Skip to main content

Sustentabilidade: o que é e por que é tão importante?

Entenda como a adoção de práticas sustentáveis no dia a dia e na agricultura contribui para o futuro da humanidade

Publicado 02-09-2021 14:41:18

Linkedin Whatsapp
Duas mãos segurando trigo colhido

O termo tem se popularizado globalmente, mas ainda gera dúvidas quanto à sua definição. Afinal, o que é sustentabilidade e para que ela serve?

Do latim “sustentare”, a palavra tem sentido de sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar e/ou cuidar. Na prática, significa atender às necessidades do momento presente sem comprometer as gerações futuras, ou seja, utilizar os recursos naturais de forma consciente para que eles durem indefinidamente.

Esse conceito de sustentabilidade não é novo. Sua origem se deu em 1972, mais especificamente na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que aconteceu em Estocolmo, na Suécia.

 

Por que preservar o meio ambiente é importante?

Há anos os seres humanos vêm utilizando os recursos naturais de forma desequilibrada, e é cada vez mais importante que pessoas e empresas estejam conscientes de que elas são parte do ecossistema que é o mundo, e não meras consumidoras de tudo o que dele provém. 

É fundamental reconhecer que os recursos naturais são finitos e que nós dependemos deles para sobreviver, para conservar a diversidade biológica e para permitir o crescimento econômico. Dessa forma, é preciso estimular o uso consciente dos recursos – com qualidade, e não em quantidade –, novas alternativas e ações em relação ao planeta e às implicações para o bem-estar coletivo.

 

Sustentabilidade no dia a dia

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do peso de suas próprias escolhas para a preservação do meio ambiente. Mas talvez você não saiba que algumas ações individuais podem ser realizadas diariamente a fim de contribuir para a sustentabilidade ambiental, como:

  • Reciclar o lixo;
  • Evitar o desperdício de alimentos;
  • Utilizar a água e a energia de forma consciente;
  • Evitar o consumo de plástico e de produtos descartáveis;
  • Utilizar transporte coletivo.

 

É preciso rever os hábitos do dia a dia, inclusive prestando atenção às empresas que fabricam os produtos que você compra. Elas participam de algum projeto que visa à preservação ambiental? Elas utilizam embalagens recicladas nos produtos? Ter consciência sobre a procedência do que você compra e dos processos por trás de sua produção é essencial para o desenvolvimento sustentável.

 

Sustentabilidade na agricultura

Quando falamos em agricultura sustentável, estamos nos referindo à relação entre as práticas agrícolas e as de sustentabilidade. Ela permite respeitar o meio ambiente ao mesmo tempo em que, do ponto de vista social, é justa e consegue ser economicamente viável. 

De acordo com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), nas últimas décadas, a agricultura brasileira tem evoluído em direção à sustentabilidade. Agricultores e pecuaristas passaram a utilizar alternativas que visam à preservação ambiental, como a ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta).

Além disso, as práticas sustentáveis na agricultura envolvem:

 

  • Aumentar a produtividade sem aumentar a área plantada, evitando o desmatamento;
  • Reutilizar a água da chuva para alimentar o sistema de irrigação da fazenda;
  • Usar fontes de energia limpa;
  • Fazer o uso correto de defensivos, entre outras estratégias.

 

Embora haja esforços para um desenvolvimento sustentável na agricultura, ainda há muito o que ser feito, principalmente do ponto de vista da conscientização. Para auxiliar produtores rurais e estudantes, a Syngenta desenvolveu a plataforma Aplica Certo, com treinamentos gratuitos para promover o conhecimento do público sobre as boas práticas agrícolas, incluindo o uso correto e seguro de defensivos. Acesse e saiba mais!

NAO TEM SEGUNDO BANNER

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta