café é uma das culturas mais importantes para a agricultura brasileira, principalmente para o mercado externo: apenas em 2019, o grão nacional foi exportado para 128 países, totalizando 40,6 milhões de sacas de café, considerando a soma total entre café verde, solúvel e torrado & moído. Esses números foram apresentados pelo Conselho de Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), representando um recorde histórico nas exportações com o aumento de 13,9% em relação ao volume exportado em 2018. 

Por ser o maior produtor de café do mundo, as boas práticas no manejo são essenciais para uma boa produtividade e para a colheita de grãos cada vez mais pontuados. Entre os desafios diários do cafeicultor no campo está o controle das pragas, que podem impactar diretamente o desenvolvimento pleno da lavoura e a rentabilidade do produtor.

bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) e a broca-do-café (Hypothenemus hampei) são as principais pragas do café e, por terem hábitos diferentes dentro do campo, é importante escolher um inseticida de amplo espectro para que o controle seja feito de forma rápida e eficaz.

pragas do cafezal

Para detectar essas pragas desde o início e tomar as decisões mais assertivas em relação ao manejo do cafezal, o monitoramento frequente  na lavoura é fundamental para acompanhar a evolução dessas pragas e, então, colocar em prática as ações de controle desses insetos, incluindo a escolha do inseticida.

importancia do monitoramento de pragas

 

Seja preciso no controle das pragas do café

Com diferentes características, é necessário que a solução aplicada na lavoura seja eficaz e precisa no controle das pragas de uma só vez, protegendo os cafeeiros. 

Voliam Targo, da Syngenta, é o inseticida foliar com performance superior na hora de planejar o manejo da lavoura. A tecnologia de aplicação combina dois princípios ativos eficientes — Antranilamida (Clorantraniliprole) e Avermectina (Abamectina) — que proporcionam o controle sem a necessidade de uso com outra solução.

A maior incidência das pragas no cafezal é no período de enchimento de grãos e de maturação, indicado também como o melhor momento de aplicação do inseticida.

posicionamento de voliam targo

 

Após a aplicação, as folhas absorvem o produto, que penetra e movimenta-se por toda a planta. Dessa forma, as pragas são atingidas pela ação de contato e ingestão, ou seja, a formulação age tanto pela alimentação como pelo contato no corpo, controlando o seu ataque em poucos dias.

controle preciso de pragas do café

Manter a sanidade da lavoura é um desafio diário para o produtor rural. Ao contar com tecnologias de aplicação eficientes, contribuem com o manejo assertivo e safras cada vez mais produtivas. Confira o portfólio completo de produtos da Syngenta, acesse nosso portal.