Skip to main content

O que esperar do clima para o mês de dezembro?

Alexandre Nascimento, meteorologista da Rural Clima, fala sobre as previsões climáticas para dezembro em vários Estados do país

Publicado 09-12-2021 17:59:26

Linkedin Whatsapp
Clima

De acordo com a projeção publicada em novembro pela AgResource Brasil, filiada à AgResource Company, o Brasil deve produzir um total de 141,03 milhões de toneladas de soja na safra 2021/2022.

A atual estimativa da AgResource Brasil também é inferior ao levantamento divulgado em setembro, que previu uma produção de 143,69 milhões de toneladas do grão, apresentando uma redução de 2,66 milhões de toneladas.

Em meio a essa realidade, é importante que os sojicultores atentem para as previsões do clima, a fim de compreender os cenários e traçar estratégias com o objetivo de evitar perdas de produtividade em suas lavouras.

Neste artigo, entrevistamos Alexandre Nascimento, meteorologista da Rural Clima, que explicou sobre as previsões para dezembro em vários estados.

Confira a seguir.

Matopiba

Nascimento afirma que dezembro será um mês chuvoso, mas terá alguns intervalos com sol e aconselha os agricultores a ficarem “atentos às previsões de curto prazo”.

Mato Grosso, Goiás e Rondônia

O meteorologista destaca que, nesses estados, a primeira quinzena de dezembro será semelhante ao mês anterior: bastante chuvosa e sem sol na maior parte do Mato Grosso, de Goiás, Tocantins e Rondônia.

Mato Grosso do Sul

Nesse Estado, o clima deve continuar com sol e calor, com alternâncias de pancadas de chuva e dias invernados, de acordo com o meteorologista.

Minas Gerais

Nascimento aconselha que os agricultores se atentem às invernadas que podem ocorrer em dezembro. Durante o mês de novembro, choveu muito no Estado, com alguns dias invernados.

São Paulo

Mapa clima São Paulo

Fonte: Rural Clima

O meteorologista anuncia que, para o mês de dezembro, existe a “previsão de aumento de chuva, tanto em relação à força quanto no que se refere à frequência”.

Assim, para este mês, o cenário mostra-se muito mais favorável ao plantio, uma vez que em novembro o Estado sofreu com o tempo seco e as altas temperaturas.

Paraná e Santa Catarina

Para essa região do Sul do país, Nascimento afirma que a “força e a frequência das chuvas devem aumentar em dezembro, que ainda pode ter, em média, menos chuva do que o normal, mas insuficiente para prejudicar o desenvolvimento das lavouras”.

Rio Grande do Sul

Nascimento diz que as chuvas devem ficar abaixo da média no Estado, “o que deve ser suficiente para o desenvolvimento das lavouras”.

Confira um resumo das previsões climáticas nas principais regiões produtoras para o mês de dezembro:

Infográfico

Nosso compromisso é entregar informação de qualidade

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

Conteúdos Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta