Skip to main content

Nematoides: o que são esses inimigos ocultos da lavoura?

Invisíveis a olho nu, esses vermes aumentam a cada ano nas áreas produtivas brasileiras e causam grande impacto econômico à produtividade. Saiba como controlá-los no campo.

Publicado 10-11-2021 11:59:11

Linkedin Whatsapp
Lavoura de soja

Na agricultura brasileira, as pragas e as doenças de solo são um dos grandes desafios enfrentados pelos produtores. Entre elas, estão os nematoides, que parasitam as plantas e consomem aproximadamente 10% da produção agrícola mundial.

No Brasil, os nematoides estão entre as pragas que mais causam impacto aos cultivos – e avançam a cada ano no país. De acordo com a SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia), a pressão desses vermes atinge praticamente todas as regiões produtivas brasileiras e aumenta consideravelmente a cada safra.

O último levantamento, feito em 2017, comprova o avanço dessa ameaça. Confira nos gráficos abaixo como a pressão de nematoides aumentou nos últimos anos em todas as regiões produtoras do Brasil.

2010

Gráfico - pressão de nematoides em 2010

2017

Gráfico - pressão de nematoides em 2017

Nematoides: como prejudicam a lavoura?

Os nematoides são organismos microscópicos, vermiformes e que, em sua maioria, são habitantes do solo. Podem ser disseminados através de maquinários agrícolas contaminados, mudas produzidas em substratos infectados, água de irrigação e até mesmo por ventos fortes.

Eles atacam as raízes das plantas, prejudicando a absorção de água e nutrientes, o que resulta em um desenvolvimento abaixo do esperado na lavoura e em menor produtividade, causando danos em diversos cultivos, principalmente na cultura da soja.

Vale lembrar que também temos nematoides que atacam a parte aérea da planta, como as espécies do gênero Aphelenchoides, que são chamados de nematoides aéreos ou foliares.

Muitas vezes, os danos causados pelos nematoides podem ser percebidos em reboleiras, porém, nesses casos, os prejuízos já são bem significativos. Os nematoides estão presentes no solo e, mesmo que não se observe reboleiras, os danos estão sendo causados no sistema radicular das plantas.

Apesar de existirem mais de 15 mil espécies de nematoides catalogadas na natureza, os tipos mais comuns no campo são:

  • Helicotylenchus dihystera: é uma espécie que tem aparecido com frequência em amostras de solo de várias culturas, em diversas regiões produtoras do país. Mesmo  considerada um ectoparasita, ou seja, que não teria a capacidade de penetrar nas raízes das plantas e causar danos menores ao sistema radicular. No entanto, estudos realizados pelo antigo Iapar, atual IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), e apresentado no Congresso de Nematologia, mostram que essa espécie consegue penetrar nas raízes da soja, ao contrário do que se esperava em função do hábito de parasitismo desses nematoides. Além disso, pode causar lesões semelhantes àquelas provocadas por P. brachyurus, o nematoide das lesões radiculares.

Veja no infográfico a seguir como os nematoides prejudicam a produtividade da soja:

Danos causados pelos nematoides na soja

No manejo de nematoides, recomenda-se algumas boas práticas agrícolas, como a limpeza de reservatórios e canais de irrigação, utilização de mudas em substratos esterilizados, higienização dos maquinários e implementos agrícolas e a realização da rotação de culturas.

Além disso, o tratamento de sementes com soluções nematicidas é uma ação eficaz para combater a proliferação de nematoides na lavoura.

Tratamento de sementes: a solução contra nematoides

O tratamento de sementes é uma das etapas do manejo que consiste na aplicação de defensivos químicos ou biológicos às sementes, com o objetivo de controlar doenças, pragas e nematoides nos estádios iniciais da cultura.

Vale ressaltar que o tratamento de sementes é fundamental no manejo da lavoura e deve ser realizado em locais com presença de nematoides mesmo sem o aparecimento dos sintomas em reboleiras, visto que, nessas situações, os danos e os prejuízos já são muito elevados. Por isso, é importante realizar um monitoramento da área para detectar a presença dessas pragas.

A Syngenta conta com duas soluções eficientes no controle de nematoides que podem ser aplicadas nas sementes: Avicta® Completo e Clariva® Sky. Conheça os benefícios de cada uma delas.

Avicta® Completo

Único Tratamento de Sementes Industrial para a cultura da soja que oferece tripla proteção para o manejo de pragas, doenças e nematoides. É composto por Avicta 500 FS, Cruiser 350 FS e Maxim Advanced, proporcionando proteção 3 em 1 para a lavoura, com mais qualidade e conveniência ao produtor.

No controle de nematoides, Avicta® Completo proporciona os seguintes benefícios:

  • Alto desempenho: a formulação inovadora favorece a movimentação do ingrediente ativo junto às raízes, formando uma zona de proteção;

  • Controle eficaz: a solução tem excelente performance contra o nematoide-das-galhas e o nematoide-das-lesões.

Clariva® Sky

É um nematicida biológico e bioestimulante composto pelos produtos Clariva e Epivio Sky. O efeito biológico controla os nematoides e estimula o crescimento da soja, expressando o máximo potencial genético com plantas mais robustas.

Entre os diferenciais de Clariva® Sky, estão:

  • Sinergia de um nematicida biológico + bioestimulante: oferece a máxima proteção contra nematoides, principalmente contra o nematoide do cisto da soja;

  • Bioestimulante: acelera o metabolismo da planta, proporcionando maior absorção de nutrientes, melhor eficiência no uso da água e sistema radicular bem desenvolvido;

  • Compatibilidade: pode ser usado junto com outros produtos químicos e biológicos.

Não deixe que nematoides, doenças, pragas e plantas daninhas acabem com a produtividade da sua lavoura. Conte com o portfólio completo de produtos Syngenta, que desenvolve soluções eficazes e de alta tecnologia para contribuir para o manejo do início ao fim do ciclo da cultura.

A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, com o objetivo de impulsionar o agronegócio brasileiro com qualidade e inovações tecnológicas.

Acesse o portal da Syngenta e acompanhe os artigos do Mais Agro para saber tudo o que está acontecendo no campo!

TEM SEGUNDO BANNER

Conteúdos Relacionados

Quer receber mais conteúdos como esses?

Inscreva-se e fique por dentro das novidades sobre produtividade.

Canais Syngenta