A existência de cinturões verdes nas cidades é de extrema importância para a agricultura e para o abastecimento do mercado consumidor local. Além disso, contribui de forma efetiva para a preservação das áreas ambientais e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram próximo a esses locais.

Esses espaços vêm aumentando nos últimos anos, em diversas localidades do país, e oferecendo possibilidades mais sustentáveis para os moradores dessas regiões. O cinturão verde de São Paulo é um bom exemplo de como é possível reduzir os índices de poluição e permitir a produção e circulação de frutas e hortaliças, suprindo as demandas por alimentos nutritivos e saudáveis.

Além de São Paulo, alguns locais que também contam com esse espaço são: Campinas, Mogi das Cruzes, Curitiba, Cianorte, Belo Horizonte, Porto Alegre, entre outras.

Deseja saber mais sobre os cinturões verdes e como eles colaboram com a economia local? Confira a seguir!

O que é um cinturão verde?

Cinturão verde configura-se como um espaço aberto e composto por extensões de vegetação, localizado nas adjacências das áreas urbanas.

Nesse contexto, o uso da terra é direcionado para a produção agrícola, favorecendo o abastecimento de hortifrútis, mercados e outros estabelecimentos, contribuindo para a alimentação da população local.

A presença desses lugares é muito significativa para as cidades, ainda mais em um momento em que as questões ambientais ganham cada vez mais visibilidade. São localidades que comportam os mananciais das regiões, restabelecem a qualidade do ar – melhorando o clima e evitando a elevação das temperaturas –, além de preservarem os ecossistemas locais.

Outro fator relevante referente aos cinturões verdes, além de sua contribuição para a economia local, é que eles servem como áreas de pesquisas, educação ambiental e estímulos a ações sustentáveis.

No entanto, alguns fatores apresentam ameaças para os cinturões verdes, sobretudo em cidades em que as áreas urbanas crescem de forma acelerada.

Alguns desses prenúncios são: surgimento de indústrias descentralizadas, extração mineral, especulação imobiliária, acúmulo de lixo urbano, crescimento de construções com alta infraestrutura, legislação indevida e não cumprida, regulamentação fundiária precária e densa poluição atmosférica.

Importância para a agricultura

A existência de cinturões verdes apresenta inúmeros impactos positivos para a agricultura, sobretudo as que se concentram em pequenas regiões, uma vez que ajudam a gerar renda nas propriedades.

As frutas e hortaliças produzidas nesses espaços são comercializadas por custos mais baixos, favorecendo o acesso a produtos saudáveis por parte dos moradores locais, principalmente os de menor poder aquisitivo.

Os cinturões verdes também contam com uma boa variedade de produções em suas áreas de cultivo. Entre os alimentos produzidos é possível encontrar:

  • agrião;

  • berinjela;

  • beterraba;

  • cebola;

  • cebolinha;

  • coentro;

  • rúcula;

  • salsa;

  • salsinha;

  • vagem;

  • etc.

É importante destacar que essas culturas possuem pouca durabilidade depois de colhidas. Por esse motivo, precisam ser comercializadas com uma certa agilidade.

Diante disso, os comerciantes locais são muitos beneficiados, visto que, pela proximidade com os fornecedores, conseguem adquirir os produtos e colocar à disposição dos seus clientes diariamente.

Quais benefícios os cinturões verdes proporcionam aos produtores?

Além de beneficiar determinadas regiões, estes espaços também prestigiam os pequenos produtores, pois facilitam a produção e distribuição de insumos e permitem novas possibilidades de investimentos.

Vale salientar que é importante que esses agricultores tenham em mãos tecnologias inovadoras e eficientes, que assegurem o controle das pragas e doenças que atacam as lavouras.

Afinal, apenas com o manejo adequado é possível manter a produtividade e, consequentemente, preservar o fornecimento de produtos de qualidade para a população das regiões que contam com cinturões verdes.

Para isso, a Syngenta oferece um portfólio completo de produtos, visando contribuir para o aumento do potencial produtivo em todas as culturas.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o

Redação Mais Agro