O Brasil é o maior produtor de soja do mundo e a safra 20/21, que começou em setembro, vem com previsões otimistas em rentabilidade, já que o dólar se mantém em alta e o mercado externo está aquecido.

De acordo com os números apresentados pela Agroconsult em matéria publicada pelo Canal Rural, a previsão é de que o Brasil exporte 100 milhões de toneladas de soja em 2021.

O agronegócio brasileiro é um dos impulsionadores da economia do país e a cultura da soja é uma das principais, estando em primeiro lugar quando se trata de colheita de grãos. E as doenças fúngicas que acometem a lavoura são motivo de preocupação para os sojicultores, pois podem causar grandes impactos na produtividade.

Por isso, é importante saber quais são as principais doenças do complexo que atacam a lavoura e as suas características para planejar com assertividade as ações de manejo durante toda a safra.

Quais as características das principais doenças do complexo?

Conheça as principais características do complexo de doenças da soja e saiba em que momento da cultura elas atacam:

  1. Ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi): a principal doença do complexo gera uma desfolha precoce que impede a formação completa dos grãos, proporcionando uma severa redução de produtividade e rentabilidade.

soja-conheca-as-6-principais-doencas-que-atacam-a-lavoura

  1. Antracnose (Colletotrichum truncatum): ela é a principal doença que afeta a fase inicial de formação de vagens, pois pode causar necrose dos pecíolos, abortamento de flores e vagens e uma das ameaças que mais preocupa os produtores na lavoura de soja.

soja-conheca-as-6-principais-doencas-que-atacam-a-lavoura

  1. Oídio (Erysiphe diffusa): o patógeno pode se desenvolver em todas as partes da soja, ou seja, em folhas, hastes, pecíolos e vagens. É uma doença muito perigosa, que pode acarretar em até 40% de prejuízo para o produtor. A característica da doença é uma camada esbranquiçada que cobre toda a parte aérea da folha, o que diminui a fotossíntese da planta.

soja-conheca-as-6-principais-doencas-que-atacam-a-lavoura

  1. Mancha-alvo (Corynespora cassiicola): são lesões que começam por pontuações pardas ou amareladas e que evoluem para grandes manchas circulares  que podem ter até 2 mm de diâmetro, proporcionando uma desfolha na lavoura e uma maturação precoce dos grãos.

soja-conheca-as-6-principais-doencas-que-atacam-a-lavoura

  1. Crestamento foliar e mancha-púrpura (Cercospora kikuchii): é caracterizado por manchas escuras retangulares e irregulares que ocasionam o crestamento das folhas e a desfolha antecipada, podendo afetar os grãos diminuindo o seu peso, que é um dos principais componentes de rendimento da soja.

soja-conheca-as-6-principais-doencas-que-atacam-a-lavoura

  1. Septoriose (Septoria glycines): essa doença ataca as folhas primárias e causa lesões circulares que depois se tornam necróticas. É uma das primeiras doenças que aparecem nas lavouras de soja.

soja-conheca-as-6-principais-doencas-que-atacam-a-lavoura

Quer conhecer mais detalhes das ameaças de cada doença? Assista ao vídeo que a Syngenta preparou sobre as principais DFCs (Doenças de Final de Ciclo) da soja:

 

Potência e consistência para controlar doenças fúngicas

Umas das estratégias para o sucesso no controle do complexo de doenças da soja, é usar soluções que possuem consistência e potência no controle. Seguir rigorosamente as recomendações, respeitando as características de cada produto, é fundamental para o Manejo Consciente.

A Syngenta conta com um portfólio de produtos, como fungicidas de alta performance e outras soluções que atendem às demandas da lavoura, proporcionando o máximo em produtividade e rentabilidade.

Syngenta e você: conectados dentro e fora do campo.