Em pleno andamento da safra de soja em Maracaju, região sul de Mato Grosso do Sul, a Showtec, maior feira tecnológica do agronegócio realizada no Estado, faz a abertura do calendário nacional de feiras voltadas para tecnologia. Nesta edição, a Showtec vai trazer as principais novidades de produtos, máquinas, sementes e implementos das principais empresas do setor. 

Ao todo são mais de 120 expositores e uma área de 14 hectares para abrigar uma programação técnica intensa com painéis, palestras e experimentos no campo. Mais de 16 mil visitantes estão sendo esperados nos três dias de programação.

Neste momento, em Maracaju, ainda é possível encontrar plantas em grande parte das lavouras na fase vegetativa, devido ao atraso no plantio, mas o cultivo está se desenvolvendo bem. 

As chuvas estão ocorrendo dentro do esperado e está contribuindo para o crescimento das plantas, de acordo com a APROSOJA – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul. Os produtores estão fazendo as ações preventivas nas plantações para protegê-las contra doenças e pragas.

O plantio de soja na região sul de Mato Grosso do Sul, onde há maior concentração do cultivo do grão no Estado, sofreu grande atraso por causa da estiagem em setembro do ano passado. 

As primeiras semeaduras iniciaram na segunda quinzena de outubro e o término do plantio finalizou no fim de novembro de 2019. 

O Estado estima colher na safra 2019/2020 9,906 milhões de toneladas, em uma área cultivada de 3,163 milhões de hectares, e figura no quinto lugar como maior produtor de soja do Brasil, segundo dados da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento.

Maracaju está entre os principais municípios produtores de soja no Mato Grosso do Sul e responde por cerca de 10% da produção de grão do Estado. A expectativa é obter a média de produtividade em torno de 52 sacas por hectare.

Pelo acompanhamento da Aprosoja Mato Grosso do Sul, de 2014 para cá o volume produzido no Estado aumentou 47,89%. 

Soja, milho e cana-de-açúcar se destacam

Os sul-mato-grossenses têm tradição na produção de gado e por muitos anos lideraram como Estado com maior rebanho bovino do Brasil, hoje ficam atrás apenas de Mato Grosso, mas as produções de soja, milho e cana-de-açúcar também se destacam e fazem parte da vocação do produtor rural desta região. 

Na mesma propriedade encontramos tanto a produção de gado quanto as culturas de soja, milho e cana-de-açúcar em sistema de rotação de culturas.

Os bons desempenhos na criação de gado e no aumento gradativo da produtividade da soja, milho e cana-de-açúcar tem relação com a seriedade com que os produtores realizam seus negócios na fazenda, buscando sempre critérios técnicos e entidades de pesquisa para obterem os melhores resultados quando o assunto é produção. 

Por causa da expansão da agricultura na região na última década, o município de Maracaju passou a sediar um dos principais encontros tecnológicos do Estado: a Showtec

Showtec debate desafios da agricultura

A feira, realizada há cerca de 20 anos, reúne especialistas do setor para debater os desafios do desenvolvimento da agricultura da região.

Este ano, a Showtec vai abrir abordando alguns temas que devem mudar a maneira de trabalhar a agricultura no mundo! 

As principais palestras trazem para discussão a agricultura e pecuária digital 4.0 e a inteligência artificial no agronegócio. O tema parece distante da realidade da agricultura brasileira, mas não é bem assim. 

A agricultura 4.0 tem proporcionado aumento de produtividade e facilitado os manejos nas lavouras nas principais regiões produtoras de grãos do Brasil.

O município de Maracaju abriga fazendas com alto grau de tecnificação do país. A agricultura de precisão é usada já há algum tempo onde os insumos, tanto fertilizantes quanto defensivos, são aplicados apenas onde realmente é necessário, sem desperdício e visando a sustentabilidade do negócio e do meio ambiente. 

Para isso, são utilizadas plantadeiras poderosas que possuem computador de bordo e sistema de coordenadas de GPS, ferramentas de gestão integradas com satélites e maquinários autônomos fazem parte do cotidiano das fazendas da região. 

Os detalhes sobre emprego de ferramentas digitais que estão mudando a forma do trabalho agrícola no mundo você pode conferir no site da Strider, uma empresa do grupo Syngenta que desenvolve soluções digitais.

Ao todo, serão três dias para o produtor rural fazer uma imersão de conteúdo e inovações que vão fazer parte do futuro da agricultura brasileira. 

Investimentos em máquinas, produtos, equipamentos e novas tecnologias que aliem menos desperdício de tempo e de produto, que otimizam o plantio e a colheita, fazem parte da busca diária do agricultor que quer aumentar a produtividade por hectare com menor custo de produção.

Além de abordar as novidades tecnológicas do mundo digital, a Showtec vai trazer também palestras técnicas tanto para o pré-plantio quanto para o pós-plantio. Oportunidade para o produtor tirar dúvidas e saber mais sobre maneiras eficazes no controle de pragas e doenças.

Laboratório Syngenta

Nesta edição, a Syngenta vai trazer ao produtor uma vivência diferente: um espaço que reproduz um laboratório de testes foi montado para que o agricultor conheça como é o trabalho para obter as formulações, que o ajudam tanto no ganho de produtividade da lavoura. 

Além disso, o agricultor vai poder conferir no stand da Syngenta o portfólio completo e os novos lançamentos e as novidades em tecnologias.

O ano de 2020 começa com a Syngenta trazendo para o produtor o relançamento das sementes de soja e milho da marca NK. Para a soja, por exemplo, são novas cinco cultivares, especialmente desenvolvidas com as necessidades de cada região. 

Além disso, o agricultor vai conhecer em primeira mão a plataforma de recompensas Acessa Agro. Ficou curioso? Então não deixe de passar no stand da Syngenta para conhecer essa novidade tecnológica.

A Syngenta contará com a presença de um time de profissionais especializados, prontos para tirar as dúvidas técnicas dos produtores presentes. O produtor vai ter à disposição um amplo e completo portfólio de produtos para o manejo e combate de pragas, doenças e ervas daninhas. 

Na estrada há muito tempo, a Syngenta está conectada com você, e busca incansavelmente as melhores soluções para os problemas enfrentados na lavoura, levando em conta a realidade do agricultor da região do sul de Mato Grosso do Sul.

Por isso, produtor rural, não perca esta oportunidade e se cadastre para participar conosco.  A Showtec vai acontecer nos dias 22, 23 e 24 de janeiro, em Maracaju – Mato Grosso do Sul.