A soja é uma das culturas que mais sofre com o ataque de pragas, principalmente do complexo de lagartas, o que exige do produtor uma atenção maior ao manejo inicial da lavoura, a fim de ter um estande uniforme e com plantas saudáveis. Nesse sentido, o tratamento de sementes entra como estratégia essencial no controle de pragas iniciais.

Isso porque as sementes que não recebem o tratamento adequado desenvolvem plantas que servem como alimento para pragas, favorecendo grandes infestações em um dos momentos mais sensíveis da lavoura, além disso, essas plantas se tornam suscetíveis à doenças, podendo também disseminá-las, impactando diretamente na rentabilidade da lavoura.

O Imea (Instituto Mato Grossense de Agronegócio), divulgou que as próximas projeções para o Mato Grosso, maior estado produtor de soja no Brasil, são de um incremento de 2,55% de área plantada a mais que a safra anterior e apontam uma estimativa de 39,48 milhões de toneladas para a safra 2022/23. Já segundo projeções divulgadas pela consultoria Agrinvest Commodities, a safra 2022/23 deverá ampliar sua área produtiva em 1,5% em todo o país.

Com boas perspectivas de produtividade para a safra que está por vir e com o crescente ataque de lagartas registrado nas fases iniciais da cultura nas últimas safras, é importante realizar o controle de pragas abaixo e acima do solo já no tratamento de sementes, a fim de proteger o potencial produtivo das plantas.

Quais as principais pragas que ameaçam o arranque inicial?

A perda de produtividade por conta do ataque de pragas iniciais é preocupante quando se opta por não realizar o tratamento de sementes. No entanto, saber identificá-las no campo é fundamental para prevenir futuros problemas no estabelecimento do estande.

Essas pragas iniciais podem causar tanto danos diretos, ao se alimentarem de folhas, plantas e raízes, o que causa falhas e problemas de desenvolvimento no estande, como danos indiretos, sendo vetor de patógenos que causam sérias doenças à cultura.

Confira no infográfico abaixo, as principais lagartas e outras pragas iniciais que podem comprometer as plantas no estádio inicial:

Infográfico Fortenza Duo

A pesquisadora em entomologia Lucia Vivan lembra a necessidade de um controle inicial das pragas e afirma que as lagartas representam um risco para os sojicultores desde o plantio.

“Condições de veranico em alguns períodos do ano também favorecem surtos de pragas iniciais, por isso o monitoramento das áreas na lavoura recém-emergida e um bom tratamento de sementes contribuem para o estabelecimento do estande”, explica Lucia.

Leia mais

Maquinários agrícolas: confira o cenário para o setor em 2022

Fechando o programa de soja 2022: navios em direção à China

Vantagens do Tratamento de Sementes na soja

Tratamento de Sementes Industrial

Abrir mão do Tratamento de Sementes é uma decisão arriscada quando o objetivo é atingir altas produtividades. Além do excelente custo-benefício, a proteção de sementes oferece efeitos positivos às plantas, como melhor enraizamento, rapidez no arranque inicial e germinação com mais vigor e uniformidade.

Outras vantagens que o Tratamento de Sementes proporciona além da proteção da soja são:

  • Proteção do potencial produtivo;

  • Estabelecimento de plantas nas áreas de refúgio agrícola;

  • Contribuição para uma maior produtividade.

Para obter o máximo rendimento de sua lavoura, é importante escolher o tratamento inseticida certo, que vai determinar a eficiência da proteção contra as pragas abaixo e acima do solo.

Proteção máxima contra pragas abaixo e acima do solo

Sabendo da importância de proteger o potencial produtivo da soja nos estádios iniciais, a Syngenta desenvolveu Fortenza® Duo, poderoso Tratamento de Sementes com alta performance no controle de pragas abaixo e acima do solo.

A oferta é composta pela combinação de dois ingredientes ativos – Ciantraniliprole e Tiametoxam. Fortenza® Duo apresenta boa solubilidade, ou seja, em períodos de estresse hídrico, que favorece o aparecimento de pragas, esses ativos da solução se translocam mesmo na ausência de chuvas, apresentando uma performance superior e um controle satisfatório das pragas.

Além disso, Fortenza® Duo apresenta outras vantagens, tais como:

  • Controle eficaz: Tratamento de Sementes inseticida, com amplo espectro no controle de pragas.

  • Residual prolongado: proporcionando um maior tempo de proteção contra pragas iniciais.

  • Proteção: maximiza o potencial produtivo e a lucratividade.

Fortenza® Duo se mostra eficiente no controle de pragas iniciais e, aliado às boas práticas agrícolas, é uma excelente forma de obter mais produtividade com o desenvolvimento saudável das plantas.

Conheça o portfólio completo de produtos Syngenta e veja todas as soluções que podem contribuir com os cuidados necessários na lavoura, impulsionando o campo e todo o agronegócio brasileiro.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os conteúdos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!