Carvajal. Ele também aponta para a importância de se obter uma mensuração total dos treinamentos. Ou seja: quantas pessoas o fizeram, onde foram feitos, qual foi o aproveitamento e, a partir desses dados, avaliar se há necessidade de fortalecimento do treinamento em alguma região.

 “Para nós, esse é o grande valor desse contato e do quanto poderemos utilizar a informação em favor do usuário. A tecnologia terá um grande papel para extrairmos dados valiosos sobre esses processos, além de facilitar o nosso relacionamento com o produtor”. Já a escalabilidade é outro ponto positivo que essa tecnologia pode proporcionar. “Uma coisa é passarmos a informação. A outra, é impactar um maior número de produtores que já impactamos. Esta será mais uma importante conquista para nós com essa tecnologia”, ressalta Guillermo.

Esta ação contempla as orientações do The Good Growth Plan, plano global da Syngenta lançado em 2013 em que a empresa se compromete em melhorar a eficiência na utilização de recursos enquanto aumenta a produtividade, rejuvenescer ecossistemas e fortalecer comunidades rurais. Um dos seis compromissos assumidos refere-se a “Ajudar a manter as pessoas seguras: Treinar 20 milhões de trabalhadores agrícolas em segurança do trabalho, em especial em países em desenvolvimento”.

“Estamos hoje trabalhando essa iniciativa para atingir não só o produtor de hoje, mas os produtores de amanhã. Ou seja, queremos também impactar as novas gerações, não só o produtor tradicional que já conhecemos, mas o filho dele, que já domina a tecnologia e que será nosso cliente dentro de alguns anos”, conclui Carvajal.