Semeado geralmente depois da colheita da safra de soja, o milho safrinha (segunda safra) tem se tornado cada vez mais uma opção de investimento para os agricultores. A cultura possibilita o uso de fatores de produção que ficariam ociosos durante um período do ano, como equipamento, o solo depois do cultivo da soja e mão de obra.

Em muitos casos, os rastros deixados pelo plantio e desenvolvimento da soja podem comprometer a saúde do milho safrinha durante o crescimento da planta. As pragas, que migram da lavoura de soja para a lavoura de milho, podem causar prejuízos expressivos, interferindo na produtividade e na qualidade do grão a ser colhido. Entre as pragas que aproveitam o processo de migração de culturas para atacar, está o percevejo-barriga-verde.

Como identificar o percevejo-barriga-verde

Dichelops furcatus, o percevejo-barriga-verde, é um inseto sugador, que age a partir da introdução do estilete no tecido das plantas, que se tornam seu alimento e fonte para o seu desenvolvimento.Os danos ocorrem, principalmente, nos estádios iniciais da cultura, com ataque no colo das plântulas causando lesões nas folhas, redução de estande e perdas em produtividade. Os percevejos têm alto potencial destrutivo e exigem medidas de controle mais eficientes. 

O percevejo-de-barriga-verde tem o hábito de se esconder embaixo da palhada, em plantas daninhas remanescentes ou se enterrando próximo ao colmo do milho, tornando seu controle mais difícil, já que muitas vezes os inseticidas usados no controle não chegam a atingir a praga.

O ataque da praga

Os danos causados variam de acordo com a incidência da praga na planta, mas o período de ataque é sempre o mesmo: a fase inicial do desenvolvimento do milho. Estes se desenvolvem e podem ser caracterizados da seguinte forma:

  • Leves: a princípio, o ataque da planta pode ser visto através de manchas nas folhas, sempre com um halo amarelo em volta, causando perdas de até 5%;
  • Moderados: por consequência do ataque, o desenvolvimento da planta é retardado e as espigas crescem menos, já nesta fase as perdas podem ultrapassar os 20% e
  • Graves: comprometendo quase toda a estrutura da planta, os ataques mais severos podem gerar perdas de mais de 60% da cultura.

Controle e combate ao percevejo-barriga-verde

O controle e combate ao percevejo-barriga-verde pode ser feito, inicialmente, através do monitoramento da cultura de milho. A partir da emergência do milho, o monitoramento constante passa a ser necessário na lavoura. A pulverização de um inseticida de qualidade é uma boa forma de garantir o crescimento saudável da planta e evitar os prejuízos causados por um possível ataque. Outra ferramenta importante para o controle e prevenção da praga é o tratamento de sementes.

Com o controle eficaz de praticamente todas as pragas sugadoras, como é o caso do percevejo barriga verde, Engeo Pleno® S é a recomendação da Syngenta quando se trata do manejo correto.

A ação superior ao do Acefato comprova a excelência do produto também no controle de pragas adultas e o efeito residual prolongado permite que a sanidade da lavoura seja mantida, evitando a possível ação de ninfas e adultos.

Auxiliando o produtor no monitoramento e no planejamento de calda de aplicação, Engeo Pleno® S é resultado do investimento em pesquisas, inovação e tecnologia, a fim de levar ao agricultor as melhores práticas de manejo, técnicas eficientes para a realização de amostragens e de aplicação dos produtos. Esse e outros produtos fazem parte do portfólio da Syngenta, que traz as soluções mais eficazes para o campo, sempre junto ao agricultor.