A safra 19/20 consolidou o Brasil como o maior produtor e exportador de soja do mundo e analistas da Agroconsult, consultoria especializada em agronegócios no Brasil, levantaram dados ainda mais promissores para a safra 20/21. A projeção revela uma tendência de aumento de produtividade de 1,1 milhão de hectares para este novo período, de acordo com dados da pesquisa.

E como o início do plantio se aproxima, é preciso se preparar para evitar que as lagartas prejudiquem a lavoura. Esses insetos se proliferam rapidamente, e por isso o controle deve ser eficiente para permitir a rentabilidade da lavoura.

A infestação das lagartas pode causar prejuízos de até 50% na produtividade. Elas se alimentam das folhas das plantas, impactando no processo de fotossíntese devido à diminuição da área foliar. Em casos mais graves, podem até inviabilizar a produção de soja.

A solução mais rápida e eficaz contra essas ameaças é o uso de inseticidas como Proclaim, da Syngenta, que atua de forma altamente seletiva, controlando pragas em pouco tempo após a aplicação, sem afetar os inimigos naturais e sem prejudicar o desenvolvimento saudável da lavoura.

Proclaim: o inseticida mais temido pelas lagartas de difícil controle

Com o fim do período de vazio sanitário, no próximo dia 15 de setembro os produtores irão começar o semeio da soja e, consequentemente, as ações contra as lagartas de difícil controle, entre elas a temida Helicoverpa armigera, que compromete o desenvolvimento da planta alimentando-se desde as cápsulas da semente até ramos e flores.

Veja no gráfico abaixo o porquê temer a Helicoverpa armigera:

soja-como-evitar-que-as-lagartas-prejudiquem-a-lavoura

Outro tipo de lagarta com que Proclaim é implacável é a lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), praga que atinge as lavouras desde o ano 2000 e que causa a desfolha das plantas, destruindo o limbo foliar. Calcula-se que o prejuízo na lavoura pode chegar à perda de 60% da produção.

A lagarta das folhas (Spodoptera eridania) é outra ameaça da produtividade da soja. Essa espécie causa a desfolha das plantas, além de atacar severamente plântulas e vagens, podendo causar prejuízos de até 60% da produção caso o controle não aconteça de forma assertiva e ágil.

Para controlar essas ameaças e proteger a lavoura, a aplicação de Proclaim deve ser feita no estádio inicial de desenvolvimento. O inseticida da Syngenta é formulado a partir do benzoato de emamectina e oferece uma ação rápida e eficaz contra lagartas de difícil controle.

Os benefícios de Proclaim para uma lavoura saudável

O controle assertivo das lagartas de difícil controle ao usar Proclaim deve-se à sua fórmula implacável, proporcionando benefícios como:

  • Rápida ação de choque e residual – logo nas primeiras horas, paralisa as lagartas através do bloqueio da alimentação;
  • Excelente ferramenta de manejo antirresistência – inovação na ação de controle das lagartas;
  • Altamente seletivo aos inimigos naturais – não prejudica insetos como aranhas, moscas e joaninhas, que não são nocivos para a plantação.

Além disso, Proclaim oferece ação translaminar, sendo eficaz nos dois lados da folha, protegendo-a por mais tempo. Sua ação ovicida e larvicida controla as lagartas antes e durante a eclosão, contribuindo para a sanidade e produtividade da lavoura.

A Syngenta conta com um portfólio completo de produtos que auxiliam o produtor, do começo ao fim, a ter uma lavoura saudável com resultados promissores. Afinal, Syngenta e você estão conectados dentro e fora do campo.