No Brasil, o manejo de doenças da soja é essencial para o desenvolvimento saudável das plantas, já que alguns tipos de patógenos podem causar o crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii), como demonstrado em recentes estudos publicados na Revista Cultivar Grandes Culturas, em julho de 2021, nos quais foi apontada a existência de outras espécies associadas a essa doença, sendo Cercospora cf. flagellaris e Cercospora cf. sigesbeckiae as espécies mais recorrentes.

O crestamento foliar de cercospora da soja ataca todas as partes das plantas, sendo possível identificá-lo através de pontuações escuras com coloração castanho-avermelhada, que coalescem e formam grandes manchas, resultando em danos severos à cultura, que podem levar à desfolha prematura.

A aplicação de fungicidas na parte aérea é uma estratégia importante no manejo para o controle de doenças. No entanto, a perda de sensibilidade de alguns isolados – amostras usadas na pesquisa – pode comprometer a eficiência da solução para a proteção da lavoura.

Mecanismos de ação eficientes contra cercosporiose

A partir de pesquisas da Revista Cultivar Grandes Culturas, foi realizada a identificação molecular das espécies de Cercospora avaliando-se quais mecanismos de ação fungicida são eficientes no controle desses patógenos.

Entre os ingredientes ativos testados, Propiconazol e Difenoconazol foram os que apresentaram os melhores resultados contra as espécies testadas. Ambos pertencentes aos grupos químicos dos triazóis, os ativos oferecem ação preventiva e curativa, protegendo a cultura contra os danos causados por doenças.

O estudo mostra que, além do monitoramento constante, a utilização de estratégias antirresistência, com aplicação de fungicidas preventivos e alternância de diferentes grupos químicos, torna-se fundamental para o controle eficiente de doenças.

Portfólio completo de fungicidas para soja

Atenta às necessidades do sojicultor no campo, a Syngenta conta com um portfólio robusto de fungicidas para o manejo completo de doenças da soja. A combinação dos ativos que demonstraram alta eficiência no controle de Cercospora spp. está presente em Score Flexi, a melhor ferramenta para aplicação no estádio vegetativo da cultura.

Score Flexi é um fungicida sistêmico que conta com Propiconazol e Difenoconazol, dois ingredientes ativos apropriados para o controle de doenças no estágio vegetativo da soja, com alta eficiência em Cercospora, conforme apontado em pesquisa, além de manchas, oídio e antracnose.

Aplicado no campo ainda na fase vegetativa (entre 25 e 30 dias após a emergência), Score Flexi combate diversas doenças da soja antes que o ataque se torne perceptível. O fungicida assegura uma boa construção da sanidade foliar das plantas por meio do controle de doenças, desde o estádio vegetativo, auxiliando o desenvolvimento saudável da cultura até o estádio reprodutivo e, principalmente, durante o enchimento de grãos, contribuindo para extrair ao máximo o potencial produtivo da lavoura.

Os excelentes resultados em incremento de produtividade comprovam que Score Flexi não é apenas uma estratégia eficiente para elevar o controle de doenças, mas também o fungicida que apresenta o melhor retorno sobre investimento neste momento de aplicação.

O ingrediente ativo Difenoconazol, que apresentou alta fungitoxicidade nos estudos realizados, também está presente nas formulações de Alade® e Cypress, que são tecnologias eficientes no controle de cercosporiose e outras doenças.

Alade®: fungicida com o maior espectro de ação do mercado, devido a uma formulação moderna, composta por três ativos de alta consistência – Solatenol, Ciproconazol e Difenoconazol –, que controlam ferrugem e manchas, especialmente antracnose, oídio e cercosporiose.

Cypress: fungicida sistêmico à base de Ciproconazol e Difenoconazol, apresenta atividade preventiva e curativa no manejo das principais doenças da cultura da soja. É uma solução polivalente que pode ser parceira de outros fungicidas, tanto como fungicida principal quanto no uso para as últimas aplicações.

A Syngenta tem o conceito de inovação em seu DNA e busca caminhar lado a lado com o produtor no desenvolvimento das melhores tecnologias, contribuindo para o máximo potencial produtivo do campo.

Conheça o portfólio completo de soluções e saiba quais produtos podem ser utilizados no manejo eficaz da lavoura.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o 

Redação Mais Agro