A safra 20/21 de soja começou e o produtor deve ficar atento ao ataque das pragas, em especial os percevejos, que podem gerar muitos prejuízos para a produtividade da lavoura se não forem controlados a tempo.

Entre as espécies que mais causam destruição na cultura da soja estão:

  • Percevejo-marrom (Euschistus heros);

Percevejo-marrom-soja-sua-safra-esta-protegida-contra-os-percevejos

  • Percevejo-verde-pequeno (Piezodorus guildinii).

Percevejo-verde-pequeno-soja-sua-safra-esta-protegida-contra-os-percevejos

  • Percevejo-da-soja ou percevejo-verde (Nezara viridula);

Percevejo-da-soja-soja-sua-safra-esta-protegida-contra-os-percevejos

Como o ataque dos percevejos pode afetar a produtividade?

Os percevejos são insetos que podem causar danos de até 60% na produtividade e atacam a soja logo nos estádios iniciais. Essas pragas não têm uma preferência alimentar, por isso os cuidados devem ser redobrados durante todas as fases do seu ciclo de vida, que dura em torno de 50 dias.

As ninfas são as que mais impactam na destruição da soja: como estão em fase de crescimento, se alimentam dos nutrientes dos grãos, sugando a seiva dos ramos e hastes. Além disso injetam toxinas que provocam a retenção foliar, que tem como consequência o baixo peso do grão.

Já os percevejos adultos geram impactos negativos na soja através das picadas nos grãos em formação e, como é um inseto que sobrevive nas entressafras, o descontrole no aumento dessa população faz com que as fêmeas depositem mais ovos nas plantas, prejudicando também outras culturas.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Percevejos marrom podem ser um pesadelo para a lavoura

Soja: como combater os percevejos na lavoura

 

Nunca foi sorte: sempre foi Engeo Pleno® S

Para controlar os percevejos, o uso de um inseticida de choque e sistêmico logo nas primeiras aplicações como Engeo Pleno® S, da Syngenta, é a opção assertiva no manejo. Ele proporciona ação de choque e efeito residual prolongado, oferecendo performance superior em relação a outros produtos do mercado.

Engeo Pleno® S age de forma eficaz na lavoura protegendo a safra dos ataques desses insetos. Os três principais diferenciais dessa solução são:

  • Tecnologia Zeon – as microcápsulas protegem o ingrediente ativo, liberando o produto de forma gradual. Acompanhe no infográfico como a exclusiva tecnologia age no controle do percevejo-marrom:

soja-sua-safra-esta-protegida-contra-os-percevejos

  • Choque imediato e residual controlado – os percevejos são atingidos tanto pelo contato como pela ingestão do produto, com rápida ação e assertividade no controle;
  • Amplo espectro – a solução tem eficácia comprovada logo nas primeiras aplicações no controle das ninfas e dos percevejos adultos.

Sempre atenta às necessidades do produtor em todas as fases do ciclo produtivo da soja, a Syngenta conta com um portfólio completo de produtos, conectando-se dentro e fora do campo com o produtor. Invista em uma lavoura saudável e não conte com a sorte, conte com a Syngenta para a sanidade e maior produtividade da lavoura.